fbpx

Concurso ESA: Banca está definida para a aplicação das provas!

Confira o conteúdo completo Concurso ESA: Banca está definida para a aplicação das provas!




Olá concurseiros que se interessam em realizar o Concurso ESA (Escola de Sargento das Armas). O órgão contratou a banca organizadora que será responsável pela realização das provas.

Banca Organizadora

A empresa contrata foi a Metrópoles Soluções Governamentais. A definição veio após as Provas Escritas terem sido remarcadas para o dia 04 de outubro de 2020.

A assinatura do contrato foi realizada no dia 18 de junho, concedendo o aval para que a empresa inicie os seus trabalhos de apoio. O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial da União, e indica vigência até o mês de dezembro de 2020.

Cargos, vagas e salários do Concurso ESA 2020

São ofertadas 1.100 vagas para candidatos de nível Médio, destinadas às áreas de Aviação, Saúde e Música, sendo distribuídas da seguinte forma:

Área Geral:

  • 900 (novecentas) para os candidatos do sexo masculino (Área Geral), sendo 180 (cento e oitenta) vagas destinadas à cota de negros; e
  • 100 (cem) para as candidatas do sexo feminino, sendo 20 (vinte) vagas destinadas à cota de negros (Área Geral).

Área Músico (ambos os sexos):

Área Saúde:

55 (cinquenta e cinco) para os candidatos da Área de Saúde, sendo 11 (onze) destinadas à cota de negros, de ambos os sexos.

O vencimento inicial pago pela Escola de Sargentos, de acordo com o último concurso, é de R$ 3.825,00 + adicional militar e adicional de especialização. Este valor pode chegar a R$ 5.049,00 com outros benefícios.

Quais são os requisitos básicos para a investidura nos cargos do Concurso ESA 2020?

Saiba quais são as exigências para que o candidato tome posse dos cargos ofertados:

  • Ser brasileiro;
  • Ter o nível médio completo, comprovado por declaração de instituição reconhecida pelo governo;
  • Ter nascido entre 1º de janeiro de 1997 e 31 de dezembro de 2004 para a área de Geral/Aviação, e entre 1º de janeiro de 1995 e 31 de dezembro de 2004 para a área de Música e Saúde;
  • Não ter sido julgado como “incapaz definidamente” para serviço ativo em Inspeção de Saúde anterior, sendo pelo Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros Militar;
  • Estar quite com as obrigações militares e eleitorais;
  • Ter pelo menos 1,60m de altura se candidato do sexo masculino, sendo aceitável 1,57m para candidatos de 16 anos, e 1,55m se do sexo feminino.

Como serão as provas do Concurso ESA 2020?

O certame será composto por duas fases. São elas:

1º Fase

  • Prova objetiva e discursiva;
  • Valorização de títulos;
  • Exame de Habilidade Musical (exclusivo para a área de Música);
  • Inspeção de Saúde;
  • Exame de Aptidão Física Preliminar (EAPP).

2ª Fase

  • Revisão médica;
  • Exame de Aptidão Física Definitivo (EAFD);
  • Comprovação dos requisitos biográficos;
  • Comprovação da hetero-identificação para candidatos autodeclarados pretos ou pardos que irão concorrer pelo sistema de cotas.

A Prova Objetiva está prevista para ser realizada no dia 04 de outubro de 2020, em diversas cidades do Brasil.

Rio Branco, Maceió, Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé, Macapá, Salvador, Fortaleza, Brasília, Vila Velha, Goiânia, Imperatriz, São Luís, Cuiabá, Rondonópolis, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, São João Del Rey, Três Corações, Uberlândia, Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Santarém, João Pessoa, Cascavel, Curitiba, Ponta Grossa, Petrolina, Recife, Teresina, Niterói, Rezende, Rio de Janeiro, Natal, Bagé, Cruz Alta, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, Santiago, Uruguaiana, Porto Velho, Boa Vista, Campinas, Guarujá, Lins, Pirassununga, São Paulo, Taubaté, Florianópolis, Aracaju e Palmas.

A Prova escrita será dividida em seis partes:

  • 1ª parte: Prova de Matemática (12 questões para áreas Geral/Aviação e 08 questões para as áreas Música/Saúde);
  • 2ª parte: Prova de Português (12 questões e 08 questões, respectivamente);
  • 3ª parte: Prova de História e Geografia do Brasil (12 questões e 06 questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e 08 questões e 04 questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
  • 4ª parte: Prova de Inglês (04 questões para área Geral/Aviação e 04 questões para as áreas de Música/Saúde);
  • 5ª parte: Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12 questões);
  • 6ª parte: Prova de Português (questão única discursiva/redação).

Para ser considerado aprovado na prova, o candidato deve obter, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, exceto a parte de Língua Inglesa, em que será preciso alcançar pelo menos 25% de acertos.

Já a prova de Redação, os candidatos precisam alcançar uma nota igual ou superior a 05 pontos para ser considerado aprovado. Os habilitados serão convocados para as próximas etapas avaliativas da seleção.

Redação: Redação Gênero textual; textualidade e estilo (funções da linguagem; coesão e coerência textual; tipos de discurso; intertextualidade; denotação e conotação; figuras de linguagem; mecanismos de coesão; a ambiguidade; a não-contradição; paralelismos sintáticos e semânticos; continuidade e progressão textual); texto e contexto; o texto narrativo: o enredo, o tempo e o espaço; a técnica da descrição; o narrador; o texto argumentativo; o tema; a impessoalidade; a carta argumentativa; a crônica argumentativa; a argumentação e a persuasão; o texto dissertativo-argumentativo; a consistência dos argumentos; a contra-argumentação; o parágrafo; a informatividade e o senso comum; formas de desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo; a introdução; e a conclusão.

Alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste, aprovado no Brasil pelo Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008 e alterado pelo Decreto nº 7.875, de 27 de dezembro de 2012.

Confira a página do certame, nesse link -> Concurso ESA.

Para mais informações referentes ao Concurso ESA, fique atento as publicações do Blog Editora Solução.

Estude com a Apostila ESA e parcele SEM JUROS

O post Concurso ESA: Banca está definida para a aplicação das provas! apareceu primeiro em Editora Solução.

Fonte: Editora Solução

Faça o Download da Apostila / Concurso ESA: Banca está definida para a aplicação das provas!



Baixar apostila para concurso

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!