fbpx

Como usar a voz, essa forma mágica de comunicação?

Olá, Speakers! Prontos para mais uma conversa sobre comunicação e oratória? Então, vamos lá!

O tema de hoje é de suma importância e, ainda assim, não tem tanto destaque quanto outros assuntos relacionados à comunicação. O uso da voz – que precisa ser prioridade para quem quer ser um comunicador acima da média – nem sempre é discutido como deveria e muitos não sabem como aprimorar a forma que utilizam essa ferramenta.

Sim, meus caros Speakers, a voz é uma ferramenta. Costumo dizer que é um instrumento e, como tal, precisa de cuidados e atenção para ter o melhor uso. Neste artigo, separei as principais técnicas e cuidados que nós, comunicadores, devemos ter em relação a nossa voz. Confira e informe-se!

Como usar a voz durante uma apresentação?

Quando o assunto é o uso da voz, Julian Treasure é um dos nomes de maior destaque, com participações notáveis nas Conferências TED abordando esse tema. Algumas das técnicas que Treasure indica para o bom uso da voz, especialmente em situações de exposição da fala, como as apresentações em público, são:

Encontre uma frequência confortável para a sua voz

Registro vocal é, de forma simplificada, o intervalo do alcance que a nossa voz consegue chegar entre os sons mais graves até os mais agudos. Os grandes cantores costumam ter amplos registros vocais, alcançando, assim, notas que pessoas “comuns”, por assim dizer, não alcançam.

Nas apresentações em público, não é necessário chegarmos aos extremos vocálicos, pelo contrário. Como comunicadores, é importante encontrarmos um lugar (uma frequência) intermediário, que seja confortável para falar e para que os outros nos escutem.

Essa postura pode parecer simples à primeira vista, mas é um erro muito comum. Em situações de exposição de fala, quando o nervosismo e a ansiedade estão mais altos que o normal, pode ser difícil controlar a voz e, sem nos darmos conta, falamos fora desse meio termo entre o grave e o agudo. Com isso, problemas como rouquidão ou perda de voz podem acontecer.

Não quer ser monótono? Então varie o tom da sua voz!

A palavra “monótono”, conceitualmente, significa “um tom”. O seu significado também está atrelado a algo chato ou entediante e isso acontece por uma boa razão: as pessoas tendem a ter mais dificuldades de prestar atenção quando quem fala usa apenas um único tom de voz todo o tempo.

Assim, nas suas apresentações, procure variar o seu tom de voz. Como dissemos no tópico anterior, é indispensável encontrar uma frequência confortável, mas isso não significa falar da mesma forma (no mesmo tom e volume) todo o tempo.

Quando eu disse que a voz é um instrumento, me refiro ao fato de que, se bem usada, ela cumpre diversas funções. Um tom mais grave, por exemplo, pode contribuir para aumentar a emotividade. Enquanto um tom mais agudo está atrelado à alegria ou entusiasmo.

Se variamos o tom da nossa fala, damos mais vida ao nosso discurso e, por consequência, atraímos a atenção de quem nos está assistindo.

Esteja atento ao ritmo da sua fala

Se você já conversou com alguém que fala muito rápido, provavelmente já sabe que é difícil prestar atenção em uma fala desse tipo, não é verdade? Falar com ritmo muito acelerado, além de demonstrar nervosismo e ansiedade, dificulta o entendimento do que estamos dizendo.

Isso quer dizer que devemos falar lentamente? Não. Na comunicação, os extremos quase nunca são bem-vindos e, no uso da voz, isso não é diferente.

Falar lentamente pode ser bastante útil, mas apenas por curtos períodos de tempo. Quando usamos um tom mais lento, nossos ouvintes entendem que algo interessante está por vir e se mantêm atentos. Porém, se o ritmo lento se mantiver por toda a apresentação, corremos um risco enorme de perder a atenção do público.

 

Aquecer a nossa voz antes de subir ao palco e evitar bebidas geladas ou ambientes muito frios também são cuidados que devemos ter no nosso dia a dia.

Comunicar-se bem tem a ver com uma série de fatores, ligados tanto ao conteúdo da nossa fala quanto ao modo como qual transmitimos esse conteúdo. O uso da voz traz impactos significativos na hora de dialogarmos com outras pessoas! Por isso mesmo, é sumamente necessário aprimorar nossas habilidades e sabermos utilizar a nossa voz como um instrumento!

 

Fonte:

Aprenda como usar a sua voz: ela é uma ferramenta poderosa!

The Speaker

  • separator

Fonte: TERRA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!