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Claro tem aumento de 91% nas reclamações sobre internet no 1° semestre; veja ranking da Anatel

SÃO PAULO – A chegada da pandemia, a adoção do isolamento social como medida preventiva e o consequente home office, fizeram com que o brasileiro passasse mais tempo em casa. Naturalmente, em muitos casos o consumo de internet, celular, telefone fixo e TV por assinatura aumentou – e as reclamações também.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) 1,52 milhão queixas foram registradas contra as prestadoras de serviço de telefonia e internet nesse período, um aumento de 6,6% na comparação com o período de julho a dezembro de 2019.

Segundo a agência, a alta nas reclamações tem como principal motivo os problemas que os consumidores enfrentaram com a banda larga fixa.

Foram registradas, ao todo, cerca de 394 mil queixas sobre o serviço no primeiro semestre de 2020, um aumento de 40% em relação ao semestre anterior.

“As reclamações cresceram quanto à qualidade, já que o uso da internet nas residências teve aumento considerável”, diz o levantamento da agência.

Apesar do aumento de queixas em relação ao semestre anterior, ao comparar as reclamações do primeiro semestre deste ano com o primeiro semestre do ano passado, as reclamações caíram 2%.

Empresas

A Anatel analisa as grandes empresas do setor – Claro, Oi, Tim e Vivo – separadamente e as empresas de menor porte são classificadas como “outras” nos rankings.

Considerando a categoria mais problemática do balanço, a banda larga, a Claro foi a companhia mais reclamada com 131,9 mil queixas entre janeiro e junho de 2020, o que representa aumento de 90,7% em relação ao segundo semestre de 2019 e de quase 100% na comparação com os primeiros seis meses do ano passado.

As prestadoras de pequeno porte, em conjunto, também tiveram aumento de reclamações, de cerca de 84%.

Veja as reclamações em relação à banda larga por empresa: 

 

Banda Larga Fixa

Reclamações Variações
1º semestre de 2020 2º semestre de 2019 1º semestre de 2019 1º semestre de 2020 na comparação com 1º semestre de 2019 semestre de 2020 na comparação com 2º semestre de 2019
1. Claro 131.909 69.158 66.328 98,87% 90,74%
2. Vivo 90.209 81.990 77.221 16,82% 10,02%
3. Oi 72.003 68.340 74.859 -3,82% 5,36%
4. Tim 38.831 29.187 48.679 -20,23% 33,04%
Outras 60.941 33.180 31.738 92,01% 83,67%
TOTAL 393.893 281.855 298.825 31,81% 39,75%

Telefonia móvel pré-paga

Embora em menor escala, as reclamações sobre o serviço de telefonia de celular pré-pago também cresceram: foram cerca de 228 mil registros no primeiro semestre de 2020, aumento de 20% em relação ao semestre anterior.

Os principais motivos são a suspensão ou o cancelamento indevido do serviço, segundo o balanço da Anatel. Nessa categoria, todas as grandes prestadoras apresentaram aumento de reclamações.

Nesse caso, a Tim foi a primeira colocada com pouco mais de 100 mil queixas entre janeiro e junho, alta de 16,8% na comparação com o semestre anterior.

Veja as reclamações em relação à telefonia pré-paga por empresa: 

Planos de Celular Pré-pagos  Reclamações Variações
1º semestre de 2020 2º semestre de 2019 1º semestre de 2019 1º semestre de 2020 na comparação com 1º semestre de 2019 semestre de 2020 na comparação com 2º semestre de 2019
1.Tim 100.032 85.651 94.619 5,72% 16,79%
2.Claro 47.066 31.659 29.958 57,11% 48,67%
3.Vivo 43.738 37.043 31.477 38,95% 18,07%
4.Oi 33.650 32.552 29.021 15,95% 3,37%
Outras 3.395 2.974 2.342 44,96% 14,16%
TOTAL 227.881 189.879 187.417 21,59% 20,01%

Telefonia móvel pós-paga

Esta categoria continua sendo o serviço mais reclamado de maneira geral, com 497 mil queixas no primeiro semestre. No entanto, o volume representa uma queda de 2,6% na comparação com o segundo semestre de 2019. O recuo é ainda maior (-6,7%) na comparação com os primeiros seis meses do ano passado.

Considerando as reclamações de telefonia pós-paga, apenas a Claro registrou avanço em número de queixas no primeiro semestre de 2020: foram 138.180 registros, alta de 23,3% sobre o semestre anterior. No entanto, no geral, a Tim foi a primeira colocada com 147.218 reclamações.

Veja:

Planos de celular Pós-pagos  Reclamações Variações
1º semestre de 2020 2º semestre de 2019 1º semestre de 2019 1º semestre de 2020 na comparação com 1º semestre de 2019 semestre de 2020 na comparação com 2º semestre de 2019
  1. Tim
147.218 175.090 207.442 -29,03% -15,92%
2. Claro 138.180 112.154 122.647 12,66% 23,21%
3. Vivo 118.952 126.842 111.788 6,41% -6,22%
4. Oi 68.056 71.278 67.973 0,12% -4,52%
Outras 24.768 25.283 23.036 7,52% -2,04%
TOTAL 497.174 510.647 532.886 -6,70% -2,64%

Telefonia fixa e TV por assinatura

Já a telefonia fixa teve 241 mil reclamações no primeiro semestre de 2020, enquanto a TV por assinatura teve 154 mil no mesmo período. Em relação ao semestre anterior, ambos os serviços tiveram queda, respectivamente, de 9% e 10% no volume de queixas.

Além disso, também nos dois casos, todas as empresas registraram recuo nos registros de problemas quando comparados com o segundo semestre de 2019.

Veja as reclamações em relação à telefonia fixa: 

Telefonia Fixa Reclamações Variações
1º semestre de 2020 2º semestre de 2019 1º semestre de 2019 1º semestre de 2020 na comparação com 1º semestre de 2019 semestre de 2020 na comparação com 2º semestre de 2019
1.Oi 106.483 122.708 156.543 -31,98% -13,22%
2.Vivo 80.923 97.500 113.278 -28,56% -17,00%
3.Claro 41.206 31.323 41.426 -0,53% 31,55%
4.Tim 8.930 9.516 12.856 -30,54% -6,16%
Outras 3.480 4.800 5.197 -33,04% -27,50%
TOTAL 241.022 265.847 329.300 -26,81% -9,34%

Agora, em relação à TV por assinatura: 

TV por assinatura Reclamações Variações
1º semestre de 2020 2º semestre de 2019 1º semestre de 2019 1º semestre de 2020 na comparação com 1º semestre de 2019 semestre de 2020 na comparação com 2º semestre de 2019
1.Claro 73.833 74.439 103.181 -28,44% -0,81%
2.Sky 51.884 62.156 56.628 -8,38% -16,53%
3.Vivo 13.147 16.807 18.477 -28,85% -21,78%
4.Oi 14.005 16.531 15.613 -10,30% -15,28%
Outras 945 1.240 1.484 -36,32% -23,79%
TOTAL 153.814 171.173 195.383 -21,28% -10,14%
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Fonte: Infomoney

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