Como não desistir da academia – 9 dicas – Dietas

Como não desistir da academia? Esta é uma preocupação que muitas pessoas tem quando resolvem praticar um exercício físico. Sair da zona de conforto não é fácil. E quando o corpo percebe que há movimentos diferentes, ele vai fazer você sentir-se cansado e, no médio prazo, a desistência acontece. No entanto, há formas de evitar este problema. Acompanhe o texto para entender.

Como não desistir da academia

Para que você entenda como não desistir da academia, é muito importante ter em mente uma série de critérios. Vamos apresentar um passo a passo mental que você poderá ir desenvolvendo ao longo do tempo. Esta é uma forma que você poderá continuar treinando e tornar esta prática um hábito de vida. Afinal, sabemos o quanto é difícil criar o hábito de algo.

Assim sendo, se você está começando agora recomendamos que, acima de tudo, você não se cobre demais. Ou seja, sair da zona de conforto da forma certa leva tempo. E quanto mais você força a situação, ou seja, quanto mais rápido quiser sair, mais rápido irá voltar. Portanto, equilíbrio é fundamental. E com equilíbrio, você poderá desenvolver as seguintes ideias abaixo.

1- Pratique atividades que você goste

O primeiro passo para entender como não desistir da academia é fazer algo que você realmente goste. Nós somos humanos e movidos a sensações. Desta forma, a sensação mínima de prazer precisa ser sentida na prática de exercícios. Ou seja, se você odeia o exercício 1, sendo que o 2 proporciona os mesmos efeitos e você gosta, qual o motivo de manter-se fazendo o 1?

É claro que com o tempo, este tipo de situação será absorvida com maior naturalidade. Para objetivos ainda mais desafiadores, alguns sacrifícios precisam sim ser feitos. Entretanto, estamos falando do começo da sua jornada. E para o começo, começar a movimentar o seu corpo (para quem é sedentário) já está ótimo. E, quando conseguir aliar uma atividade que deixe você bem é melhor ainda.

Afinal, quanto mais formas de condicionar nosso cérebro a querer sair de casa para malhar, melhor. Nos resultados de longo prazo, estas pequenas atitudes acabam sendo ótimas.

2- Saiba onde você quer chegar

Você já ouviu aquele ditado? “Quem não sabe pra onde vai, vai para qualquer lugar. Inclusive, para lugar nenhum”. Pois é. Ele é um fato tanto para conquistas profissionais, quanto para conquistas na academia. Você precisa necessariamente saber onde você quer chegar e o motivo de estar lá. Caso contrário, todos os dispositivos negativos serão ativados como um alarme no seu cérebro e você em poucos dias desistirá.

Saber onde você quer chegar através de objetivos claros e possíveis é uma das melhores formas de manter-se treinando. Uma das formas que mais movem as pessoas, são os desafios. E criar esta sensação é uma ótima forma de conquistar resultados e entender como não desistir da academia.

3- Tenha paciência e invista no longo prazo

Se você está começando agora a ir na academia, entenda: nada é da noite para o dia. E quando falamos deste contexto específico, é importante pensar em projetos de longo prazo. Muitas pessoas começam a treinar achando que irão ganhar músculos enormes em um mês. O tempo passa, os resultados não vem e qual a atitude mais básica a partir disso: desistir.

Entretanto, entender que o corpo humano não se desenvolve com a velocidade que gostaríamos é primordial para continuarmos firmes. Ter paciência é um ponto fundamental e que poderá sim ser decisivo nesta jornada. Se você não tiver paciência, não terá resultados. A equação pode ser dolorida, mas é a verdade. Por isso, não se auto-sabote neste sentido. Vá aos poucos, mas vá sempre.

4- Tenha um horário  flexível

Seja pelo dia ser corrido ou por outro motivo qualquer, um horário fixo muitas vezes mais atrapalha do que ajuda. É claro que para criar o hábito, você precisará exercer a repetição. E isto é básico. Entretanto, para quem está iniciando uma jornada mais saudável, é importante ter flexibilidade. Ou seja, se você não puder ir treinar de tarde, que seria seu horário normal, você simplesmente não vai naquele dia? Não, procure ir em outro horário.

Desta forma você garante a tranquilidade de colocar a academia como algo leve, sem aquele peso da obrigação de horários. Afinal, para quem está começando, isto não é nada positivo. E, como falamos, mais atrapalha do que ajuda. O que importa no fim do dia ou da semana é bater a sua meta. Tenha isso em mente.

5- Faça acompanhamentos nutricionais

Se tem um problema massivo nas academias, são alunos que não fazem acompanhamento nutricional. Infelizmente este é um problema muito comum e faz com que todos os dias centenas de pessoas desistam de treinar por não enxergarem resultados no corpo. Entretanto, você sabia que para ter resultados no corpo, uma alimentação correta é mais do que fundamental?

Nós somos o que comemos. Caso comemos mal, nosso desempenho será ruim. Se comermos bem, nosso desempenho será cada vez melhor. Ou seja, você precisará alimentar-se da maneira certa e de acordo com seus objetivos. Porém, isto não significa dizer que deverá fazer dietas malucas. Muito pelo contrário, depois de consultar-se com um nutricionista, você aprenderá a comer e verá que há formas inteligentes e nada monótonas de lidar com a comida.

6- Acompanhe e registre sua evolução

Esta dica vai de encontro com o que falamos anteriormente. Acompanhar e registrar a sua evolução é fundamental para saber para onde você está indo. Esta é uma forma de saber quais tipos de treinamento estão fazendo mais efeito, quais estão fazendo menos, onde você deve colocar mais peso, onde pode equilibrar, etc.

Sem contar que uma evolução escrita, que pode ser feita com um profissional de educação física, fará você ter muito mais vontade de treinar e buscar ainda números melhores. É tudo uma questão de psicológico. E, quando você nota resultados positivos, sua vontade alcançar ainda mais é maior. Desta forma, os treinos passarão a ser um hábito muito mais prazeroso.

7- Faça amizades na academia

Criar um senso de comunidade é muito importante para quem busca regularidade em algum local. Fazer amizades na academia poderá motivar os seus treinos mais do que você imagina. Desta forma, você poderá criar estímulos mentais para ir ao treino sem muita resistência, colocando como objetivo encontrar seus amigos. E, no meio deste encontro, treinar.

É claro que o foco é importante. Ou seja, de nada adianta ir para academia somente para encontrar amigos. Entretanto, sentir-se isolado e deslocado não é positivo para a tarefa de criar hábito. E assim, você garante mais uma dica de como não desistir da academia.

###IMG-4###

8- Opte por um local que você sinta-se bem

A academia não precisa ser um local que você odeia estar. Há pessoas que colocam o sofrimento como romance. Ou seja, acreditam que o preço a se pagar é extremamente caro para algumas coisas. É claro que nada é grátis. Ou seja, se você quer resultados no corpo, precisa treinar. No entanto, encontrar um local que você goste e sinta-se bem é fundamental. Não precisa ser na primeira academia que você ver na sua frente.

Um bom exemplo disso, é encontrar uma que seja perto da sua casa. Assim você sente-se ainda mais estimulado a frequentar o local, justamente por este motivo: é perto de casa, é fácil chegar e fácil de voltar. Acredite, estas pequenas ações fazem toda diferença em um plano de médio e longo prazo.

9- Não baseie seu treino nas outras pessoas

Você é você. A outra pessoa é a outra pessoa. Cada um possui uma vida diferente, com problemas diferentes e objetivos diferentes. É importante que isto seja dito, pois há pessoas que desistem de ir para academia pois olham demais para os resultados alheios e acreditam que nunca vão chegar a este ponto. Erro de principiante.

O que você deve fazer é justamente o oposto: olhar para uma pessoa mais desenvolvida na academia e pedir dicas de como você pode chegar lá também. Usar isto como estímulo e como motivação. Não o contrário.

###IMG-5###

Vá aos poucos mas vá sempre

Entender como não desistir da academia não é fácil. Há uma série de critérios que serão diferentes para cada pessoa. Entretanto, esperamos ajudar você com estas dicas. Lembre-se que o mais importante não é fazer tudo de uma vez. Mas sim, fazer aos poucos. Vá aos poucos mas vá sempre. O importante é saber que sair da zona e conforto e sair do sedentarismo já é um passo grande. Siga em frente!

The post Como não desistir da academia – 9 dicas appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Fonte: R7

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: