fbpx

Como é um dos trekkings mais famosos dos EUA

Um dos trekkings mais famosos do mundo e dos mais populares nos EUA: o Grand Canyon Rim-to-Rim deve estar na lista de desejos de qualquer praticante. Lembrando que esta rota não é um trekking de longa distância, mas por exigir que seja feito um camping tampouco é um hiking.

O Grand Canyon Rim-to-Rim (em português seria algo como Grand Canyon de ponta a ponta) é um dos mais famosos do mundo e, portanto, é um dos mais movimentados. Ele está localizado no estado norte-americano do Arizona e o que esta caminhada oferece é um olhar profundo sobre as características mais importantes do planeta (não somente de um país), passando por dois bilhões de anos e onze camadas de rochas antigas, assim como desertos e quase todos os ecossistemas montanhosos encontrados no sudoeste dos EUA.

O trekking possui uma distância aproximada de 75 km e, dependendo do preparo físico do praticante, leva de 4 a 6 dias. As melhores épocas do ano para fazê-lo são de março a maio e de setembro a novembro. A rota mais recomendada é de North Kaibab Trail até Bright Angel Trail. O South Kaibab, outra das rotas, também é bonita, mas não tem água nem sombra e exige bom preparo de logística do praticante.

Devido à sua inclinação positiva e negativa, que permite entrar nas duas áreas mais baixas, descendo 1,8 km, e a mais alta do canyon, com uma subida de 1,3 km, o nível de exigência de preparo físico é alto. Não é, portanto, um trekking para quem está fora de forma. No percurso, os praticantes de trekking descem, atravessam o rio Colorado e sobem pelo outro lado.

Portanto, como dito, a preparação física para este passeio é essencial nos meses anteriores à partida. Mesmo se pensarmos que estamos melhor forma, qualquer exercício extra que seja feito tornará nossa experiência muito mais agradável e segura.

Além disso, as temperaturas podem variar drasticamente. Por este detalhe, é importante que a água e os alimentos devem ser transportados desde o início. Não é um trekking fácil, sendo um interessante desafio. Mesmo com todas as dificuldades, é emocionante e verdadeiramente inesquecível.

Atualmente, o recorde feminino pertence a Taylor Nowlin, que fez todo o percurso em sete horas, 25 minutos e 58 segundos. O registro masculino de 5:55:20 está nas mãos de Jim Walmsley.

Como fazer

Para quem quer arriscar fazer o Grand Canyon Rim-to-Rim, é necessário planejar com mais de um ano de antecedência. Especialmente se planeja ficar em Phantom Ranch (pousada dentro do Parque Nacional do Grand Canyon). As reservas para o Phantom Ranch, que é operado pela Xanterra, abrem com 13 meses de antecedência e são melhor atendidas pelo telefone.

Para quem preferir acampar, o camping é autorizado em Bright Angel Campground perto de PhantomRanch. Há ainda outros acampamentos, como o Cottonwood na North Kaibab Trail ou Indian Garden na Bright Angel Trail. Lembrando que este trekking possui ma peculiaridade: é uma caminhada de mão única.

Para aliviar a carga, muitos praticantes de trekking optam por contratar um serviço de mulas para transportar seus equipamentos até o fundo do cânion

Freeman é o mais importante site sobre escalada e esportes de montanha do México e organiza o mais assistido festival de filmes outdoor da América Latina

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/en_US/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));window.fbAsyncInit = function() {
FB.init( {
appId : 1443946719181573,
autoLogAppEvents : true,
xfbml : true,
version : ‘v3.2’
});
};

( function( d, s, id ){
var js, fjs = d.getElementsByTagName( s )[0];
if ( d.getElementById( id ) ) {return;}
js = d.createElement( s ); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js”;
fjs.parentNode.insertBefore( js, fjs );
}( document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’ ) );

Fonte: R7

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!