fbpx

Como encontrar motivação para estudar em tempos difíceis

Olá, muito prazer! Eu sou o Marcos Almeida, coach do Gran Cursos Online. Hoje vamos falar sobre como você pode encontrar motivação para estudar.

Já há cerca de quatro anos trabalho com mentorias e coaching para concursos e, infelizmente, vejo alguns alunos darem lugar à desmotivação e à ansiedade durante a jornada de preparação. Muitos desses caminhavam bem, obtinham notas altas nos simulados, dedicavam-se a boas horas de estudos, avançavam no fechamento do edital, mas, em dado momento, desanimaram, e alguns até pararam de estudar.

Mas hoje eu vim te dizer para não fazer isso. Estou aqui para te mostrar técnicas que te ajudarão a encontrar motivação para continuar estimulado nos estudos, na vida, nos sonhos e nos projetos que Deus tem para a sua vida.

Vamos a essas técnicas:

  1. Produza um Mural dos Sonhos

 

O mural dos sonhos é uma ótima ferramenta para te ajudar a se manter focado. Ele é individual e secreto; ao enviar mensagens visuais ao seu cérebro, isso possibilita que esses desejos se tornem reais, porque você passará a trabalhar em prol disso diariamente e com mais convicção e força.

Você vai olhar todos os dias para a foto do seu cargo do sonho e outros objetivos que tem para a sua vida, sejam eles de curto prazo (até dois anos), de médio prazo (de dois a cinco anos) e de longo prazo (mais de cinco anos). Essas imagens podem ser impressas em papel colorido ou podem ser mantidas no celular, o mais importante é você olhar para elas duas vezes ao dia, sendo uma vez ao acordar e uma vez ao dormir.

É importante que essas imagens tenham alguma escrita ou desenho e que haja pessoas representadas nelas. Pesquisas na área da Neurociência dizem que esse exercício ajuda o seu organismo a produzir a dopamina, que é considerada o “hormônio do prazer”. Falaremos mais desse importantíssimo neurotransmissor a seguir.

 

2. Ative a Dopamina

Pesquisas realizadas por neurocientistas mostram que, ao ativarmos a dopamina, a qual é o neurotransmissor do prazer, conseguimos realizar mais coisas na vida, pois nos tornamos pessoas mais perseverantes, além de outros benefícios.

 

“Mas como posso fazer para ativar a dopamina, professor?”.

 

Simples! Você pode ativá-la de diversas maneiras, e uma delas é fazendo o exercício de visualização, ou mural dos sonhos, como falamos anteriormente.

 

Outra maneira é recompensando-se! Isso mesmo, recompensando a si mesmo por cada realização. Por exemplo, se sua meta de estudos era de seis horas diárias, após cumprido o objetivo, tire um tempo para fazer algo que te dê prazer. Pode ser assistir à sua série favorita, sair com os amigos, ver seu crush, ir ao cinema – não sei, fica a seu critério, o importante é se recompensar a cada meta batida. Dessa forma, seu cérebro receberá boas associações referentes aos estudos, ou seja, ele começará a entender que, quando você estuda, ele é recompensado e, portanto, vale a pena o “sacrifício”.

 

3. Procure por Algo que te Inspire

 

 

Nesse momento de crise, cuidado com tantas notícias ruins, seja sobre concursos, seja sobre a vida como um todo. Se não consegue se sentir bem com tanta informação negativa que nos cerca hoje em dia, minha recomendação é que você procure por coisas as quais te inspirem. Assista a vídeos sobre o cargo dos seus sonhos, a depoimentos de alunos aprovados e a filmes inspiradores, procure livros de autoajuda e artigos que falem a respeito do seu objetivo.

Você precisa condicionar a sua mente a acreditar que o seu projeto vai dar certo e se imaginar naquela profissão! Não dê ouvido aos que falam mal do concurso ou cargo para o qual está estudando – o importante é continuar focado e, quando o certame abrir, você estará apto para a prova.

 

4. Procure ajuda

 

 

Já diz o ditado que “Quem quer ir longe, vai acompanhado”. Uma maneira de encontrar motivação em tempos difíceis também é procurando ajuda de um profissional, seja um professor de determinada matéria, seja um coach para concursos, seja um mentor etc.

 

Hoje em dia, existem diversos profissionais na área os quais têm ajudado as pessoas não só quanto ao conteúdo, mas também sobre como utilizar as técnicas corretas de estudos e as ferramentas de motivação as quais fazem com que o aluno consiga se manter focado no seu objetivo e tenha o máximo rendimento no aprendizado.

 

Se você está desmotivado por causa de algum problema em particular, procure ajuda! Não fique sozinho! Entre em algum grupo de estudos nas redes sociais, isso pode ajudar também – é importante estar rodeado de pessoas que tenham um objetivo igual ao seu, e hoje você pode fazer isso por meio das redes sociais, dos grupos de Whatsapp, entre outros. É importante não perder a perspectiva e permear a sua mente com o seu objetivo todos os dias.

 

Bom, espero que essas dicas tenham contribuído para você encontrar recursos para se motivar e manter o foco nos estudos. Continue firme, não desista daquilo em que acredita e lembre-se, se alguém já realizou esse sonho, você também é capaz de alcançá-lo!

 

Até breve!

Um abraço,

Marcos Almeida.

(function() {
var _fbq = window._fbq || (window._fbq = []);
if (!_fbq.loaded) {
var fbds = document.createElement(‘script’);
fbds.async = true;
fbds.src=”https://connect.facebook.net/en_US/fbds.js”;
var s = document.getElementsByTagName(‘script’)[0];
s.parentNode.insertBefore(fbds, s);
_fbq.loaded = true;
}
_fbq.push([‘addPixelId’, ‘1459353050962300’]);
})();
window._fbq = window._fbq || [];
window._fbq.push([‘track’, ‘PixelInitialized’, {}]);

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!