fbpx

Concurso Diplomata: Provas suspensas? Confira os detalhes!

Confira o conteúdo completo Concurso Diplomata: Provas suspensas? Confira os detalhes!




Olá concurseiros que irão realizar o Concurso Diplomata. O MPF (Ministério Público Federal) recomenda o adiamento das provas do certame, diante da situação da pandemia de Covid-19 no Brasil.

A princípio, a data de aplicação das provas é para o dia 30 de agosto de 2020. Porém, a informação publicada no site do MPF pode fazer com que a data seja suspensa até que a situação de emergência de saúde pública esteja minimamente controlada no país.

O pedido foi enviado mediante um documento assinado por quatro procuradores da República, ao Instituto Rio Branco e para o IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento). As entidades têm cinco dias úteis para prestar a informação ao atendimento do pedido.

A banca organizadora IADS informou ainda no mês de julho, que a data de realização das provas seria mantida, e que havia preparado um protocolo de prevenção e segurança para o dia dos exames, orientado pelo OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo Ministério da Saúde.

Contudo, a recomendação do Ministério Público Federal evidencia que, impondo a atual data para a aplicação das avaliações, a banca organizadora não irá conseguir evitar a aglomeração de pessoas, e vai obrigar os candidatos a escolherem entre deixar de seguir as normas que determinam o isolamento em caso de contágio, ou renunciar ao direito de participação do certame.

Concurso Diplomata

São ofertadas 25 destinadas a candidatos de nível Superior. A remuneração inicial para o cargo de Diplomata é no valor de R$ 19.199,06. Após a aprovação no concurso, o candidato participará do Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco, cuja aprovação é condição essencial à confirmação do candidato no cargo.

As 25 oportunidades estão distribuídas da seguinte forma:

Terceiro-Secretário da carreira de Diplomata

  • Ampla concorrência: 18 vagas;
  • Candidatos negros: 05 vagas;
  • Pessoas com deficiência: 02 vagas.

Etapas do Concurso Diplomata

O certame será composto por três etapas. São elas:

  • Primeira Fase: Prova Objetiva, constituída de questões do tipo CERTO ou ERRADO de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia e direito, de caráter eliminatório;
  • Segunda Fase: Provas Escritas de língua portuguesa e língua inglesa, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Terceira Fase: Provas Escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório.

Prova Objetiva

A Prova Objetiva estava prevista para ser realizada no dia 30 de agosto de 2020, nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, em dois períodos: o primeiro, com início às 09h30min, com duração de 3 horas. Já o segundo, iniciando-se às 15 horas, com duração de 3 horas.
A previsão é de que os locais de aplicação da prova serão informados no site da banca organizadora, IADES, a partir do dia 24 de agosto de 2020 (se for suspensa, a data mudará).

Se ocorrer normalmente, sem suspensão, a Prova Escrita de língua portuguesa (Segunda Fase), será aplicada nas capitais onde houver candidatos aprovados na Primeira Fase, na data provável de 27 de setembro de 2020, e terá duração de 5 horas, com início às 14 horas. Já a prova escrita de língua inglesa (Segunda Fase), será realizada no dia 28 de setembro 2020, com duração de 5 horas, iniciando às 14 horas.

As Provas Escritas de história do Brasil, de política internacional, de geografia, de economia, de direito e direito internacional público e de língua espanhola e língua francesa (Terceira Fase), de caráter eliminatório e classificatório.

A princípio as datas de aplicação são essas:

  • 31 de outubro de 2020: Prova de história do Brasil, iniciando-se às 9 horas;
  • 31 de outubro de 2020: Prova de geografia, iniciando-se às 15 horas;
  • 01 de novembro de 2020: Prova de política internacional, iniciando-se às 9 horas;
  • 01 de novembro de 2020: Prova de economia, iniciando-se às 15 horas;
  • 02 de novembro de 2020: Prova de direito, iniciando-se às 9 horas;
  • 02 de novembro de 2020: Prova de língua espanhola e língua francesa, iniciando-se às 15 horas.

O que faz um Diplomata?

Saiba quais são as atribuições do cargo:

Descrição sumária das atribuições do cargo: aos servidores da carreira de diplomata incumbem, nos termos do art. 3º da lei nº 11.440/2006, atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

Confira a página do certame, acessando esse link -> Concurso Diplomata.

Para mais informações referentes ao Concurso Diplomata, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.

O post Concurso Diplomata: Provas suspensas? Confira os detalhes! apareceu primeiro em Editora Solução.

Fonte: Editora Solução

Faça o Download da Apostila / Concurso Diplomata: Provas suspensas? Confira os detalhes!



Baixar apostila para concurso

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!