Comparativos em inglês – Estudo Prático

“O que é comparativo em inglês?” é uma dúvida recorrente no aprendiz da língua que já consegue utilizar bem seu vocabulário e construções verbais. Comparar elementos é uma estrutura um pouco mais elaborada, mas nem por isso é difícil de ser compreendida. Nesse artigo, você vai aprender a forma correta de fazê-lo.

Sempre que se pensa em fazer comparações nós teremos nas frases a presença de dois sujeitos e de, pelo menos, um adjetivo. Um sujeito vai sempre guardar mais ou menos predicados em razão ao outro pra que uma comparação seja feita.

A partir do momento em que esses adjetivos são inseridos, nós podemos pensar em modalidades como: comparativo de igualdade em inglês, de superioridade e, também no comparativo de inferioridade.

Montá-los é bastante simples e esse texto vai te ajudar a fazer isso e entender para que servem cada uma dessas modalidades. Vamos começar?

Comparativo de igualdade em inglês

A necessidade de se utilizar um comparativo de igualdade em qualquer que seja a língua surge diante da informação que alguém ou algo guarda uma característica na mesma proporção que outra pessoa ou coisa.

Em inglês, a fórmula em que se utiliza esse grau dos adjetivos é bastante simples e será usada sempre que a sua intenção é colocar dois elementos no mesmo patamar. Observe como é simples utilizar-se do grau comparativo de igualdade dos substantivos:

Sujeito 1 + verbo + as + adjetivo + as + sujeito 2

Na prática, você poderá observar que construir exemplos com essa estrutura é ainda mais simples, veja:

– Albert Einstein (sujeito 1) was (verbo to be para terceira pessoa do singular – he – conjugado no past simple) as important (adjetivo) as Isaac Newton (sujeito 2). – Albert Einstein foi tão importante quanto Isaac Newton.

– Your parentes (sujeito 1) are (verbo to be para terceira pessoa do plural – they – conjugado no present simple) as busy (adjetivo) as mine (sujeito 2). – Seus pais são tão ocupados quanto os meus.

Seguindo essa fórmula você pode criar quaisquer frases que venham à sua mente. Como poderá observar em outros exemplos abaixo:

– Bruna Marquezine is as beautiful as Marina Ruy Barbosa. – Bruna Marquezine é tão bonita quanto Marina Ruy Barbosa.

– Living in São Paulo is as expensive as living in Rio de Janeiro. – Morar em São Paulo é tão caro quanto morar no Rio de Janeiro.

– Domino’s Pizza’s are as delicious as Pizza Hut’s. – As pizzas da Domino’s são tão deliciosas quanto às da Pizza Hut.

Comparativo de superioridade em inglês

Comparar em grau de superioridade é colocar dois sujeitos ou objetos em situação onde um estará em um patamar superior ao outro. Desta forma, é diferente do que vimos anteriormente. Neste caso, um dos sujeitos presentes na oração terá um pouco mais de adjetivação que o segundo.

Ao tratar do grau comparativo de superioridade, a primeira estrutura vem com a intenção de falar em inglês mais que no sentido de comparação. E, para isso, usaremos more than.

É uma estrutura bastante simples. Observe como isso se dá:

– Taylor Swift has more Grammys than Adele. – Taylor Swift tem mais Grammys que Adele.

– The leather jacket costs more than the wool coat. – A jaqueta de couro custa mais que o casaco de lã.

Da mesma forma, existem outros exemplos em que essa mesma estrutura facilmente pode-se encaixar:

– I’ve heard more than I’d expected about him. – Eu ouvi mais do que eu esperava sobre ele.

– My daughter’s always studied more than my son. – Minha filha sempre estudou mais que meu filho.

– Vinyl records lasted on sale more than CDs. – Discos em vinil duraram à venda mais que CDs.

Porém, como você observar, para comparações entre ações verbais eu não utilizei de nenhum adjetivo. Foram apenas comparativos entre ações, por isso, em todos os exemplos more than conseguiu sozinho realizar a comparação de superioridade.

No grau comparativo de superioridade dos adjetivos existem algumas regras de utilização dos mesmos que se observadas tornarão bastante fácil a compreensão do tema.

Adjetivos pequenos

Para adjetivos pequenos nós adicionaremos ao final dos mesmos ER ou R e um THAN para fazermos as comparações, por exemplo:

– Label clothes are cheap in the USA.  – Roupas de marca são baratas nos Estados Unidos. (uso normal do adjetivo)

– Label clothes are cheaper in the USA than in Brazil. – Roupas de marca são mais baratas nos Estados Unidos que no Brasil. (grau comparativo de superioridade do adjetivo)

– My brother has small feet. – Meu irmão tem pés pequenos. (uso normal do adjetivo)

– My feet are smaller than my brother’s. – Meus pés são menores que os do meu irmão. (grau comparativo de superioridade – embora para nós, ao traduzir pareça de inferioridade)

– My grandparents have a nice house. – Meus avós tem uma casa legal. (uso normal do adjetivo)

– My grandparents farm is nicer than their house. – A fazenda dos meus avós é mais legal que a casa deles. (grau comparativo de superioridade do adjetivo)

Adjetivos terminados em CVC

Para adjetivos que terminam no famoso CVC (consoante + vogal + consoante), tão adorado pela maioria dos professores de inglês, você dobrará a última consoante e acrescentará ER e THAN para a comparação, perceba:

– Be careful, the food is hot. – Tenha cuidado, a comida está quente. (uso normal do adjetivo)

– Ok, but you forgot to tell me that the coffee is hotter than the food.  – Tudo bem, mas você esqueceu de me dizer que o café está mais quente que a comida. (grau de superioridade do adjetivo)

– São Paulo is big. – São Paulo é grande. (uso normal do adjetivo)

– New York is bigger than São Paulo. – Nova Iorque é maior que São Paulo. (grau de superioridade do adjetivo)

Fique atento às exceções

Nessas duas primeiras regras, existem exceções para palavras que mesmo pequenas ou que terminem em CVC não terão o acréscimo apenas de ER ou R, nem terão sua última consoante dobrada. E sim, palavras específicas para seu comparativo.

São palavras como:

  • Good = Bom; Well  = Bem.

Que terão, ambas, o comparativo: better than, ou seja melhor que. Observe em alguns exemplos como isso pode ser usado:

– Lord Of The Rings is a good movie. – Senhor dos Anéis é um bom filme. (uso normal do adjetivo)

– Harry Potter is better than Lord of The Rings – Harry Potter é melhor que Senhor dos Anéis. (grau comparativo de superioridade)

– My brother’s told me he’s not doing well in New York. – Meu irmão me disse que não estava indo bem em Nova Iorque. (uso normal do adjetivo)

– But, my father insists that things are going better than expected. = Mas, meu pai insiste que as coisas estão indo melhores que o esperado. (grau comparativo de superioridade)

Que tem como comparativo: worse than, ou seja pior que:

– Your son has a bad behavior – Seu filho tem um mal comportamento. (uso normal do adjetivo)

– You son today behaved worse than yesterday. – Seu filho hoje comportou-se pior que ontem. (grau comparativo de superioridade)

– They said she’s bad. – Eles disseram que ela é ruim. (uso normal do adjetivo)

– I know his worse than her. – Eu sei que ele é pior que ela. (grau comparativo de superioridade)

Que tem em seu comparativo: further than, significando para nós mais longe ou mais distante. Observe:

– Europe is far. – A Europa é distante. (uso normal do adjetivo)

– Asia is further than Europe  – A Ásia é mais distante que a Europa. (grau comparativo de superioridade)

Adjetivos que terminam com consoante seguida de Y

Quando um adjetivo termina em consoante seguido de Y, você retira o Y, troca por IER e adiciona o THAN para a forma comparativa de superioridade com esses adjetivos:

  • Pretty = Bonito (a) / Lindo (a)

– Chris Pratt is pretty – Chris Pratt é lindo. (uso normal do adjetivo)

– Chris Evans is prettier than Chris Pratt – Chris Evans é mais lindo que Chris Pratt. (grau comparativo de superioridade)

– Wearing Versace is fancy. – Usar Versace é elegante. (uso normal do adjetivo)

– Wearing Prada is fancier than wearing Versace. – Usar Prada é mais elegante que usar Versace. (grau comparativo de superioridade)

– Some people thing Math is easy – Algumas pessoas pensam que matemática é fácil. (uso normal do adjetivo)

– I think English is easier than Math – Eu acho que inglês é mais fácil que matemática. (grau comparativo de superioridade)

Adjetivos com mais de duas sílabas

Quando o adjetivo tem mais de duas sílabas o seu comparativo de superioridade não acrescentará qualquer elemento na formação da palavra. Portanto, terá a seguinte fórmula:

More + adjetivo + than

– Porto de Galinhas is a beautiful beach. – Porto de Galinhas é uma praia bonita. (uso normal do adjetivo)

– Fernando de Noronha is more beautiful than Porto de Galinhas. – Fernando de Noronha é mais bonita que Porto de Galinhas. (grau comparativo de superioridade)

– Jeep is an expensive label. – Jeep é uma marca cara. (uso normal do adjetivo)

– BMW is more expensive than Jeep. – A BMW é mais cara que a Jeep. (grau comparativo de superioridade)

  • Intelligent = Inteligente

– I’m intelligent. – Eu sou inteligente. (uso normal do adjetivo)

– My brother is more intelligent than me. – Meu irmão é mais inteligente que eu. (grau de superioridade do adjetivo)

Comparativo de inferioridade em inglês

Ele será usado por você quando na língua inglesa você precisar fazer alguma comparação entre dois elementos, colocando um deles em um patamar inferior ao outro. É o inverso do que vimos anteriormente, e, pode ser feito utilizando-se também de fórmulas, que serão um pouco distintas:

Para montar frases com o grau comparativo de inferioridade você deverá seguir a seguinte fórmula:

Sujeito 1 + verbo + not as + adjetivo + as + sujeito 2

Observe como essa estrutura funciona:

– Nicole Bahls (sujeito 1) is (verbo to be conjugado para a terceira pessoa do singular feminina – she – no present simple) not as intelligent (adjetivo) as Albert Einstein (sujeito 2). – Nicole Bahls não é tão inteligente quanto Albert Einstein.

– Angélica (sujeito 1) was always (verbo to be conjugado para a terceira pessoa do singular feminina – she – no past simple acompanhado de always) not as beautiful (adjetivo) as Xuxa (sujeito 2). – Angélica sempre foi não tão bonita quanto Xuxa.

Observe outros exemplos de como isso pode ser aplicado:

– Cláudia Leitte is not as famous as Ivete Sangalo. – Cláudia Leitte não é tão famosa quanto Ivete Sangalo.

– A day off on Monday is not as good as a day off on Friday. – Um dia de folga na segunda não é tão bom quanto um dia de folga na sexta.

– My nephew is not as polite as my niece. – Meu sobrinho não é tão educado quanto minha sobrinha.

Outra forma de fazer comparativo de inferioridade com adjetivos é utilizando-se da estrutura:

Sujeito 1 + verbo + less + adjetivo + than + sujeito 2

A mudança que você terá nesse caso será semântica, pois, a frase no lugar de significar: não tanto quanto, passará a significar menos que.

Observe em alguns exemplos como essa estrutura pode funcionar:

– My cell phone battery lasts less than my best friend’s. – A bateria do meu celular dura menos que a da minha melhor amiga.

– Traveling abroad is less expensive than two years ago. – Viajar para o exterior está menos caro que dois anos atrás.

– Women need to work less than men to get retired. – Mulheres precisam trabalhar menos que homens para se aposentar.

– My friends are less fun than the usual last night. – Meus amigos estavam menos divertidos que de costume ontem à noite.

Fonte: Portal Estudo Prático / Terra

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: