fbpx

Concurso IBGE Temporários: O que cai na prova?

Confira o conteúdo completo Concurso IBGE Temporários: O que cai na prova?




Uma grande oportunidade está com as inscrições abertas, trata-se do processo seletivo IBGE com a oferta de mais de 2.600 vagas para candidatos que tenham nível médio de escolaridade. Portanto você não pode ficar de fora dessa, aproveite, e confira neste artigo tudo que cai na prova.

Prepare-se com a Apostila IBGE 2019 e parcele o pagamento SEM JUROS

Se você ficou interessado, saiba que as 2.658 vagas são para os cargos de Coordenador e Agente Censitário, ambos com exigência de nível médio completo, com remuneração inicial que varia de R$ 1.700,00 a R$ 3.100,00.

Como será a prova do processo seletivo IBGE?

As provas objetivas (caráter eliminatório e classificatório) serão compostas por 60 questões de múltipla, sendo aplicadas no dia 08 de dezembro de 2019.

Será considerado aprovado na prova objetiva o candidato que acertar, no mínimo, 30% do total da prova e, no mínimo, 1 questão de cada módulo.

Bem, agora é hora de conhecermos as matérias que caem na prova do IBGE. Portanto mãos a obra e bons estudos!!!

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Conhecimentos Básicos para todos os cargos

LÍNGUA PORTUGUESA: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o foco de sua participação na estruturação significativa dos textos.

RACIOCÍNIO LÓGICO: Lógica: proposições, valores verdadeiro/falso, conectivos “e” e “ou”, implicação, negação, proposições compostas, proposições equivalentes. Problemas de raciocínio: deduzir informações de relações arbitrárias entre objetos, lugares, pessoas e/ou eventos fictícios dados. Orientação espacial e temporal. Números racionais, operações, porcentagem e proporcionalidade. Medidas de comprimento, área, volume massa e tempo.

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Código de Ética do IBGE (disponibilizado no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/ibgepss2019 para download) e a Lei 8.112/90 (art.116, incisos I a V, alíneas a e c, VI a XII e parágrafo único; 117, incisos I a VI e IX a XVIII; 118 a 126; 127, incisos I, II e III, a 132, incisos I a VII, e IX a XIII; 136 a 142, incisos I, primeira parte, a III, e §§ 1º a 4º).

Conhecimentos Específicos

COORDENADOR CENSITÁRIO SUBÁREA (CCS)

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO E SITUAÇÕES GERENCIAIS: I – Aspectos gerais da Administração. Organizações como sistemas abertos. Papéis e habilidades do administrador. II – Funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle. III – Motivação, comprometimento organizacional, comunicação e liderança. IV – Processo decisório e resolução de problemas. V – Noções básicas de gerência e gestão de organizações e de pessoas. VI – Eficiência e funcionamento de grupos. O indivíduo na organização: papéis e interações. Trabalho em equipe. Equipes de trabalho. VII – Responsabilidade, coordenação, autoridade, poder e delegação. VIII – Noções básicas de gestão de pessoas: os processos da área de recursos humanos. Competências humanas. Avaliação de desempenho. IX – Qualidade na prestação de Serviços. Ferramentas de gestão da qualidade.

AGENTE CENSITÁRIO OPERACIONAL (ACO)

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO: I – Aspectos gerais da Administração. Organizações como sistemas abertos. Papéis e habilidades do administrador. II – Funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle. III – Motivação, comprometimento organizacional, comunicação e liderança. IV – Eficiência e funcionamento de grupos. Trabalho em equipe. Equipes de trabalho. V – Responsabilidade, coordenação, autoridade, poder e delegação. VI – Qualidade na prestação de Serviços. VII – Noções de atendimento ao público. VIII – Noções de documentação e arquivo.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceitos Básicos: operação de microcomputadores, funcionalidades e aspectos de configuração de CPU, monitor de vídeo, dispositivos de memória dinâmica e de massa, teclado, mouse, impressora, armazenamento de dados, conceito de diretórios e arquivos, operações usuais no manuseio de dados computacionais. II – Aspectos de Segurança dos Sistemas Computacionais: qualificações de acesso, chaves e senhas, vírus e antivírus, procedimentos de “backup”. III – Aplicativos Computacionais Básicos: funcionamento de editores de texto, planilhas eletrônicas, navegadores, conhecimentos de Word e Excel. IV – Comunicação através de Redes Computacionais: recursos necessários e mecanismos de comunicação; programas de transferência de arquivos e correio eletrônico; Organização da Intranet e Internet. V – Operação do Sistema Windows 7 ou superior.

Conheça mais detalhes do processo seletivo.

Note que são poucas matérias, dessa maneira se dedicar algumas horas do seu dia conseguirá estudar, e certamente conquistar uma das vagas. Bons estudos!

Prepare-se com a Apostila IBGE 2019 e parcele o pagamento SEM JUROS

Fonte: Editora Solução

Faça o Download da Apostila / Concurso IBGE Temporários: O que cai na prova?



Baixar apostila para concurso

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!