fbpx

Ciclismo brasileiro pode ser suspenso por excesso de casos de doping

O ciclismo brasileiro está muito próximo de ser suspenso de todas as competições internacionais. A medida drástica pode ser tomada devido ao alto número de atletas brasileiros envolvidos em casos de doping, o que deve levar a União Ciclística Internacional (UCI) a impedir os brasileiros de disputar provas no cenário internacional. A informação é do portal UOL Esporte.

Fernanda Oliveira/Fokus

Foto: Lance!

– É possível que esse seja o caminho para um país com mais casos de doping, como o Brasil e outros países da América do Sul, incluindo uma potencial suspensão. Estamos trabalhando com as federações nacionais, incluindo o Brasil, para tentar reduzir esse números. Se tivermos muitos casos positivos, podemos suspender, sim, mas ainda temos alguns passos antes de uma medida assim radical – afirmou o presidente da UCI, David Lappartient, ao UOL.

Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, o ciclismo brasileiro já faturou uma medalha de bronze, na prova de velocidade por equipes. Para Lappartient, o continente sul-americano é a principal preocupação da UCI.

– Mais de 75% dos casos positivos de doping estão localizados em cinco países da América do Sul, incluindo o Brasil. Então é realmente uma preocupação para nós e nós estamos trabalhando nisso. A UCI a Cycling Anti-Doping Foundation estão olhando especificamente para alguns países e um deles é sem dúvida o Brasil.

A sequência de casos de doping já fez a UCI banir uma equipe brasileira de disputar campeonatos internacionais, a Funvic. A medida fez a Confederação Brasileira de Ciclismo perder a confiança nos atletas e desconvocá-los da disputa do Pan-Americano da modalidade.

Segundo o UOL, cerca de 30 atletas brasileiros estão na lista de suspensos da CBC, da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem e da UCI, incluindo diversos campeões nacionais.

Lance!

  • separator

Fonte: TERRA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!