cidades e o que visitar

Montar um roteiro de trem na Romênia pode ser uma ótima maneira de conhecer várias cidades em uma mesma viagem. Outra boa razão para explorar o país de trem é o conforto e a oportunidade de passar por belas paisagens.

A Romênia possui quatro redes ferroviárias que cobrem todo o país e ainda chegam a países vizinhos. Das quatro redes, a principal é a estatal Căile Ferate Române.

Como, às vezes, não é possível comprar bilhetes online, a dica é planejar os horários pelo site da empresa e comprar direto no guichê. Para isso chegue com antecedência na estação, pois os tickets só são vendidos até 20 minutos antes da partida.

Fique sempre atento se a estação tem uma máquina para validação de tickets, pois pode ser que ninguém cheque sua passagem, mas caso haja fiscalização e ela não esteja validada, você poderá pagar uma multa.

No mais, a Romênia é um dos melhores destinos da Europa para se conhecer de trem e, pensando nisso, separei quais paradas são obrigatórias para quem vai ao país!

 Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Romênia

Seguro viagem Europa »

 

Roteiro de trem na Romênia

Trem na Romênia: roteiro de 5 dias

O primeiro roteiro de trem na Romênia destaca o que fazer em 5 dias no país. Uma parada obrigatória é Bucareste, a capital romena.

Um dos pontos turísticos da cidade é o Palácio do Parlamento, segundo maior prédio administrativo do mundo, ficando atrás apenas do Pentágono nos Estados Unidos.

Para facilitar, compre o ingresso antecipado para o tour no Parlamento de Bucareste. Além de museus e parques, outra boa ideia é conhecer o antigo centro de Bucareste, onde o Distrito Lipscani abriga uma estátua do temido conde Vlad Dracul e você já entra no clima das lendas sobre vampiros que pairam sobre a Romênia.

Bucareste tem ainda ruínas onde foram encontrados importantes artefatos arqueológicos. Veja mais sobre Bucareste no artigo sobre as principais cidades da Romênia.

Maiores prédios administrativos do mundo
Palácio do Parlamento atrai a atenção dos turistas pela grandeza.

Ficar por três dias na cidade é suficiente, mas antes de ir embora, aproveite a noite da capital. Bucareste é cheia de bares e faz jus à fama de boa vida noturna pelo leste europeu. No terceiro dia, arrume sua mala e vá de trem até a pequena e charmosa cidade de Sinaia.

Conhecida pelas suas montanhas e castelos que ficam ainda mais bonitos durante o inverno, Sinaia é ideal para quem não quer viajar com pressa. Separe dois dias na cidade.

A viagem de trem dura em média 1h30 e o principal atrativo é o Castelo de Peles, eleito um dos castelos mais bonitos da Europa. Confira um passeio para o Castelo de Peles e mais dois outros.

Visite ainda os castelos de Stirbey e Pelisor, o Monastério da cidade, o teleférico e as trilhas dos parques. Seu roteiro de trem de 5 dias ficaria assim:

  • 1, 2 e 3 dias: Bucareste
  • 4 e 5 dias: Sinaia

CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem em oferta na Romênia »

 

Trem na Romênia: roteiro de 7 dias

Quem tem sete dias pelo país pode acrescentar Brasov no roteiro de trem. De Sinaia, embarque para uma das cidades mais interessantes da Transilvânia e fique por dentro de tudo sobre a história dos vampiros. Você pode fazer um tour por Brasov para observar a arquitetura medieval da cidade.

Na cidade está o famoso Castelo de Bran, bela construção que recebe turistas de várias partes do mundo, uma vez que foi a moradia do conde Vlad.

Reserve um dia para fazer um bate-volta de Brasov e visitar o local. Planeja uma semana de viagem? Então confira as dicas da Romênia.

Mas Brasov, por si só, já é um destino incrível. Comece seu roteiro desfrutando da praça Sfatului, de formato triangular e é cercada por casas com características medievais. Conheça a Igreja Negra, a Igreja de São Nicolau, passeie pelo bairro Schei.

O que fazer na Romênia
Imponente Castelo de Bran em Brasov.

Vá na Rua Strada Sforii, a mais estreita da Europa e construída no século 15, e depois tenha uma visão panorâmica de toda Brasov no mirante de Tâmpa.

Se você é daqueles que ama lojinhas de souvenir, tire uma tarde para caminhar entre as ruas do centro histórico.

A região conta também com cafés e bares que são um convite para relaxar e aproveitar o entardecer. Veja aqui os melhores preços de hotéis em Brasov. Para seu roteiro ficar ideal e você conseguir ir ao Castelo de Bran, recomendo:

  • 1 e 2 dias: Bucareste
  • 3 e 4 dias: Sinaia
  • 5, 6 e 7 dias: Brasov

Confira => Excursão privativa pelo Castelo do Conde Drácula 

 

Trem na Romênia: roteiro de 10 dias

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS, é só clicar no botão.

 

Com 10 dias na Romênia você poderá visitar de trem quatro cidades importantes: Bucareste, Brasov, Sighisoara e Cluj-napoca.

Além da fama de mais bonita da Transilvânia, Sighisoara recebe muitos turistas por ser a cidade natal do conde Vlad.

Há 2h30 de trem de Brasov, a cidadela parece ter saído de um conto de fadas. Para começar, seu Centro Histórico medieval é considerado Patrimônio Mundial da Unesco.

Os pontos turísticos mais procurados na cidade são a Torre do Relógio, onde se pode ter uma vista panorâmica da cidade.

Além do cemitério e da igreja na colina, da casa de Vlad Drácula e a construção neo-renascentista que abriga a Câmara Municipal.

A casa do conde, temido na região da Valáquia no passado, é hoje um restaurante. Foi nesse local que Vlad viveu toda sua infância, muito antes de receber a popularidade que tem nos dias atuais.

Ali também se encontra o Museu das Armas e o cômodo onde aconteceu o nascimento, localizado no subsolo da casa.  Se organizando para a viagem? Confira os hotéis em Sighisoaraqual moeda levar para a Romênia.

 

Mais passeios em 10 dias na Romênia

Cluj-napoca.

Experiências concluídas com o turismo sobre vampiros, você já pode partir para a vibrante cidade de Cluj-napoca, escolhida como Capital Europeia da Juventude em 2015. O motivo é que Cluj recebe cem mil alunos para estudar nas universidades.

Localizada às margens do Rio Someşul Mic, a cidade também é cortada por riachos e canais. Por isso, a natureza é favorecida na região: o Jardim Botânico, os diversos parques como o Parque da Ópera são lugares super agradáveis para desfrutar de belos visuais.

Visitar um dos vários castelos ao redor da cidade também é um ótimo programa. Destaco o Bonţida Bánffy Castle, construído em 1923.

Já quem curte admirar igrejas deve conhecer a Catedral Metropolitana Ortodoxa,  St. Michael’s Church e a Franciscan Church.

Assim como boa parte das cidades turísticas romenas, o viajante pode enxergar a cidade de um ângulo diferente do alto do Cetatuia Hill.

Finalize seus dias em Cluj indo ao Teatro Nacional e aos museus da Farmácia e o Etnográfico da Transilvânia. Seu roteiro de 10 dias de trem seria:

  • 1, 2 e 3 dias: Bucareste
  • 4, 5 e 6 dias: Brasov
  • 7 e 8 dias: Sighisoara
  • 9 e 10 dias: Cluj-napoca

Recomendo => Tour por Cluj-napoca

 

Trem na Romênia: roteiro de 15 dias

Explorar as cidades ao longo do mapa da Romênia de trem por 15 dias é uma ótima ideia. Nesse caso, além da capital, seu roteiro pode incluir Sinaia, Brasov, Sighosoara, Cluj-napoca e Timisoara.

Nada mal descobrir que uma cidade tem uma cervejaria própria, não é? O mais legal é que ela é a mais antiga de toda o país.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Assim, visitar Timissoara é uma experiência daquelas. Talvez esse seja um dos motivos para a praça principal da cidade, a Piata Unirii, seja recheada de bares e cafés convidativos.

Visitar a praça é admirar também a arquitetura do local. Mas não deixe de conhecer as outras praças da cidade.

Cada uma tem um charme especial, como a Victoria Square, onde está localizada a Catedral Metropolitana Ortodoxa, uma parada obrigatória para quem vai à Timisoara.

Cartôes-postais da Romênia
Piata Unirii é a principal praça de Timisoara.

Caso esteja planejando sua viagem de 15 dias de trem pela Romênia durante o inverno, você não pode deixar de experimentar a magia do Natal de Timisoara no Mercado Navideño. Em dúvida sobre a data da viagem? Descubra quando ir para a Romênia.

Nas demais épocas  do ano vá ao Iulius Mall, um dos maiores centros comerciais do país e a praça de alimentação oferece ao turista gastronomia de diferentes partes do globo. Como já sabemos que a Romênia tem um excelente custo-benefício para os brasileiros, comer não é caro. Aproveitando que o assunto é gastronomia, conheça os melhores restaurantes da Europa.

 Termine seus dias em Timisoara visitando os museus importantes para a cidade. Um deles é o Maria Theresia Bastion, construído na primeira metade do século 18, que hoje abriga diversas exposições.

Para saber mais sobre a história da cidade e da região vá também ao Museu do Banat. Então, anote seu roteiro:

  • 1, 2 e 3 dias: Bucareste
  • 4 e 5 dias: Sinaia
  • 6, 7 e 8 dias: Brasov
  • 9 e 10 dias: Sighisoara
  • 11, 12 e 13 dias: Cluj-napoca
  • 14 e 15 dias: Timisoara

Aproveite =>  Excursão turística para Timisoara

 

Desfrute do roteiro de trem pela Romênia

Viajar de trem pela Romênia é uma oportunidade deliciosa de conhecer esse belíssimo país. As cidades que escolhi não são distantes uma das outras e estão entre as mais procuradas para quem viaja na Romênia.

Além da empresa estatal que citei no início, você pode escolher entre as privadas Regiotrans, Servtrans e Transferoviar. Vale pesquisar o preço e os horários e ver qual se encaixa mais no seu roteiro!

Nos trens na Romênia existem lugares específicos para malas maiores, mas também há lugares para bagagens menores logo acima dos bancos. Lembre-se ainda de chegar com antecedência para não correr risco de perder essa experiência!

E você, está com planos de viajar para a Romênia? Compartilhe suas dúvidas nos comentários abaixo.

 

Leia os últimos artigos sobre a Romênia:

Você gostou desse artigo?



Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Fonte: R7

Deixe uma resposta