Como vender um carro usado? Especialistas ensinam como valorizá-lo

O mercado de carros usados registrou vendas de quase 7 milhões de unidades no primeiro semestre de 2019, o que mostra que muita gente tem o desejo de vender seu carro e de comprar novos modelos.
Seja para levantar fundos para um investimento, seja para comprar um modelo mais recente ou seja para suprir as necessidades de alguém, vender o automóvel é uma excelente maneira de conseguir um dinheiro extra.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que esse veículo estará bem valorizado quando entrar em uma negociação de venda, tanto com uma concessionária quanto com algum amigo ou conhecido.
Como proceder diante dessa negociação, a equipe especializada da NoxCar – uma das maiores revendas do país – foi consultada para que esclarecesse pontos que ajudam a valorizar um veículo.

Algumas dicas valiosas a seguir.

O básico é importante (e muito valorizado)

Muita gente não sabe, mas um trabalho básico para cuidar do veículo é um elemento que valoriza muito o carro antes de colocá-lo à venda.
Isso acontece porque não é todo mundo que faz o básico para deixar o carro apresentável e, por isso, quem o faz se destaca no meio da multidão.
“Antes de tirar fotos ou de apresentar o carro para um interessado, leve-o para um serviço de limpeza interna e externa. Além disso, faça uma vistoria leve em busca de problemas estéticos, como tecido do banco furado, alguma mancha no painel, cheiros estranhos etc. Tudo isso ajuda a não atrapalhar a venda ou afastar os interessados”, revela o especialista da NoxCar.

Por isso, antes mesmo de colocar um carro para vender, deixá-lo impecável é essencial, cuidando da sua aparência e corrigindo problemas que possam afastar os interessados.
É claro que um livro não deve ser julgado pela capa, mas, ao mesmo tempo, também é verdade que a primeira impressão é a que fica. Por essa razão, usá-la sempre, faz toda a diferença.

A Vistoria Cautelar é essencial para vender um carro

Um dos problemas para conseguir vender um carro é a desconfiança que o outro lado tem. Afinal, todo mundo sabe que automóveis podem ter complicações diversas, e comprar um sem checar a procedência é algo muito arriscado.
Quais os tipos de problemas aquele veículo tem? Qual o nível de desgaste das peças ou similares?
Tão importante quanto garantir que um carro esteja em excelentes condições, é poder comunicar isso ao interessado de forma simples e confiável. E uma boa maneira de conseguir essa garantia é pela Vistoria Cautelar.

“A Vistoria Cautelar é como um check up médico. Ela consiste em uma avaliação abrangente do veículo, desde as suas partes estruturais e mecânicas até a situação documental”, revela o especialista.

Resumindo: a Vistoria Cautelar é um processo que verifica se o carro está em boas condições mecânicas, estruturais, se está com a documentação em ordem, se foi batido em algum momento, se sofreu um sinistro, se foi chamado em um recall e não compareceu, enfim, todas essas informações.
Caso o veículo seja aprovado na Vistoria, ele recebe um selo de procedência, que é uma espécie de comprovativo de qualidade. Se o carro tem esse selo, é porque foi comprovado de onde ele veio e que não há nenhum problema com ele.

O mais importante é que a Vistoria Cautelar é feita por uma empresa independente e auditada pelo DETRAN, ou seja, seu trabalho é imparcial e confiável.
Quando o carro tem o selo de procedência, torna-se muito mais fácil vendê-lo.
Alguns opcionais ajudam a valorizar o carro
É natural que o veículo perca valor com o tempo. No entanto, alguns opcionais ajudam a elevar o preço de venda do automóvel e fazer com que ele não fique muito desvalorizado.

“Alguns opcionais são muito procurados pelo público consumidor, o que valoriza os carros. No entanto, outros podem até diminuir o preço de venda do veículo”, diz o especialista.

Dentre os opcionais que ajudam a aumentar o preço do carro estão o ar-condicionado, sensores de estacionamento, itens de segurança (alarme, cinto de segurança de 3 pontos), teto solar, banco de couro e rodas de liga leve.
Outros opcionais que podem ajudar na valorização do veículo são as travas elétricas, controle de estabilidade e sistema de direção hidráulica ou elétrica.

“Os opcionais mais buscados são aqueles que contribuem para o conforto ou funções do carro, deixando-o mais seguro ao dirigir, protegendo-o contra roubos ou simplesmente fazendo com que o ato de dirigir seja mais prazeroso”, explica o especialista. “Já opcionais estéticos podem diminuir seu valor”, complementa.
Itens como a calha de chuva para carro, adesivos, rebaixamento e pintura em cores incomuns são elementos que podem dificultar a venda do carro, o que naturalmente diminuirá o seu preço de mercado.

A documentação é essencial para valorizar o veículo

Ter a documentação em ordem é essencial para vender o carro de maneira legal e sem correr riscos. No entanto, muita gente ainda recorre ao mercado paralelo para fazer negócios, por não ter a documentação em dia.
Isso faz com que o veículo seja naturalmente desvalorizado e, portanto, que o valor recebido pela venda do mesmo seja bem inferior ao esperado.
“Seja qual for o problema de documentação que ele tenha, como o IPVA atrasado ou multas, vale mais a pena pagar para regularizar a documentação do veículo do que tentar vendê-lo com seus documentos não regularizados”, explica o especialista da NoxCar.
Ainda em relação aos documentos, também não se deve esquecer de fornecer o manual do veículo e a sua chave reserva.

O primeiro é essencial para mostrar que todas as revisões e manutenções foram feitas de acordo com as normas estabelecidas pelo fabricante, o que é especialmente útil se o veículo for um seminovo e estiver dentro da garantia de fábrica.

“Se mesmo assim estiver difícil para efetuar a venda do carro, uma última dica é a tentativa do processo de consignação com alguma concessionária de confiança”, conclui o especialista da NoxCar .

Website: https://noxcar.com.br

DINO
Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

  • separator

Fonte: PORTAL TERRA – NOTÍCIAS

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: