Como evitar fungos e bactérias na cozinha: confira as dicas

A cozinha é um ambiente muito propício para a proliferação de fungos e bactérias. Manter a cozinha sempre limpa, se preocupando com a boa manutenção dos utensílios e do ambiente, é essencial para prevenir problemas de saúde causados por esses organismos. Por isso, o TudoGostoso selecionou dicas incríveis que vão te ajudar a evitar fungos e bactérias na cozinha. Confira:

Veja dicas de como evitar fungos e bactérias na cozinha

Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como evitar fungos e bactérias na cozinha: confira as dicas

Limpeza na cozinha

A cozinha é um ambiente propício para proliferação de fungos e bactérias pois há nela lixo orgânico diariamente. Por isso, é muito importante manter a cozinha sempre limpa, com produtos adequados contra os microrganismos. Por isso, sempre que cozinhar, limpe a pia, o fogão e até o chão. Uma cozinha limpa é uma cozinha saudável!

Cuidado com os panos

Panos para secar pia e até mesmo panos de prato são um ambiente atrativo para microrganismos por terem a tendência a ficarem úmidos por muito tempo. Por isso, invista em rodos de pia, escorredores e papel-toalha para manter a pia e a louça secas sem correr riscos.

Nada de madeira

A madeira é um tipo de material que propicia a proliferação de microrganismos, pois retém muita umidade e assim favorece a multiplicação de bactérias. Por isso, aposente a colher de pau e tábua de madeira, substituindo por objetos de plástico, que são mais seguros.

Lidando com microrganismos

Detergente e sabão para louças não eliminam as bactérias nem os fungos. Caso precise esterilizar algum utensílio de cozinha, invista na combinação de água fervente com água sanitária para garantir que os microrganismos sejam eliminados.

Congelando carnes

Se sobrar carne e quiser congelá-las, o ideal é fazer isso em porções: corte a carne e congele uma a uma. Se fizer isso em sacos ou recipientes separados, melhor ainda. Isso faz com que a carne congele corretamente sem correr riscos de proliferar microrganismos indesejados.

Atenção ao lixo na pia

Se você tem uma lixeira na pia, deve estar atento ao que você deposita nela. Coisas como embalagens diversas e comida estragadas devem ser descartadas em uma lixeira de chão, com pedal. No lixo da pia deve ser descartado apenas material orgânico inofensivo como cascas de ovos e frutas, por exemplo. Isso faz com que não se corra risco de microrganismos prejudiciais entrem em contato com a comida que está sendo preparada, além de evitar insetos na pia.

Descongelando da maneira correta

Na hora de descongelar, não deixe os alimentos na pia pois isso aumenta a exposição aos microrganismos. O ideal é se programar e deixar descongelando por mais tempo dentro da geladeira. Evite também descongelar em água.

Evite panelas na geladeira

Guardar panelas na geladeira é um erro: por serem de materiais impróprios para refrigeração, elas dificultam a boa conservação dos alimentos, além de não vedarem da maneira correta. Por isso, sempre prefira transferir a comida para potes apropriados antes de levar à geladeira.

TudoGostoso

  • separator

Fonte: PORTAL TERRA – VIDA E ESTILO

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: