Como aumentar a autoestima na academia – Dietas

Saber como aumentar a autoestima na academia é o sonho de muita gente. Uma vez que, infelizmente, muitas pessoas deixam de se exercitar em academias por simplesmente acreditar que não possuem o “perfil ideal” para isso. Grande engano!

É claro que, no começo, podemos nos sentir tímidos e até meio deslocados, principalmente se estamos muito acima do peso. Mas, é preciso que tenhamos em mente que para termos o “corpo dos sonhos”, ou, pelo menos, um corpo malhado, precisamos começar em algum momento.

Afinal, quem já está “avançado” na academia também teve que começar. Ou seja, esta pessoa também já teve um corpo comum, como qualquer outro, e resolveu iniciar o seu processo de desenvolvimento.

Porém, nós sabemos que apenas isso não basta para mudarmos de opinião com relação ao nosso corpo, não é mesmo? Pois existem muitos entraves que atrapalham a nossa forma de enxergar o nosso crescimento.

Desse modo, elaboramos um artigo completo com diversas dicas e informações acerca de como aumentar a autoestima na academia de um modo saudável, sem burlar as regras do seu corpo e sem querer ser quem você não é.

Vamos lá?

Como aumentar a autoestima na academia

É muito importante que, acima de tudo, você entenda que cada pessoa se desenvolve e cresce de uma maneira distinta. E isso não vale apenas para a academia, mas vale também para tudo na vida.

Desse modo, o primordial para um desenvolvimento saudável nos exercícios é justamente internalizar isso. Apesar de existirem diversas dicas de como aumentar a autoestima na academia, é preciso que antes de mais nada você aprenda a se escutar. Ou seja, o autoconhecimento é uma chave importante para elevar o amor próprio.

A partir do momento que você compreende o quão único você é, e o quanto você tem tudo que precisa para “crescer” em qualquer âmbito de sua vida, você já terá dado um passo muito importante. E, com isso reconhecido, poderá pôr em prática todas as nossas dicas a seguir.

1- Não se compare com os outros alunos

Este é o primeiro passo de como aumentar a autoestima na academia: não se compare com os demais alunos. Pois pare e pense: quando é que aquela pessoa começou o seu processo de desenvolvimento? Qual a frequência semanal de exercícios? Como será o metabolismo dela? Será que ela toma alguma coisa? Será que ela tem acompanhamento nutricional? Será que ela é saudável?

Pois é! É praticamente impossível você ter a resposta para todos estes questionamentos, não é mesmo? E, por essa razão, você precisa parar de se comparar agora mesmo. Você é uma pessoa única e, como tal, precisa se privar deste tipo de comparação.

Não há nada que deva ser comparado dentro deste âmbito! Cada um busca os seus próprios desenvolvimentos e devem ser tratados como tal. Ninguém está ali para competir com ninguém. E acredite: se alguém mais “desenvolvido” que você na musculação, por exemplo, insiste em competir para se sentir melhor, é porque aquela pessoa não se sente feliz com quem ela é!

Pois muita gente se engana ao pensar que quem tem o dito “corpo perfeito” é uma pessoa, de fato, feliz. Muitas vezes estas pessoas passam o dia preocupadas com a imagem que transparecem, e assim tornam-se viciadas por musculação e desenvolvimento físico. Esquecendo-se, desse modo, de outras qualidades que possuem.

Portanto, o seu colega do lado não é critério para saber se você é bom em algo, ou não, combinado?

2- Tenha um objetivo e pequenas metas

É muito importante que antes de iniciar o seu processo dentro de uma academia, você saiba aonde quer chegar. Vale ter uma musa inspiradora, ou um “muso”, por exemplo. Porém, não vale querer ser exatamente igual aquela pessoa, ok?

Pois uma coisa é fato: você não quer ser igual ao fulano de tal… Mas sim, você apenas que transparecer a mesma imagem que ele transparece. Não é?

É por isso que você pode ter como objetivo transparecer uma imagem de alguém desenvolvido, com o corpo definido, por exemplo. Mas, para isso, precisa estipular pequenas metas durante este trajeto.

Mas como assim?

Bom, você pode, por exemplo, estipular um crescimento de 5% de massa magra a cada 12 meses. E assim, pode ir acompanhando este crescimento com a avaliação física que possivelmente a sua própria academia oferece.

A partir disso, você se sentirá feliz com você mesmo, a partir das pequenas conquistas que terá até chegar ao o objetivo final.

Portanto, regra número dois para aprender a como aumentar a autoestima na academia: saiba aonde você quer chegar, mas trace os degraus até lá. E a cada passo dado, você merece uma comemoração!

3- Faça um acompanhamento qualificado

E por falar em avaliação física, esta dica é uma das mais valiosas de nossa lista inteira: procure sempre fazer um acompanhamento qualificado do seu crescimento. Mas o que isso significa? Significa que seria muito interessante você contratar uma nutricionista, por exemplo, como também seria interessante ter um personal trainer qualificado perto de você.

Pois assim você poderá ter um preparo de metas muito mais saudáveis, que fará com que você caminhe na direção correta e dentro dos seus limites. Impedindo, dessa maneira, que você se sobrecarregue e, mais tarde, se frustre por não atingir uma meta que não era condizente com as suas possibilidades.

Além disso, a sua saúde certamente agradecerá o fato de você estar envolvido com algo sério e que realmente prioriza o seu bem estar como um todo.

4- Como aumentar a autoestima na academia sem paciência?

Bem, na verdade isso é bem difícil. Sabemos que esta informação pode ser um pouco frustrante para você, mas essa é a mais pura realidade: para crescer na academia, você precisa de paciência.

É muito importante que você compreenda que o seu corpo precisa de tempo para crescer, pouco a pouco, rumo ao seu objetivo final. Se você quer dar um passo maior que a perna, pode acabar sobrecarregando o organismo e desencadeando sérios efeitos colaterais.

Portanto, comece a exercitar a sua paciência. Mesmo isso sendo difícil! Tente sempre, na medida do possível, internalizar que cada dia é mais uma oportunidade de desenvolver um pouquinho mais. E ainda: mentalize que você não precisa de resultados para ontem. Ninguém está te pressionando para ter resultados rápidos! E se alguém estiver, afasta-se destas pessoas tóxicas!

5- Não seja tão crítico – mas também não seja tão liberal

É muito importante que, durante o processo de aprendizagem de como aumentar a autoestima na academia, você compreenda que não precisa ser tão crítico, mas isso não significa que pode ser liberal.

Mas o que estamos querendo dizer com isso?

Bem, basicamente você precisa sim manter a sua rotina de cuidados de acordo com as suas metas. E aqui entram as dietas e as restrições alimentares, por exemplo. Porém, você tem que tomar cuidado para não ser aquela pessoa que se priva de absolutamente tudo.

Você não precisa deixar de comer tudo aquilo que gosta, apenas para atingir um padrão de corpo. Mas também, você não pode “furar” a sua dieta todos os dias, porque simplesmente quer.

O segredo está, justamente, em manter um equilíbrio nisso tudo. E o equilíbrio se baseia em não ser tão restritivo, mas também em não extrapolar.

Por exemplo, você pode sim comer um pedaço de chocolate ao leite, desde que, de fato, seja um pedaço razoável. Sem passar dos limites.

Basicamente, apoie a sua rotina alimentar em um caminho sem exageros e sem faltas.

6- Pense na sua evolução diária

Esta é outra forma eficiente de como aumentar a autoestima na academia: procure sempre pensar na sua evolução diária, como por exemplo, o aumento de 1 kg em algum aparelho.

Mas, cuidado para não confundir este tipo de evolução com o peso na balança, ok? Você não pode monitorar o seu peso diariamente, e tampouco ficar usando a fita métrica o tempo todo. Caso contrário, poderá entrar em uma rotina muito paranoica que, psicologicamente, afetará o seu desempenho e impedirá o seu crescimento.

Lembre-se que equilíbrio é importante em todos os âmbitos, sempre.

7- Não idealize tanto as outras pessoas

Lembra quando mencionamos o fato de não se comparar com as outras pessoas para assim aumentar a sua autoestima? Pois é.

Você precisa, antes de qualquer coisa, parar de idealizar tanto as outras pessoas. Pare de acreditar que elas são extremamente perfeitas e que possuem uma disposição incrível na academia. Pare de achar que elas são as melhores do mundo!

É claro que elas possuem qualidades, e o foco na academia pode ser um deles. Mas, isso não significa que elas são plenamente bem em todos os âmbitos da vida delas.

É muito importante que você compreenda que todo mundo tem habilidades, dificuldades, medos, incertezas e certezas. Assim como você também!

Pois pare e pense: você pode, por exemplo, ser bem sucedido no seu trabalho e ser feliz com isso. Mas, infelizmente tem algumas dificuldades na academia. Enquanto que, a pessoa super desenvolvida na academia, pode estar frustrada com o seu trabalho e descarrega tudo treinando…

Não estamos dizendo que esta é a regra, mas sim, estamos querendo que você compreenda que ninguém jamais será perfeito. Não coloque o outro num pedestal, pois ninguém merece subir em um! Assim como você também não, pois narcisismo em excesso também é prejudicial, está bem?

Repetindo: equilíbrio é tudo.

8- Não queira dar passos maiores que as suas pernas

Não seja aquele tipo de pessoa que quer sempre dar um passo maior que a perna. É preciso que você internalize tudo que estamos lhe apresentando até aqui: você precisa de pequenas metas, saudáveis, e também precisa de paciência.

Querer tudo para ontem apenas elevará o seu nível de ansiedade na academia. O que, em longo prazo, poderá afetar e muito os seus resultados.

Portanto, sempre mentalize as pequenas coisas que você precisa crescer diariamente, e não queira ser o melhor dos melhores da noite para o dia. Afinal, você nem se quer precisa ser o melhor dos melhores… Mas sim, precisa ser o melhor para você! E isso envolve justamente a sua saúde mental e o seu bem estar, ok?

9- Converse com alguém e faça amizades

Por fim, uma das dicas mais imprescindíveis de como aumentar a autoestima na academia: conheça as pessoas, converse e faça amizades. Sim! Pois assim você se sentirá com vínculo as outras pessoas e, dessa forma, passará a se sentir mais à vontade treinando.

Pouco a pouco formará um círculo de amigos e, a partir disso, poderá trocar dicas e poderá crescer em conjunto. Além disso, aquela sensação de competitividade diminuirá muito! Pois você perceberá que as outras pessoas, assim como você, estão alia para, de fato, treinar, e não para ficar “pisando” ou apontando para alguém.

Acredite: todo mundo tem as suas dificuldades, os seus medos e as suas incertezas e inseguranças. Por isso, não seja tão crítico consigo mesmo, e procure sempre conhecer novas pessoas para ter novos pontos de vista sobre a vida. Assim, certamente você irá longe com o seu desenvolvimento na academia, pode acreditar!

Você não é melhor e tampouco pior do que ninguém que está ali. Todo mundo está em busca de um objetivo, e, neste objetivo, não está incluído sem melhor que fulano ou ciclano. Acredite em você, no seu potencial, desenvolva a sua saúde mental e busque sempre o seu melhor, sem fazer disso uma ditadura que atinja o seu bem estar psicológico.

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Fonte: R7

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