fbpx

Como proteger o patrimônio independente do momento de mercado

Ainda que uma retomada consistente da economia esteja prevista apenas após a imunização em massa da população, alguns sinais de melhora gradual já começam a ser percebidos. Mesmo assim, a imprevisibilidade ainda assusta investidores, que buscam proteger o patrimônio em momentos de incertezas.

A boa notícia é que apesar do receio de uma segunda onda global de contágio do coronavírus e das tensões econômicas, o mercado financeiro já esboça uma recuperação.

Em 23 de março, o Ibovespa, comumente usado como sinônimo da bolsa brasileira, atingiu seu ponto mais baixo no ano, acumulando uma desvalorização de 45% em relação ao início de 2020. Após passar a maior parte de abril estável na faixa dos 80 mil pontos, o Ibovespa voltou a crescer em maio e junho e segue em alta.

“Já estamos em patamares muito próximos aos do pré-covid. A questão agora é outra e diz respeito somente ao Brasil. Estamos descorrelacionados do mundo, uma vez que os problemas são locais, como nossa agenda fiscal e tributária”, diz Paulo Provenzano, sócio-fundador, assessor e responsável pela mesa private da Zahl Investimentos.

Segundo especialistas, estamos em compasso de espera de informações relevantes que impactam diretamente na velocidade da recuperação. “Não acho que o índice vai desmoronar, mas também não recupera tão rápido. Penso em lateralidade de mercado, com o índice Ibovespa oscilando entre 95 e 110 mil pontos até o final de 2020. Precisamos de uma ajuda política com agenda pró-mercado”, afirma Paulo.

Neste momento turbulento existem algumas alternativas que podem ajudar a proteger os investimentos. “Por exemplo, os hedges (proteção) de carteiras com call e puts de operações com opções, BOVA11 e ativos com capital protegido (COEs). Além disso, acho interessante alguma realização de posições ganhadoras, para fazer caixa e aproveitar alguma oportunidade que surja”, aconselha o especialista.

Para mitigar os riscos, também é fundamental apostar na diversificação de carteira. Por mais que a renda fixa não esteja atrativa neste momento, por conta da Selic baixa, é importante ter em carteira alguma frente pré-fixada.

Além disso, Paulo acredita que buscar ativos descorrelacionados do Brasil também faz sentido no momento. “Hoje, conseguimos acessar uma gama interessante de produtos no exterior da plataforma da XP Investimentos”, afirma.

Outra dica do especialista é contar com Fundos Imobiliários de papel e de logística, setores menos atingidos pela pandemia. “E para finalizar, buscar ativos mais sofisticados, como os Fundos de Participação”, pontua.

Paulo reconhece que o cenário é desafiador e requer uma equipe experiente para construir opções específicas para cada tipo de cliente. “Nosso time é experiente, já passamos por várias crises e isso faz com que sejamos mais assertivos neste momento de turbulência. Pode não parecer, mas faz muita diferença para o cliente”, explica.

Dentro do escritório da Zahl, há áreas especialistas como Área de Renda Variável, de Crédito Privado, Private e outras que facilitam a tomada de decisão dos investimentos tanto pelo cliente quanto pelo assessor e ajudam a impulsionar ganhos e proteger o patrimônio.

Conheça mais sobre a assessoria da Zahl Investimentos e proteja seu patrimônio.

Importante: A publicação acima é um conteúdo patrocinado, sendo que a Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (“InfoMoney”) não tem qualquer responsabilidade pelo conteúdo e informações disponibilizadas, não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações, não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. O autor ou empresa responsável pelo conteúdo estão indicados na própria publicação.


Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!