fbpx

como foi a última prova discursiva?

Um novo concurso Banco do Brasil deve ser realizado ainda em 2020. Conforme o apurado pela equipe de jornalismo do Direção Concursos, o edital seria publicado em março de 2020, mas devido à pandemia do coronavírus a divulgação do documento teria sido adiada.

O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, afirmou que a empresa pretende lançar um concurso específico para contratar profissionais de tecnologia.

“Nós estamos pensando na possibilidade de um concurso mais direcionado para essa área de tecnologia e inovações. Hoje a porta de entrada do BB é só um concurso para escriturário”, disse a jornalistas depois de participar de evento promovido por um banco em São Paulo.

O concurso Banco do Brasil é uma das grandes apostas para a maioria dos concurseiros. Isso porque além do grande número de vagas, a aprovação garante chances de progressão funcional, múltiplos benefícios e diversas áreas de atuação.

Para garantir a aprovação o candidato deve estar preparado para as disciplinas básicas, específicas e também para a prova discursiva, segunda etapa avaliativa de caráter eliminatório e classificatório.

Veja o pacote completo para provas discursivas

Conforme o último edital para escriturário, publicado em 2018, a prova discursiva consistiu na produção de uma redação estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, e teve o valor de 100,0 pontos.

Foram observados os seguintes critérios:

a) adequação ao tema proposto;

b) adequação ao tipo de texto solicitado;

c) emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);

d) capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto;

e) pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).

A prova discursiva do último concurso Banco do Brasil, realizado em 2018, teve como base três textos motivadores para a elaboração de uma redação que tratasse da filantropia e a competitividade são duas preocupações motivadoras para as ações de responsabilidade social em uma empresa. Conforme abaixo:

Com isso, o candidato deveria responder a seguinte pergunta:

Que motivação (filantropia ou competitividade) deve nortear as ações de responsabilidade social em uma empresa?

A partir dos textos, no desenvolvimento do tema, o candidato deveria:

  • demonstrar domínio da escrita padrão;
  • manter a abordagem nos limites da proposta, sendo apenado caso copie ou parafraseie texto alheio;
  • redigir o texto no tipo dissertativo-argumentativo, não sendo aceitos textos narrativos nem poemas;
  • demonstrar capacidade de seleção, organização e relação de argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista.

Carreiras bancárias X provas discursivas

Conforme adiantado pela equipe de comunicação do Direção Concursos, o novo edital do concurso Banco do Brasil poderá ser realizado ainda em 2020. Porém, ainda não há cronograma previamente estipulado com a data da publicação do documento.

A grande vantagem é que o concurso proporciona a possibilidade de uma preparação antecipada tendo como base os últimos editais e até mesmo os editais de outros concursos também direcionados para a carreira bancária.

A prova discursiva é uma das certezas de quem aguarda pelo edital, o tema poderá, assim como nos editais anteriores, trazer uma questão factual ligada à tecnologia.

O último grande edital voltado para a carreira foi o edital BRB (Banco de Brasília). Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva e também prova discursiva. O tema da redação foi “Digitalização bancária”

Conforme abaixo:

Concurso Banco do Brasil: prepare-se para a redação!

No Direção Concursos, nossos alunos têm acesso a uma correção individualizada, abordando todos os principais aspectos exigidos nos concursos públicos e com muitas questões resolvidas das principais bancas. Os cursos possuem aulas escritas (PDF) e em vídeo, além da possibilidade de sanar dúvidas diretamente com os professores.

O Direção Concursos preparou tudo o que você precisa saber sobre o potencial (ainda) escondido no concurso do BB e como garantir a sua vaga, mesmo que ainda não tenho começado os estudos.

Uma semana inteira dedicada ao seu direcionamento tático para ganhar tempo nos estudos e acelerar a sua jornada rumo a uma das melhores formas de acessar o serviço público atualmente. De 7 a 13 de abril, às 19h, 100% Gratuito e Online.

gps banco do brasil

Quadro resumo concurso BB

concurso banco do brasil discursiva banco do brasil edital banco do brasil 2020 edital bb 2020 escriturario banco do brasil

Fonte: Google News

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!