fbpx

Como devo informar o salário maternidade no Imposto de Renda?

Pergunta da leitora: “Recebi no meu informe de rendimentos no campo ‘Rendimento Isentos e Não Tributáveis – 07 Outros’, o valor R$ 3.912,00, que se refere ao salário maternidade. Neste caso como devo informar na declaração?”

Reposta por Elaine Duarte*

“Todo e qualquer rendimento recebido pelo titular ou dependente devem ser declarados, independentemente de serem tributados ou não, inclusive os benefícios da Previdência Social.

Não há previsão legal de isenção de Imposto de Renda do salário maternidade, portanto, trata-se de rendimento tributável.

Informe o valor recebido no CNPJ do INSS na ficha ‘Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas’.

Nesse caso, você poderá ter problemas no processamento da declaração, portanto, recomendamos procurar a Previdência Social e solicitar a retificação do Informe de Rendimentos e DIRF e, obter também, informações do por que ser informado o auxílio maternidade como ‘Rendimentos Isentos e Não Tributáveis’”.

*Elaine Duarte é consultora da IOB, uma marca especializada em serviços e produtos nas áreas trabalhista, tributária, fiscal, contábil e previdenciária.

Tem alguma dúvida sobre Imposto de Renda? Envie sua pergunta ao e-mail: ir@infomoney.com.br. As perguntas que geram dúvidas mais comuns serão priorizadas na seleção.

Tire todas as dúvidas sobre Imposto de Renda 2021:
• Como preencher a declaração; passo a passo
• Como declarar imóveis
• Como declarar MEI
• Como retificar e corrigir erros na declaração
• Como consultar e receber a restituição

Como declarar investimentos no IR?
Baixe de graça um ebook que explica como declarar seus investimentos (e quais são isentos) no Imposto de Renda:

Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais