fbpx

Certame com 1000 vagas será retomado pelo Governo

Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM RN) acaba de publicar novo cronograma de seu certame! Organizado pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), o Concurso Soldado PM RN 2019 ofertou 1.000 vagas na carreira que exige formação de nível superior.

O cronograma para finalização do certame foi divulgado nesta quinta-feira (16). Travado por alguns debates jurídicos, o processo seletivo prosseguirá em oito fases. A homologação ficou estabelecida para setembro de 2020.

As oportunidades foram distribuídas entre praças dos sexos feminino (62) e masculino (938). A remuneração inicial será de R$ 954,00 durante o Curso de Formação e  R$ 2.904,00 após sua conclusão. Além da escolaridade, outros requisitos para investidura devem ser atendidos, tais como:

  • Idade mínima de 20 anos e máxima de 30
  • Altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens
  • CNH categoria “B”

O soldado da PM RN será responsável pelo policiamento ostensivo (urbano e rural), de trânsito, florestal, rodoviário estadual, entre outras atribuições.

Provas Concurso PM RN

Os candidatos do Concurso PM RN foram avaliados em sete etapas, sendo elas:

Os exames teóricos foram aplicados em 23 de setembro nas cidades de Natal, Caicó e Mossoró. Em cinco horas, os candidatos responderam a 80 questões objetivas, além de elaborar uma redação com o tema proposto pela banca.

Nas provas objetivas, serão abordados conteúdos de:

  • Geografia do Brasil e do Rio Grande Do Norte
  • Língua Portuguesa
  • Legislação Específica da Polícia Militar
  • Noções de Direito (Constitucional, Penal Militar, Penal)
  • Noções de Informática
  • Noções de Legislação Extravagante

Somente serão corrigidas as redações dos candidatos habilitados nas provas objetivas dentro da classificação prevista em edital (até 124° para mulheres e 1.876° para homens). Nos textos, serão considerados aspectos formal (domínio da língua culta), textual e técnico para pontuação.

Como foi o TAF do Concurso PM RN?

A partir de 60 após a realização das provas teóricas, os candidatos classificados no Exame de Saúde serão convocados para o teste de aptidão física (TAF). As chamadas serão feitas por grupo e em ordem alfabética com aplicação das provas em qualquer dia da semana.

Os exercícios que comporam os testes são:

Validade

A validade do certame é de 90 dias, contados a partir da homologação, podendo ser prorrogado por igual período. O andamento do concurso, iniciado no segundo semestre do ano passado, estava prejudicado devido a algumas incorreções do edital.

Por exemplo, o ponto de corte das questões objetivas estabelecido para o mínimo de 40% de acerto, para que a redação do candidato fosse corrigida. Como a referida disciplina teve oito questões, o ponto de corte não era exato e dificultou a compreensão da banca.

A primeira cláusula do TAC determina que o ponto de corte deverá ser rebaixado para três questões, de modo que haverá uma reclassificação, a ser conduzida pela empresa que elaborou as provas. Outra condição do termo foi a continuidade no processo seletivo das candidatas do sexo feminino que foram chamadas a mais, para suprir vagas destinadas aos homens, uma vez que não havia classificados do sexo masculino em número estipulado pelo edital.

Informações pelo edital: EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 003/2018 – SEARH/PM RN

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5&appId=504479536592672”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Fonte: Edital Concursos Brasil

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!