fbpx

Como se vestir para uma apresentação em público?

Oi, Speaker!

Para você, o que é comunicação? O que vestimos durante uma apresentação em público diz algo sobre nós? Será que um visual equivocado pode prejudicar a nossa fala?

Podemos pensar na comunicação como o processo no qual transmitimos uma mensagem para os demais. Essa tal mensagem é transmitida pelo que dizemos – nossa linguagem verbal – e pela forma como nosso corpo atua – nossa linguagem não-verbal – enquanto nos comunicamos.

Dentro da linguagem não-verbal, está tudo aquilo que faz parte de uma dinâmica não-falada e, ao contrário do que muitos imaginam, tem grande influência na imagem que os outros terão de nós e no quanto confiarão em nossas palavras. O modo como nos vestimos se inclui nessa dinâmica e, por isso mesmo, precisamos ter o cuidado de não menosprezar a importância do visual em situações de exposição de fala.

Mas, afinal, como se vestir para uma apresentação em público? Se essa também é sua dúvida, siga a leitura e informe-se!

Por que é necessário pensar no que iremos vestir em uma situação de exposição de fala?

Nas etapas de preparação para uma situação de exposição de fala, seja ela uma apresentação em público, uma reunião importante ou uma entrevista de emprego, temos tempo para planejar diversos aspectos sobre a nossa performance. Decidir qual será o tema principal, criar um roteiro, definir palavras-chave e pensar em estratégias para responder perguntas são algumas das muitas ações prévias.

Nessas ações, planejar o que iremos vestir deveria estar entre as prioridades. Os motivos? A audiência não nos julgará apenas pelo que dissermos e pela forma como nos comportarmos, ela também avalia a escolha da nossa roupa. Em situações de exposição de fala, estamos em evidência. E, por isso mesmo, é necessário dar importância à imagem pessoal.

No livro “TED Talks: o guia oficial TED para falar em público”, aparecem alguns conselhos importantíssimos para a escolha do que vestir em uma apresentação. Veremos alguns deles a seguir. Confira!

Sempre se baseie no contexto da sua apresentação!

Um dos aspectos principais para decidir o que usar em uma situação de exposição de fala é o contexto no qual essa situação está incluída. O contexto ditará o grau de formalidade e o que seria indicado ou não. Por exemplo, terno completo e gravata não são ideais para uma apresentação que tem um tom um pouco mais informal.

Cuidado com a extravagância. Opte pelo equilíbrio!

Independente do contexto, ter cuidado para não extravagar na escolha da roupa, maquiagem e acessórios é sempre um cuidado importante. E pelo mesmo motivo: durante a sua exposição oral, o foco deve estar no que você fala. Se as pessoas passarem a prestar mais atenção no que você está usando (e não no que diz), haverá um problema. Especialmente em gravações de vídeo, a sobriedade na hora de vestir é uma grande aliada.

Leve em consideração o seu conforto!

Estar em uma apresentação em público significa passar um bom tempo de pé, locomovendo-se no palco. Assim, o conforto e a comodidade da sua roupa também precisam ser levados em conta na hora de decidir o seu look. Tudo o que possa atrapalhar a sua concentração e bem-estar deve ser evitado. Afinal, para que tudo saia como o esperado, é preciso que nosso corpo e nossa mente funcionem bem – e em sintonia.

Roupas manchadas ou amassadas? Nem pensar!

No começo desta nossa conversa, perguntei: será que a forma como nos vestimos pode prejudicar a nossa fala? Sim, Speaker! Especialmente se o que vestimos transmite a impressão de que não nos importamos o suficiente com a nossa apresentação. Vejamos bem: uma roupa amassada, manchada, rasgada demonstram o descaso que o comunicador teve ao se preparar. Investir na higiene e na prolixidade do que usamos é uma das formas de que a audiência perceba nosso interesse e, principalmente, tenha confiança em nós e no que estamos dizendo.

 

Para decidir diversos aspectos de uma apresentação, incluindo a forma como nos iremos vestir, é necessário demonstrar, em cada detalhe, o zelo e a dedicação que tivemos aos nos preparar para estar ali, em frente àquelas pessoas e defendendo nossas ideias da melhor forma possível. Pense nisso antes de cada apresentação!

Dúvidas? Fale com a The Speaker!

 

Fonte:

www.thespeaker.com.br

The Speaker

  • separator

Fonte: TERRA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!