fbpx

como um empresário quebrado criou a maior produtora de ovos do Brasil

SÃO PAULO – Quando resolveu comprar 30 mil galinhas de um amigo em 1987, o “business plan” do mineiro Leandro Pinto era simples. “Eu pensei: galinha bota ovo todo dia, ela botando todo dia, eu vou ter dinheiro todo dia. Tendo dinheiro todo dia, vou conseguir acalmar meus credores”, conta.

Para fazer a compra, ele vendeu um caminhão e um Fiat Uno — tudo o que lhe havia sobrado de bens após quebrar sua antiga empresa. Foi assim que teve início o Grupo Mantiqueira — hoje a maior produtora de ovos do Brasil.

A trajetória completa de Leandro é tema do episódio 58º episódio do podcast Do Zero ao Topo. É possível seguir e escutar o programa pela ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox e demais agregadores.

Leandro começou a trabalhar ainda na adolescência. Seus pais — donos de uma fábrica — queriam que o filho focasse nos estudos, mas o jovem sempre quis conquistar sua independência financeira. “Eu achava que sabendo somar e multiplicar já estava ótimo”, conta.

Depois de uma experiência como office boy em um banco, decidiu empreender. O primeiro negócio foi uma fábrica de carroças. Depois, montou uma lója de máquinas agrícolas. Quando achou que enriquecera com o negócio, uma crise econômica o fez quebrar. “Esse foi o grande MBA da minha vida”, diz.

Enquanto fazia planejamentos para entender como pagar todos os fornecedores que devia, veio a proposta para comprar as galinhas. Confira a história completa no podcast.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como André Penha, cofundador do QuintoAndar, David Neeleman, fundador da Azul, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgard Corona, da rede Smart Fit.

 

Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!