Como regular o ar-condicionado durante o inverno?

Temperatura deve ser moderada para diminuir o gasto de energia elétrica

           O aparelho de ar-condicionado deixou de ser um equipamento somente para ser utilizado no verão. Com os equipamentos mais modernos, além de refrescar o ambiente, também há a opção de deixar o ar mais quente para os dias mais frios, proporcionando conforto térmico também no inverno.

            A regulagem do ar-condicionado, no entanto, é um ponto essencial para se levar em conta durante esta estação do ano. De acordo com o engenheiro mecânico e conselheiro da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação, Ricardo Vaz de Souza, é preciso ter moderação na temperatura.

            “Aconselhamos sempre a deixar entre 21° e 24,5°, pois é a temperatura em que o corpo melhor se adapta”, diz o profissional. “Se colocarmos em 30° para esquentar o ambiente e depois abaixar a temperatura, o que é comum acontecer, o gasto de energia elétrica aumenta, pois o equipamento vai realizar dois processos: aquecer e depois resfriar o ambiente”, explica.

            A eficiência energética, inclusive, é um fator que você deve se atentar quando for comprar o equipamento. Hoje, já existem, por exemplo, modelos que foram pensados desde o início para gastar menos energia e também para não agredir a camada de ozônio, como o ar-condicionado inverter, já que alguns produtos utilizam um gás prejudicial ao meio ambiente.

            O modo sleep também é outra função que preza pela economia de energia e que está presente em alguns aparelhos. Ele mantém a mesma temperatura durante a noite, evitando oscilações e, consequentemente, maior gasto no final do mês, além de poder programar o desligamento do equipamento. O ideal é procurar por produtos que tenham funções semelhantes ou complementares para que você economize na conta no final do mês ao mesmo tempo que garante um conforto durante o inverno.

            Outra dica para deixar o ambiente ainda mais quente é deixar a luz solar entrar, abrindo as cortinas e deixando os vidros fechados. A ventilação do ar-condicionado não deve incidir diretamente no usuário, porque isso pode provocar ressecamento das mucosas e agravamento de alergias.

            Para prevenir problemas de saúde ocasionados pelo uso do aparelho, é recomendado realizar com frequência a limpeza do equipamento. A higienização correta diminuirá as chances de proliferação de fungos e bactérias. Mesmo se você não liga o equipamento constantemente, esse procedimento é extremamente necessário.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: