fbpx

Como montar um ciclo de estudos para concursos passo a passo

Montar e utilizar um bom ciclo de estudos para concursos pode fazer toda a diferença na sua preparação. Aumentando suas chances de tirar uma nota alta e, por consequência, conseguir a aprovação e vaga no setor público.

O ciclo de estudos é uma ferramenta ou método muito eficiente para concursandos. E quando bem aplicada gera resultados impressionantes no aprendizado e memorização dos conteúdos estudados.

Neste artigo, vamos mostrar o que é um ciclo de estudos e suas vantagens. E além disso, vamos te ensinar também como montar um ciclo de estudos para concursos públicos passo a passo.

Está pronto? Ótimo, então vamos começar.

Vá direto ao assunto do concurso:

O que é o ciclo de estudos para concursos

O ciclo de estudos pode ser entendido como uma ferramenta ou metodologia de estudos. Ele é essencialmente usado no trabalho de organização de estudos por matéria. Ou seja, é um recurso auxiliar no trabalho de gestão de tempo dos estudos.

O uso dos ciclos de estudos na prática é muito fácil de se entender. Tudo o que o concursando precisa fazer é listar, sequencialmente, as matérias previstas no seu edital e que ele vai estudar.

A partir da lista, ele vai estudar as matérias uma a uma, na ordem criada até o seu fim. Isso forma um ciclo de estudo, no qual o estudante deverá repeti-lo continuamente em sua preparação para a prova.

Claro, ao formar seu ciclo de estudos para concursos, o estudante poderá ajustar o tempo conforme a matéria. Se ele tem mais dificuldades em matemática, por exemplo, nada impede que dedique mais tempo ao estudo dessa matéria.

Essa é uma das vantagens que a criação de um ciclo de estudos proporciona para o concursando. Continue lendo para conhecer mais benefícios do uso dos ciclos.

Vantagens e benefícios de montar um ciclo de estudos

Entre as principais vantagens e benefícios dos ciclos de estudos podemos citar:

  • Pode ser adaptado conforme as necessidades de tempo ou reforço em certas matérias que o estudante tem mais dificuldade;
  • Garante o estudo de várias disciplinas por dia;
  • Impede que o estudante deixe de estudar matérias que não gosta, pois o ciclo deve ser cumprido;
  • Reduz o esquecimento de conteúdos já estudados por conta da rotatividade de matérias que o ciclo proporciona;
  • Mantém o cérebro estimulado a concentrar-se pois o estudo não fica preso por muito tempo a uma única matéria.

Criando um ciclo de estudos para concursos em etapas

Entendido o que é o ciclo de estudos e suas vantagens e benefícios, vamos ao ponto principal deste conteúdo. Confira agora o passo a passo para montar seu ciclo de estudos para concursos.

Passo 1: Defina o tempo diário e número de matérias estudadas

Criar um ciclo de estudos para concursos não é muito diferente de montar um cronograma de estudos.

O primeiro passo que o estudante deve tomar é definir a quantidade de horas que vai estudar por dia. E logo em seguida definir uma quantidade média de matérias que vai estudar por dia.

Por exemplo, se diariamente o concursando tem 6 horas para estudar por dia, pode selecionar cinco matérias para estudar. O que dá 1 hora e 12 minutos por matéria, tempo que ele pode ajustar conforme sua necessidade.

Passo 2: Analise seu nível em cada matéria

O passo dois para montar um ciclo de estudos para concursos eficiente é analisar cada matéria que vai estudar.

O concursando deve saber muito bem quais as matérias ele tem mais dificuldade e quais têm mais facilidade em estudar e aprender. Dessa forma, ele ou ela vai conseguir alocar melhor as matérias do edital que precisa estudar ao longo do seu ciclo de estudos.

A flexibilidade que o ciclo de estudos possibilita é um fator importante que dá sentido a esse trabalho de análise. Ela permite que o estudante possa priorizar as matérias que têm mais dificuldade em aprender.

Por exemplo, se ele tem mais dificuldade em Direito Administrativo, ele pode alocar mais tempo para estudar essa matéria. Já se ele tem mais facilidade em Língua Portuguesa, pode dedicar menos tempo do ciclo de estudos para a disciplina.

Passo 3: Distribua as matérias e forme o seu ciclo de estudos

Feita a definição de tempo, matérias estudadas por dia e análise das matérias que precisa estudar, é hora do terceiro passo. Nele, o concursando que está montando seu ciclo de estudos vai distribuir as matérias ao longo do ciclo planejado.

É neste passo que o estudante dá forma de fato ao seu ciclo de estudos.

O recomendado é que ele comece estudando as matérias mais fáceis para ele e termine o dia com as mais difíceis. Ao mesmo tempo, é recomendado que o concursando separe mais tempo do seu ciclo de estudos para as matérias mais complicadas para ele.

Por exemplo, se o tempo médio por matéria seria de uma hora e meia, ele pode tirar meia hora de estudo de uma matéria mais fácil e alocar em outra que tem mais dificuldade. Assim, ele aproveita da flexibilidade prevista nos ciclos de estudos para concursos para otimizar o seu tempo.

Passo 4: Faça ajustes para melhorar a eficiência do seu ciclo de estudos

Por fim, o estudante deve fazer uma análise de desempenho do seu ciclo de estudos após alguns dias de prática.

E logo em seguida, fazer os ajustes que julgar necessários para melhorar a eficiência do ciclo. Entre esses ajustes podem constar a adição ou redução de tempo de estudo em uma matéria, mudanças na ordem de matérias, etc.

Os ciclos de estudos para concursos são dinâmicos e permitem essas otimizações. Logo, nenhum concursando deve negligenciar essa possibilidade interessante de melhorar a eficiência do tempo investido em sua preparação.

Quer aprender mais dicas, ferramentas, métodos e técnicas de estudos poderosas para concursos públicos?

Então assine a nossa newsletter e receba notificações sobre conteúdos exclusivos direto na sua caixa de entrada.

logo 300x300 - Como montar um ciclo de estudos para concursos passo a passo


O DODF (Diário Oficial do Distrito Federal) é um site com notícias de concursos públicos municipais, estaduais e federais no país inteiro, com atualizações em tempo real e diversas vagas na carreira pública.


Confira em nosso site os Concursos Públicos Abertos em 2020, Concursos Previstos em 2020, Concursos no DF, Concursos Abertos em SP, Concursos Abertos no RJConcursos Abertos em MG, Concursos abertos no RS, Concursos Abertos na Região Sudeste, Concursos Abertos na Região Sul, Concursos Abertos na Região Nordeste, Concursos Abertos na Região Centro Oeste e Concursos Abertos na Região Norte.

(function() {document.getElementById(‘fbc-comments-div’).style.display = ‘none’; if(document.getElementById(‘fbc-comments-text’)) { document.getElementById(‘fbc-comments-text’).style.display = ‘none’ }; document.getElementById(‘ufc-button-div’).style.display = ‘block’; if(document.getElementById(‘poweredby’)) { document.getElementById(‘poweredby’).style.display = ‘none’; }
function ufc_async_load() { document.getElementById(‘fbc-comments-div’).style.display = ‘block’; if(document.getElementById(‘fbc-comments-text’)) { document.getElementById(‘fbc-comments-text’).style.display = ‘block’ }; if(document.getElementById(‘poweredby’)) { document.getElementById(‘poweredby’).style.display = ‘block’ }; document.getElementById(‘ufc-button-div’).style.display = ‘none’;
this.style.display = ‘none’; (function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s);
js.id = id;
js.async = true;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&autoLogAppEvents=1&version=v5.0&appId=159038834288397”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));
};var button = document.getElementById(‘ufc-button’);
if (button.addEventListener) {
button.addEventListener( ‘click’, ufc_async_load, false );
} else if (button.attachEvent) {
button.attachEvent( ‘onclick’, ufc_async_load );
}})();

Fonte: Google News

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!