fbpx

Concurso PM SP: simulado comentado para o cargo de soldado

O novo concurso da PM/SP (Polícia Militar de São Paulo) vai preencher 2.700 vagas na carreira de soldado de 2ª classe, carreira que exige nível médio completo, idade entre 17 e 30 anos, altura mínima de 1,55m para as mulheres e 1,60m para os homens, além de carteira de habilitação entre as categorias “B” e “E”. O salário inicial é de R$ 3.049,41.

São atribuições de um soldado da PM/SP: o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade, por intermédio da conclusão com aproveitamento do Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, destinado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do cargo inicial do Quadro de Praças da Polícia Militar

Se você se interessou pelo carreira e pretende se candidatar no concurso, prepare-se com um simulado composto por 135 questões comentadas por professores especialistas em concursos públicos.

Língua Portuguesa

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 09.

A tecnologia e o futuro do policiamento

O policiamento – como todas as demais atividades – está sendo re-imaginado na era das montanhas de dados, sob a expectativa de que uma análise mais ampla e profunda sobre crimes passados, combinada a algoritmos sofisticados, possa ajudar a prever futuros delitos. Trata-se de uma prática conhecida como “policiamento preditivo” e, ainda que exista há apenas alguns anos, muitos especialistas a veem como uma revolução na forma pela qual o trabalho policial é realizado.

Um exemplo é o departamento de polícia de Los Angeles, que está usando um software chamado PredPol. O software começa pela análise de anos de estatísticas criminais disponíveis, depois divide o mapa de patrulha em zonas (de cerca de 45 metros quadrados) e calcula a distribuição e frequência de crimes em cada uma delas. Por fim, informa aos policiais sobre as probabilidades de local e horário de crimes, o que permite que eles policiem de maneira mais intensa as áreas sob ameaça.

A atraente ideia que embasa o policiamento preditivo é a de que é muito melhor prevenir um crime antes que aconteça do que chegar depois e investigá-lo. Assim, mesmo que os policiais em patrulha não apanhem o bandido em flagrante, sua presença no lugar certo e na hora certa pode exercer efeito dissuasório.

A lógica parece sólida. Em Los Angeles, houve um declínio de 13% na criminalidade. A cidade de Santa Cruz, também usuária do PredPol, viu queda de 30% no número de furtos.

Mas, apesar do mérito inegável do novo sistema, há quem questione sua eficácia, uma vez que as ações da polícia não podem ser guiadas apenas pela interpretação de números aproximados. Isso porque, nos regimes democráticos, a polícia precisa de causa provável – alguma forma de prova, e não apenas um palpite – para deter e revistar alguém na rua.

Também há o problema dos crimes que passam sem denúncia.

Embora a maioria dos homicídios seja denunciada, muitos estupros e furtos residenciais não são. Mesmo na ausência desse tipo de denúncia, a polícia continua a desenvolver métodos de descobrir quando algo de estranho acontece em um bairro. Os críticos do policiamento preditivo temem que esse conhecimento obtido pela análise atenta que os policiais fazem de seu entorno seja substituído pela análise exclusiva das estatísticas.

Se apenas dados sobre crimes que foram registrados em queixas formais forem usados para prever futuros crimes e orientar o trabalho policial, algumas formas de crime poderão passar sem registro – e, com isso, sem qualquer repressão.

As recompensas do policiamento preditivo podem ser reais, mas seus perigos também o são. A polícia precisa sujeitar seus algoritmos a um rigoroso exame externo e enfrentar a questão das distorções implícitas que carreguem.

(Evgeny Morozov, tradução de Paulo Migliacci, www1.folha.uol.com.br, 23.07.2012. Adaptado)

1) De acordo com o texto, o PredPol ajuda a prever futuros delitos por meio de cálculos feitos a partir

  1. A) da vigilância ininterrupta das regiões mais populosas.
  2. B) de informações sobre crimes cometidos no passado.
  3. C) de denúncias feitas por cidadãos que se sentem ameaçados.
  4. D) do interrogatório dos bandidos que são presos em flagrante.
  5. E) da análise do comportamento de criminosos em detenção.

Comentário: Alternativa B. O PredPol ajuda na prevenção de futuros delitos através da análise das estatísticas criminais disponíveis realizadas no passado. Verificamos a justificativa acima no 2º período do 2º parágrafo.

2) Com o auxílio do PredPol, os policiais são enviados para patrulharem os locais em que a ocorrência de crimes é mais

  1. A) provável.
  2. B) aleatória.
  3. C) inusitada.
  4. D) irregular.
  5. E) repentina.

Comentário: Alternativa A. O software divide o mapa de patrulha em zonas de aproximadamente 45 metros quadrados e calcula a distribuição e frequência de crimes em cada uma dessas zonas. Portanto, o patrulhamento ocorre em locais onde a incidência de crimes é mais provável. Verificamos a justificativa acima, ainda no 2º parágrafo.

3) O policiamento preditivo parte do pressuposto de que os atos criminosos podem ser

  1. A) flagrados, com o monitoramento das áreas de risco feito por meio de câmeras sofisticadas.
  2. B) extintos, com o melhor armamento dos policiais que patrulham o perímetro urbano.
  3. C) evitados, com a intensificação do policiamento em locais e horários estratégicos.
  4. D) interrompidos, com o sistema digital de vigilância que aciona a polícia quando um delito está acontecendo.
  5. E) remediados, com a condução de investigações mais criteriosas de delitos recorrentes.

Comentário: Alternativa C. O policiamento preditivo parte do pressuposto de que os atos criminosos podem ser evitados. Conforme podemos observar no 3º parágrafo, “é muito melhor prevenir um crime antes que aconteça do que chegar depois e investigá-lo”. A simples presença policial no lugar certo e na hora certa (pontos estratégicos) pode fazer com que o criminoso desista de praticar o delito.

4) De acordo com o quinto parágrafo, nos regimes democráticos, para deter e revistar alguém na rua, a polícia precisa agir com base em

  1. A) evidências.
  2. B) rumores.
  3. C) estimativas.
  4. D) suspeitas.
  5. E) instinto.

Comentário: Alternativa A. Conforme observamos no 5º parágrafo, a polícia não pode se basear na interpretação de estatísticas nem em números aproximados. Isso porque nos regimes democráticos para deter e revistar alguém na rua, deve haver fatos concretos, provas irrefutáveis, sem palpites ou pré-julgamentos, pois só assim as ações policiais se tornarão legalistas.

5) Segundo o que se afirma no sexto parágrafo, com o policiamento preditivo, algumas formas de crime poderão permanecer sem qualquer repressão, se a atuação da polícia

  1. A) for orientada por estatísticas que tratam crimes formais e informais de maneira indistinta.
  2. B) desconsiderar os cálculos numéricos obtidos a partir das queixas feitas com maior frequência.
  3. C) resultar da análise informal que alguns policiais fazem das alterações da rotina de um bairro.
  4. D) tiver seus esforços concentrados no combate a delitos que passam sem um registro formalizado.
  5. E) ficar restrita à análise de estatísticas, ignorando os crimes que deixam de ser denunciados.

Comentário: Alternativa E. A ideia do policiamento preditivo levanta também uma questão polêmica, pois existem os crimes que não são denunciados, sendo assim não entram nas estatísticas. Os críticos do policiamento preditivo temem que as ações policiais de repressão ao crime sejam baseadas apenas em dados estatísticos e não no patrulhamento das ruas.

6) No trecho do sexto parágrafo – Se apenas dados sobre crimes que foram registrados em queixas formais forem usados para prever futuros crimes e orientar o trabalho policial, algumas formas de crime poderão passar sem registro – e, com isso, sem qualquer repressão. – a conjunção Se, em destaque, expressa

  1. A) comparação.
  2. B) consequência.
  3. C) alternância.
  4. D) condição.
  5. E) finalidade.

Comentário: Alternativa D. Algumas formas de crimes poderão passar sem registro e sem repressão. Isso se tornará fato somente na condição de que se usem apenas as queixas formais para prever futuros crimes e orientar o trabalho policial. A conjunção se é condicional quando exprime o que deve ou não ocorrer para que se realize ou deixe de realizar o fato expresso na outra oração.

Releia o último parágrafo para responder às questões de números 07 e 08.

As recompensas do policiamento preditivo podem ser reais, mas seus perigos também o são. A polícia precisa sujeitar seus algoritmos a um rigoroso exame externo e enfrentar a questão das distorções implícitas que carreguem.

 

7) O termo rigoroso, em destaque, tem sentido oposto ao de

  1. A) exato.
  2. B) acurado.
  3. C) superficial.
  4. D) irrepreensível.
  5. E) minucioso.

Comentário: Alternativa C. Partindo do pressuposto de que o termo “rigoroso” significa dotado de extrema severidade, austero, muito exigente. O adjetivo que apresenta sentido oposto entre as alternativas é a letra C, “superficial”, porque ao contrário de rigoroso, superficial significa aquilo que não é profundo, que não está bem consolidado.

8) O termo implícitas, em destaque, é empregado com o sentido de

  1. A) subentendidas.
  2. B) significativas.
  3. C) persistentes.
  4. D) evidenciadas.
  5. E) agravantes.

Comentário: Alternativa A. O termo “implícitas” significa aquilo que se apresenta de modo obscuro, sem que haja comprovação, que se expressa mais por ações do que por palavras. Sendo assim, o referido termo tem o sentido de subtendidas.

9) Assinale a alternativa em que a passagem do texto está reescrita corretamente, no que se refere à pontuação.

  1. A) A polícia mesmo na ausência desse tipo de denúncia, continua a desenvolver métodos de descobrir, quando algo de estranho, acontece em um bairro. (sexto parágrafo)
  2. B) Também usuária do PredPol, a cidade de Santa Cruz viu queda de 30% no número de furtos. (quarto parágrafo)
  3. C) Assim, sua presença no lugar certo e na hora certa, pode exercer efeito dissuasório mesmo que, os policiais em patrulha, não apanhem o bandido em flagrante. (terceiro parágrafo)
  4. D) Por fim, informa aos policiais sobre as probabilidades de local e horário de crimes, o que permite que eles policiem, as áreas sob ameaça, de maneira mais intensa. (segundo parágrafo)
  5. E) Houve, em Los Angeles um declínio, de 13% na criminalidade.

(quarto parágrafo)

Comentário: Alternativa B. A alternativa “B” apresenta-se de forma correta, pois a vírgula isola o termo “Também usuária do PredPol” que se juntou a “a cidade de Santa Cruz” para explicar melhor que a cidade de Santa Cruz também utiliza o software chamado PredPol. Nas demais alternativas o correto seria: A – A polícia, mesmo na ausência desse tipo de denúncia, continua a desenvolver métodos de descobrir quando algo de estranho acontece em um bairro. C – Assim, sua presença, no lugar certo e na hora certa, pode exercer efeito dissuasório, mesmo que os policiais, em patrulha, não apanhem o bandido em flagrante. D – Por fim, informa aos policiais sobre as probabilidades de local e horário de crimes, o que permite que eles policiem as áreas sob ameaça de maneira mais intensa. E – Houve, em Los Angeles, um declínio de 13% na criminalidade.

10) Assinale a alternativa em que a concordância está em conformidade com a norma-padrão da língua.

  1. A) Já é utilizado, em Los Angeles, algoritmos sofisticados para prever futuros delitos.
  2. B) Com o auxílio do PredPol, são calculados a distribuição e a frequência dos crimes.
  3. C) Em seguida, as áreas ameaçadas são as que recebe um policiamento mais intenso.
  4. D) Os policiais são informados sobre os locais onde os crimes são mais frequente.
  5. E) Estão sendo reimaginadas, na era das montanhas de dados, todas as atividades.

Comentário: Alternativa E. A alternativa “E” está em conformidade com a norma-padrão da língua, pois o sujeito (“todas as atividades”) concorda em gênero e número com seu predicativo (reimaginadas). Seguem as correções das demais alternativas: A – Já são utilizados, em Los Angeles, algoritmos sofisticados para prever futuros delitos. B – Com o auxílio do PredPol, são calculadas a distribuição e a frequência dos crimes. C – Em seguida, as áreas ameaçadas são as que recebem um policiamento mais intenso. D – Os policiais são informados sobre os locais onde os crimes são mais frequentes.

Leia o texto para responder às questões de números 11 a 17.

História de pescador

Gosto muito de pescar. Não que eu saiba a isca adequada para cada tipo de peixe ou tenha conhecimento de luas, marés, cardumes e anzóis. Meu negócio é jogar a linha na corrente e esperar que algo aconteça. Enquanto isso, os ruídos da natureza me acalmam. O rio Tijuco testemunhou muitos desses meus pensamentos e de seu leito tirei muito piau e cascudo.

Além de pescador, sou mineiro. E mineiro é bicho contador de história. O ouvinte escolhe o tema: basta alguém prestando atenção para que a noite seja curta para tanto causo.

Estou quase certo de que o relato a seguir já foi narrado em algum outro momento. O jeito é tentar contá-lo de uma maneira diferente. Vou tentar. Cabe a você acreditar ou não em minha história.

Uma vez, voltávamos do rancho, eu, meu cunhado e mais dois ou três amigos. Todos sabem que mineiro tem dois carros: um para a pescaria e outro para ficar na garagem. O primeiro é, normalmente, um veículo bem antigo e o segundo nem tanto. Vínhamos, portanto, em um Chevette 1976, o que significava, na época, 150 mil quilômetros rodados e vinte e poucos anos de uso. Havia um trecho muito curto de rodovia estadual a percorrer, de modo que a lei e a ordem não pareciam grandes problemas para nós.

Mas, mal entramos na rodovia, vimos um policial muito jovem, e com um uniforme muito esquisito, vir em nossa direção, fazendo sinal para que parássemos. Descemos, para que ele pudesse inspecionar o veículo. É claro que faltava desde o extintor de incêndio até o farol traseiro. Nós nem deixamos o guarda abrir a boca e desatamos a falar, pedindo que não apreendesse nosso carro. Prometemos ir a sessenta quilômetros por hora e juramos que faríamos uma revisão no Chevrolet no dia seguinte. O jovem guarda manteve-se imóvel e encarando-nos com um olhar assustado. Como não dissesse nada, concluímos que estávamos liberados.

O problema foi na hora em que meu cunhado tentou virar

a chave. Nada. Nem um barulhinho sequer. A bateria entregava os pontos. Chamamos o guarda e comentamos que, se deixássemos o automóvel ali, dificilmente retornaríamos para resgatá-lo. Pedimos, com educação, que nos ajudasse a empurrar a máquina. Solícito, o rapaz veio em nosso auxílio mas, antes, revelou: “Olha, eu vou ajudar vocês, mas eu não sou policial não, eu só estava pedindo uma carona!”

(Whisner Fraga, www.cronicadodia.com.br, 14.04.2013. Adaptado)

11) No primeiro parágrafo, o narrador revela ser um pescador

  1. A) profissional.
  2. B) ruidoso.
  3. C) paciente.
  4. D) desastroso.
  5. E) perito.

Comentário: Alternativa C. Podemos observar no primeiro parágrafo que o narrador, apesar de não ter conhecimento profundo sobre pescaria, possui a qualidade de permanecer no local de forma paciente, esperando que algo aconteça. O narrador contempla a natureza enquanto espera por um peixe. Afirma também que agindo dessa forma já pegou muitos peixes.

12) O trecho que faz referência ao extenso e diversificado repertório de histórias do narrador é:

  1. A) O ouvinte escolhe o tema: basta alguém prestando atenção para que a noite seja curta para tanto causo. (segundo parágrafo)
  2. B) Estou quase certo de que o relato a seguir já foi narrado em algum outro momento. (segundo parágrafo)
  3. C) Meu negócio é jogar a linha na corrente e esperar que algo aconteça. (primeiro parágrafo)
  4. D) Cabe a você acreditar ou não em minha história. (segundo parágrafo)
  5. E) Uma vez, voltávamos do rancho, eu, meu cunhado e mais dois ou três amigos. (terceiro parágrafo)

Comentário: Alternativa A. O segundo parágrafo inicia com a afirmação do narrador de que ele é mineiro e como tal é contador de história. Se o narrador diz que o ouvinte pode escolher o tema, então é porque existem muitas histórias para serem contadas, ou seja, o repertório é vasto. Além disso, afirma também que a noite se torna curta para “tanto causo”.

13) Conforme o segundo parágrafo, a história narrada pode ser

  1. A) comprovada pelo narrador.
  2. B) ratificada pela polícia.
  3. C) confirmada pelo rapaz que pedia carona.
  4. D) validada pelos pescadores.
  5. E) questionada pelo leitor.

Comentário: Alternativa E. O narrador afirma que está “quase certo” de que a história já foi contada em outro momento, mas vai tentar contá-la de outra forma. Deixa a critério do leitor acreditar ou não na veracidade da história, portanto, ela pode ser questionada pelo leitor.

14) De acordo com o terceiro parágrafo, o narrador e seus companheiros

  1. A) acreditavam viajar em um veículo moderno para a época.
  2. B) tinham consciência de que o veículo estava irregular.
  3. C) duvidavam de que o veículo pudesse ser considerado velho.
  4. D) sabiam que o veículo era antigo, mas muito bem conservado.
  5. E) desconheciam o fato de que o carro não estava completamente equipado.

Comentário: Alternativa B. O narrador e seus companheiros estavam num carro bem antigo, um Chevette 1976 com cerca de 150 mil quilômetros e mais de vinte anos de uso. Diante dessas características apresentadas pelo narrador, podemos concluir que todos tinham a consciência da irregularidade do veículo e que não tinham receio de serem pegos pela polícia na rodovia estadual já que se tratava de um trecho curto.

15) Considere o trecho do terceiro e quarto parágrafos:

[…] Havia um trecho muito curto de rodovia estadual a percorrer, de modo que a lei e a ordem não pareciam grandes problemas para nós.

Mas, mal entramos na rodovia, vimos um policial muito jovem, e com um uniforme muito esquisito, vir em nossa direção, fazendo sinal para que parássemos. […]

O termo Mas, em destaque, sinaliza que o gesto do jovem

– confundido com um policial – solicitando que os pescadores parassem

  1. A) foi recebido com naturalidade, pois os pescadores eram parados por policiais naquela rodovia com frequência.
  2. B) tinha sido previsto, pois eles eram parados pela fiscalização sempre que circulavam com aquele carro.
  3. C) já era esperado, pois eles haviam sido informados de que a rodovia seria fiscalizada pela polícia naquela ocasião.
  4. D) surpreendeu-os, pois eles desconheciam o fato de haver policiamento em rodovias estaduais.
  5. E) contrariou a expectativa de que, por trafegarem em um trecho muito curto da rodovia, não teriam problemas com a lei e a ordem.

Comentário: Alternativa E. No terceiro parágrafo, o narrador demonstra estar convicto de que, por ser um trecho curto da rodovia, não teria problemas com uma possível abordagem policial. Porém, no quarto parágrafo, através da conjunção “mas”, percebemos que o fato de haver um jovem “policial” na rodovia contrariou as expectativas do narrador, já que por várias vezes passou naquele trecho sem nunca ser parado pela Polícia Rodoviária.

16) De acordo com o narrador, o rapaz, ao auxiliá-los a empurrar o carro, agiu com

  1. A) soberba.
  2. B) truculência.
  3. C) hesitação.
  4. D) zelo.
  5. E) inépcia.

Comentário: Alternativa D. No final do penúltimo parágrafo, podemos perceber que havia algo de errado com aquele “policial”, pois o mesmo estava encarando o narrador e seus companheiros com um olhar assustado. No momento em que foi pedida a ajuda do suposto policial, este se mostrou solícito (zeloso), pois, antes de auxiliar o narrador e seus amigos, revelou estar apenas pedindo uma carona.

17) Considere a passagem do último parágrafo:

O problema foi na hora em que meu cunhado tentou virar a chave. Nada. Nem um barulhinho sequer. A bateria entregava os pontos. Chamamos o guarda e comentamos que, se deixássemos o automóvel ali, dificilmente retornaríamos para resgatá-lo.

A forma pronominal-lo, em destaque, refere-se a

  1. A) automóvel.
  2. B) cunhado.
  3. C) barulhinho.
  4. D) problema.
  5. E) ali.

Comentário: Alternativa A. A forma pronominal “-lo” refere-se ao automóvel porque eles, dificilmente, voltariam para resgatar o veículo, por estar muito velho. Trata-se aqui de um caso em que o pronome o (substituindo automóvel) assume forma especial em virtude da terminação do verbo resgatar (-r), nesse caso com o acréscimo de – l (resgatar o automóvel = resgatá-lo).

Leia o texto para responder às questões de números 18 a 26.

Lições do Titanic

 

O naufrágio do Titanic traz tristes memórias, heroísmo, coragem, arrogância, fé, lendas e mitos. Por isso e pela perda de cerca de 1500 vidas, é tragédia marcante da aventura humana. Diante de tal lembrança, conforta-nos a sabedoria de aprender com os erros, que pode e deve ser praticada por todos.

Cem anos após a triste noite de 14 de abril de 1912, quando um iceberg interrompeu a travessia do Atlântico entre Southampton (Reino Unido) e Nova York (EUA), a frustrada viagem inaugural do navio ainda é um legado de preciosas lições. E todas se aplicam a distintas situações, inclusive na gestão empresarial.

A primeira refere-se à previsão relativa aos recursos de contingência. Nunca devem ser menores que a efetiva demanda em casos de incidentes e acidentes. Isso vale para reservas financeiras, alarmes, áreas de escoamento, estruturas e brigadas de incêndio. O Titanic tinha só 16 botes salva-vidas, muito aquém do ideal.

A segunda lição é sobre a necessidade de testar qualquer equipamento, máquina, veículo, processo e sistema antes de ser colocado em operação comercial. O Titanic teve apenas seis horas de testes, e muito abaixo de sua velocidade máxima. Talvez por isso, os timoneiros não tenham conseguido manobrá-lo com eficiência ante a iminência do choque.

A comunicação, sempre decisiva e estratégica, é o objeto da terceira lição. O Titanic possuía o moderníssimo telégrafo do Sistema Marconi. Porém, muitos não sabiam operar aquela “maravilha sem fio” e alguns navios que poderiam tê-lo socorrido nem sequer contavam com ela.

Os meios de comunicação — incluindo os mais recentes, como redes sociais, tráfego de dados, G3, G4 e outros recursos cibernéticos — precisam ser bem utilizados e todos os interlocutores devem compartilhá-los de maneira eficaz no domínio da tecnologia.

Outra análise importante é que a arrogância nunca deve subjugar o bom senso. A humildade é sempre boa conselheira, mesmo quando a autossegurança resulta de grande experiência ou baseia-se no uso de avançada tecnologia. O excesso de confiança pode explicar o motivo de o capitão Smith ter ignorado os alertas de gelo no mar e ter determinado velocidade máxima.

Que a triste e centenária lembrança, registrada no Reino Unido e em todo o mundo, não seja em vão. Aprender com os equívocos do passado nos capacita a um futuro sempre melhor.

(Josué Gomes da Silva, Folha de S.Paulo, 15.04.2012. Adaptado)

18) Na opinião do autor, a trágica história do Titanic deve ser lembrada por que:

  1. A) esse foi o primeiro acidente a envolver um número elevado de mortes.
  2. B) as vítimas do naufrágio entregaram, voluntariamente, suas vidas em nome da fé e da honra.
  3. C) o acidente oferece ensinamentos que podem ser úteis em variadas situações.
  4. D) a aventura do navio tornou-se uma história de fantasia com função de distrair.
  5. E) esse foi o primeiro navio a, efetivamente, cruzar o Atlântico entre Southampton e Nova York.

Comentário: Alternativa C. Segundo o autor, no primeiro parágrafo, “conforta-nos a sabedoria de aprender com os erros (…)”. Analisando-se as principais causas do desastre podemos traçar um paralelo com os cuidados que os investidores devem ter na condução dos seus investimentos. As decisões de investimento também requerem atenção, disciplina, prudência e entendimento dos riscos envolvidos. Todos estes faltaram aqueles que decidiram levar uma embarcação gigantesca navegando perto de sua velocidade máxima em uma noite sem lua e com sucessivos alertas de presença de icebergs na rota. Portanto, o trágico acidente trouxe ensinamentos úteis àqueles que colocam a ambição à frente da razão.

19) A quantidade de recursos de contingência do Titanic, para enfrentar eventuais adversidades, era:

  1. A) inexistente.
  2. B) insuficiente.
  3. C) adequada.
  4. D) farta.
  5. E) excessiva.

Comentário: Alternativa B. A primeira das lições do legado deixado pelo trágico acidente refere-se, como podemos constatar no terceiro parágrafo, aos recursos de contingência que “nunca devem ser menores que a efetiva demanda em casos de incidentes e acidentes”. Conclui-se, assim, que a previsão relativa aos recursos de contingência do Titanic foi insuficiente para a sua segurança.

20) A segunda lição deixada pelo Titanic evidencia que:

  1. A) qualquer produto testado por seis horas poderá entrar em operação comercial sem risco de falhas.
  2. B) testes são necessários para avaliar se a operação comercial de qualquer produto foi lucrativa.
  3. C) qualquer produto deve ser testado regularmente após entrar em operação comercial.
  4. D) testes rigorosos devem anteceder a operação comercial de qualquer produto.
  5. E) qualquer teste é garantia do bom desempenho comercial de um produto.

Comentário: Alternativa D. Em se tratando de equipamentos complexos, principalmente quando envolvem transportes de seres humanos, há de se testar previamente de forma rigorosa, contínua e em diversas situações. Veja o que o autor diz no quarto parágrafo: “O Titanic teve apenas seis horas de testes, e muito abaixo de sua velocidade máxima”.

21) O Titanic teve dificuldade para pedir socorro por que:

  1. A) estava com o aparelho de comunicação quebrado, devido ao choque com o iceberg.
  2. B) possuía um telégrafo que havia sido instalado incorretamente e, por isso, não funcionava.
  3. C) dispunha de um aparelho de comunicação de tecnologia obsoleta, que já não era usada pelos outros navios.
  4. D) estava em uma zona remota do oceano, onde os aparelhos de comunicação não funcionavam.
  5. E) tinha um telégrafo tão moderno que muitos desconheciam como operar e alguns navios nem o possuíam.

Comentário: Alternativa E. O objeto da terceira lição da frustrada viagem refere-se aos equipamentos de comunicação do navio. Podemos notar no quinto parágrafo que o Titanic possuía um moderníssimo telégrafo do Sistema Marconi, porém muitos de sua tripulação não sabiam operar o equipamento e navios que estivessem por perto e que poderiam socorrer o Titanic, não tinham equipamentos modernos para que houvesse a comunicação.

22) De acordo com o autor, o excesso de confiança do capitão Smith fez com que ele agisse com:

  1. A) imprudência.
  2. B) sensatez.
  3. C) cautela.
  4. D) perspicácia.
  5. E) indecisão.

Comentário: Alternativa A. No penúltimo parágrafo fica evidente o comportamento arrogante, a falta de precaução e prudência do capitão Smith. Veja o que diz o autor: “O excesso de confiança pode explicar o motivo de o capitão Smith ter ignorado os alertas de gelo no mar e ter determinado velocidade máxima.” Portanto, concluímos que o capitão Smith agiu com imprudência.

23) Na frase do quarto parágrafo — Talvez por isso, os timoneiros não tenham conseguido manobrá-lo com eficiência ante a iminência do choque. — a palavra iminência tem o sentido de:

  1. A) falha.
  2. B) proporção.
  3. C) sequela.
  4. D) ameaça.
  5. E) comoção.

 

Comentário: Alternativa D. A palavra iminência (não confundir  com  seu parônimo eminência que significa autoridade)significa “que ameaça acontecer em breve”. O contexto nos revela que a ameaça de choque contra um iceberg era provável e que os timoneiros foram ineficientes em manobrar o navio.

24) No trecho — Cem anos após a triste noite de 14 de abril de 1912, quando um iceberg interrompeu a travessia do Atlântico entre Southampton (Reino Unido) e Nova York (EUA), a frustrada viagem inaugural do navio ainda é um legado de preciosas lições. (2.º parágrafo) — o antônimo da palavra frustrada é:

  1. A) desconhecida.
  2. B) bem-sucedida.
  3. C) fracassada.
  4. D) mal-acabada.
  5. E) desacreditada.

Comentário: Alternativa B. A palavra frustrada pode ser definida como aquilo que não sucedeu como se esperava, que falhou. O oposto de sentido da referida palavra é bem-sucedida, ou seja, que obteve êxito na execução.

25) O termo que tem significação de possibilidade ou incerteza está destacado em:

  1. A) O Titanic teve apenas seis horas de testes, e muito abaixo de sua velocidade máxima.
  2. B) Talvez por isso, os timoneiros não tenham conseguido manobrá-lo com eficiência ante a iminência do choque.
  3. C) Porém, muitos não sabiam operar aquela “maravilha sem fio” e alguns navios que poderiam tê-lo socorrido nem sequer contavam com ela.
  4. D) Outra análise importante é que a arrogância nunca deve subjugar o bom senso.
  5. E) Aprender com os equívocos do passado nos capacita a um futuro sempre

Comentário: Alternativa B. As palavras destacadas são advérbios expressando circunstâncias diversas. Em A e C, tais advérbios significam respectivamente somente e ao menos; em D e E são advérbios de negação e tempo respectivamente. A incerteza ou possibilidade está contida na alternativa B com o advérbio de dúvida talvez, gerando um pensamento hipotético do autor sobre o fato de os timoneiros não conseguirem manobrar o navio.

26) Considerando as regras de regência do verbo capacitar, o termo destacado em — Aprender com os equívocos do passado nos capacita a um futuro sempre melhor. (último parágrafo) — pode ser substituído, sem alteração do sentido da frase, por:

  1. A) em.
  2. B) sob.
  3. C) com.
  4. D) entre.
  5. E) para.

Comentário: Alternativa E. A regência do verbo capacitar exige as preposições a ou para, pois ambas possuem o sentido de finalidade, objetivo.

27) Assinale a alternativa correta quanto à pontuação.

  1. A) O naufrágio do Titanic deixou, tristes memórias a todos nós.
  2. B) A sabedoria de aprender, com os erros do passado conforta-nos.
  3. C) Sempre decisiva e estratégica, a comunicação é o objeto da terceira lição.
  4. D) Mesmo com grande experiência a humildade, é sempre boa conselheira.
  5. E) Todos os interlocutores, devem compartilhar, os meios de comunicação.

Comentário: Alternativa C. Em “A”, não se deve usar a vírgula para separar o verbo “deixou” de seus complementos “memórias tristes a todos nós”; em “B”, a vírgula não pode separar o sujeito de seus adjuntos adnominais “A sabedoria de aprender com os erros”; em “D”, não se usa vírgula entre o sujeito e o predicado [… a humildade (sujeito) é sempre boa conselheira (predicado)]; em “E” a vírgula está mal empregada ao separar sujeito e predicado [Todos os interlocutores (sujeito) devem compartilhar… (predicado)] e locução verbal e seu complemento [… devem compartilhar (locução verbal) os meios de comunicação (complemento verbal)]. A alternativa correta é a letra “C”, pois a vírgula separa o aposto “sempre decisiva e estratégica”, que caracteriza comunicação.

Leia o texto para responder às questões de números 28 a 33.

Soa improvável, sei, mas de acordo com alguns autores a maior ameaça à humanidade não são as bombas nucleares nem as mudanças climáticas. São os computadores. Dizem que eles ficarão mais inteligentes do que a gente, se isso já não aconteceu, e assumirão o controle. Sempre achei essa ideia duvidosa. Consigo entender o perigo dos explosivos atômicos, e as mudanças climáticas me aterrorizam, mas os computadores? Basta puxar o fio da tomada.

Ou não. Foi o que pensei, dia desses, durante um evento sobre energia renovável. Falava um doutor inglês dos mais competentes. Logo mais, dizia ele, vamos economizar eletricidade através de informática caseira. Ela vai nos cobrar tarifas diferenciadas de acordo com a função de cada eletrodoméstico e o horário. Ligar o secador de cabelo na hora do pico, entre 18 e 22 horas, por exemplo, vai custar uma nota. Já quem quiser ver televisão durante a manhã vai pagar pouco.

Os preços serão organizados por um telão feito pela Nintendo, ou, talvez, outro fabricante de videogames ou celulares, explicou. Todos nós poderemos competir para ver quem economiza mais energia. Não estou inventando nada. Ouvi tudo isso do inglês. Ganharemos pontos — e dinheiro — se, por exemplo, deixarmos de utilizar a escova de dentes elétrica, optando pelo modelo manual.

Tive uma revelação paranoica nesse momento. É assim que as máquinas tomam o poder, pensei. Mas logo afastei a ideia. Sou fã da informática. Gosto dos computadores, até mais do que eles gostam de mim, desconfio.

(Matthew Shirts, O jacaré e o computador, http://vejasp.abril.com.br. Adaptado)

28) No texto, o autor relata:

  1. A) a experiência de testar computadores projetados para realizar tarefas domésticas.
  2. B) a recente descoberta de que as máquinas são capazes de controlar alterações climáticas.
  3. C) um pensamento que teve acerca da informática, durante um evento sobre energia renovável.
  4. D) a recente notícia de que já se fabricam computadores mais letais do que os explosivos atômicos.
  5. E) os ensinamentos de um palestrante a respeito de mudanças climáticas que ameaçam a humanidade.

Comentário: Alternativa C. No segundo parágrafo, o autor relata: “Foi o que pensei, dia desses, durante um evento sobre energia renovável.” Portanto, ele teve um pensamento e não uma experiência, descoberta, notícia ou ensinamentos de um palestrante.

29) No trecho — Dizem que eles ficarão mais inteligentes do que a gente, se isso já não aconteceu, e assumirão o controle. (1.º parágrafo) — a expressão destacada pode ser substituída, sem prejuízo do sentido do texto, por:

  1. A) como isso já não acontecia.
  2. B) portanto isso já não aconteça.
  3. C) embora isso já não acontecesse.
  4. D) em vista disso já não acontecer.
  5. E) caso isso já não tenha acontecido.

Comentário: Alternativa E. A expressão destacada inicia-se pela conjunção condicional “se”, a mesma relação de condição se aplica à conjunção “caso” na alternativa E.

30) Segundo afirmação no primeiro parágrafo do texto, o autor sempre considerou _________ a ideia de que os computadores são a maior ameaça à humanidade. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  1. A) acertada.
  2. B) questionável.
  3. C) consistente.
  4. D) brilhante.
  5. E) plausível.

 

Comentário: Alternativa B. O autor coloca em dúvida a ideia de que os computadores são a maior ameaça à humanidade no seguinte trecho do texto: “Sempre achei essa ideia duvidosa”, portanto se a ideia é duvidosa, é também questionável.

31) De acordo com o doutor inglês, no futuro,

  1. A) o consumo de energia será tarifado por meio da informática caseira.
  2. B) os aparelhos elétricos serão tão econômicos quanto os aparelhos manuais.
  3. C) o uso de eletrodomésticos será proibido entre 18 e 22 horas.
  4. D) os computadores serão projetados para operarem sem energia elétrica.
  5. E) os eletrodomésticos serão vendidos por fabricantes de videogames ou celulares.

Comentário: Alternativa A. De acordo com o autor, o doutor inglês dizia que no futuro, “vamos economizar eletricidade através de informática caseira. Ela vai nos cobrar tarifas diferenciadas de acordo com a função de cada eletrodoméstico e o horário.”  Portanto, a alternativa correta é a letra A.

 

32) A partir da leitura do último parágrafo, é correto concluir que o autor

  1. A) gosta da ideia de que as máquinas sejam capazes de assumir o controle.
  2. B) imagina ser beneficiado se um dia as máquinas controlarem a humanidade.
  3. C) deixa-se convencer de que ter as máquinas no comando é uma ótima ideia.
  4. D) associa a ideia de que as máquinas possam tomar o poder a uma revelação paranoica.
  5. E) alegra-se com a descoberta de que já está sendo controlado pelas máquinas.

 

Comentário: Alternativa D. Podemos concluir que o autor ao se deparar com a inteligência dos computadores teme que as máquinas possam substituir o ser humano e relaciona essa ideia comparando com uma revelação paranoica.

33) Na frase — Sou fã da informática. — a expressão em destaque pode ser corretamente substituída, no que se refere à regência nominal, por:

  1. A) favorável com a.
  2. B) favorável pela.
  3. C) favorável da.
  4. D) favorável à.
  5. E) favorável na.

Comentário: Alternativa D. A palavra favorável rege a preposição a, por exemplo: “Ela é favorável a passeios noturnos.” Considerando a preposição a exigida por favorável, notamos que o termo regido (informática) é feminino, portanto ocorre aqui um caso do fenômeno da crase.

34) Assinale a alternativa correta quanto à concordância das formas verbais em destaque.

  1. A) Haviam mais de mil pessoas participando do evento sobre energia renovável.
  2. B) Devem ser duas da tarde e a palestra do pesquisador inglês começará em instantes.
  3. C) Apareceu muitos convidados ilustres para ouvirem o especialista falar.
  4. D) Pode existir muitas máquinas capazes de substituir os homens em algumas funções.
  5. E) Vão fazer anos que a informática deixou de ser usada apenas em situações de trabalho.

Comentário: Alternativa B. Em “A”, o verbo haver quando empregado com o sentido de existir, fica no singular, independentemente do tempo verbal; em “B”, na locução verbal, o verbo auxiliar “devem” concorda com as horas (duas da tarde…), portanto, alternativa correta; em “C”, o verbo “aparecer” deve concordar com o sujeito (muitos convidados ilustres), ou seja, o correto é “Apareceram muitos convidados…”; em “D”, na locução verbal, o verbo auxiliar “pode” concorda com o sujeito (muitas máquinas…), o correto é “podem existir muitas máquinas…”;  em “E”, quando o verbo fazer é associado a outro na indicação de tempo vem sempre no singular, sendo assim, o correto é “Vai fazer anos…”

 

Leia o texto para responder às questões de números 35 a 39.

Cidadania e igualdade

Mais do que em outras épocas da nossa história, o momento em que ingressamos num novo século exige a construção da cidadania e a implementação dos direitos humanos como tarefa de urgência. Realizá-la implica uma série de atitudes que envolvem, antes de mais nada, o indivíduo, o seu grupo, a comunidade e os diversos segmentos da sociedade. Impõe-se a cada pessoa o desafio de acreditar – ou voltar a acreditar, se perdeu tal crença – na possibilidade de uma sociedade justa e solidária, exercitando uma nova consciência crítica, conhecendo a realidade em suas várias nuances e mudando o que precisa ser mudado para uma vida melhor.

Ter consciência crítica significa também saber analisar, com realismo, as causas e os efeitos das situações que precisam ser enfrentadas, para, a partir dessa atitude, descobrir os melhores caminhos na busca da transformação social, política, econômica e cultural. Significa, do mesmo modo, abrir-se para as mudanças e capacitar-se, de todas as formas, para absorvê-las. Há hoje cada vez mais espaços para ações de parceria voltadas ao desenvolvimento sustentado e à realização dos direitos humanos.

O desafio apresenta-se de duas formas. De um lado, é preciso abrir-se para além dos círculos fechados em que as pessoas normalmente vivem, estimulando o respeito e a cooperação por uma sociedade com menores desigualdades, e de outro, para exercer o direito de cobrar das instituições do Estado a sua responsabilidade na preservação dos direitos humanos. O desafio essencial de cada um de nós é e sempre será fazer respeitar a nossa condição de ser humano vocacionado a uma vida digna e solidária.

O princípio de igualdade é a base da cidadania e fundamenta qualquer constituição democrática que se proponha a valorizar o cidadão. Não é diferente com a nossa. Na Constituição de 1988, o direito à igualdade destaca-se como tema prioritário logo em seu artigo 5º: ”Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (…)”

(Guia Cidadania e Comunidade)

35) A realização da ”tarefa de urgência”, de que trata o primeiro parágrafo do texto, exige

  1. A) iniciativas enérgicas por parte do poder estatal.
  2. B) a defesa do convívio em círculos sociais restritos.
  3. C) uma nova reforma constitucional.
  4. D) uma alteração no fundamento da Constituição de 1988.
  5. E) novas atitudes dos indivíduos e dos grupos sociais.

Comentário: Alternativa E. Segundo o autor, “o momento que ingressamos num novo século exige a construção da cidadania e a implementação dos direitos humanos como tarefa de urgência”. Há, assim, a necessidade de uma nova postura, uma nova atitude mais arrojada para encarar as dificuldades dos novos tempos.

36)  Considere as seguintes afirmações:

  1. As ”duas formas” de desafio de que trata o 3º parágrafo acentuam a importância do papel da iniciativa do Estado.
  2. A frase Não é diferente com a nossa, no penúltimo parágrafo, lembra que o princípio da igualdade é básico também na Constituição brasileira.

III. O direito à igualdade, tratado no artigo 5º da Constituição de 1988, é amplo em relação aos cidadãos brasileiros e restrito em relação a todos os demais.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma em

  1. A) I, somente.
  2. B) II, somente.
  3. C) I e II, somente.
  4. D) II e III, somente.
  5. E) I, II e III.

Comentário: Alternativa B. Em I, trata da importância do papel da iniciativa das pessoas e não do Estado; Em II, o princípio da igualdade é base para qualquer constituição democrática, assim como a brasileira, portanto está correto; em III, o direito de igualdade se estende também aos estrangeiros residentes no país, portanto não é restrito aos demais. Somente a II está correta.

37)  O texto manifesta a necessidade premente de se evitar

  1. A) uma análise realista das causas e efeitos das situações que precisam ser enfrentadas.
  2. B) a prática de cobrar de setores do Governo suas responsabilidades constitucionais.
  3. C) a tendência de se viver no interior de círculos sociais fechados e estanques.
  4. D) a discriminação social, a não ser nos casos previstos no artigo citado da atual Constituição.
  5. E) qualquer desafio que diga respeito a mudança de atitude ou de hábitos tradicionais.

Comentário: Alternativa C. Segundo o texto, é preciso abrir-se para além dos círculos fechados em que as pessoas normalmente vivem. Sendo assim, o texto prega que se evite a tendência de viver no interior de círculos fechados.

38)  No contexto do 1º parágrafo, os elementos que constituem a enumeração o indivíduo, o seu grupo, a comunidade e os diversos segmentos sociais

  1. A) estão dispostos numa ordem casual e arbitrária.
  2. B) obedecem à sequência lógica do mais geral para o mais particular.
  3. C) são todos eles alternativos e excludentes entre si.
  4. D) estão dispostos numa progressão do particular para o geral.
  5. E) são todos eles sinônimos entre si.

Comentário: Alternativa D. Os elementos dispostos estão colocados numa progressão do restrito para o amplo, ou seja, do particular (indivíduo) para o geral (diversos segmentos sociais).

39)  Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma frase do texto em:

  1. A) em suas várias nuances = em seus diversos aspectos.
  2. B) implementação dos direitos humanos = preservação da assistência humanitária.
  3. C) vocacionado a uma vida solidária = ambientado no regime da privacidade.
  4. D) tema prioritário = questão de alguma relevância.
  5. E) inviolabilidade do direito à vida = protelação da garantia de vida.

Comentário: Alternativa A. A palavra nuance significa detalhe, característica distinta e de acordo com o contexto várias nuances e diversos aspectos possuem o mesmo sentido.

40)  Sentou-se ___ mesa e pôs-se ___ reescrever uma ___ uma as páginas do trabalho.

  1. A) a / a / à.
  2. B) a / à / à.
  3. C) à / a / a.
  4. D) à / à / à.
  5. E) à / à / a.

Comentário: Alternativa C. Ocorre crase em locuções adverbiais de lugar (à mesa); não se usa a crase antes de verbos no infinitivo (a reescrever); não ocorre crase com as expressões formadas de palavras repetidas (uma a uma).


Preparação para o concurso


Matemática

41) Em uma papelaria, o preço de um caderno e um compasso é R$ 15,00. O caderno acompanhado de um estojo custa R$ 17,00 e o estojo acompanhado do compasso custa R$ 8,00. Quem comprar um caderno, um estojo e um compasso deverá pagar

  1. A) R$ 36,00.
  2. B) R$ 32,00.
  3. C) R$ 17,00.
  4. D) R$ 20,00.
  5. E) R$ 40,00.

Comentário: Alternativa D. Essa questão exigiu do candidato um pouco mais de conhecimento de matemática.

Podemos resolvê-la por sistema de equações, porém temos 3 incógnitas, o que complica um pouco o processo.

Vamos tentar simplificar a resolução, primeiro nomeando as variáveis:

Caderno à X          Compasso à Y         Estojo à E

Temos as seguintes informações:

  1. Equação à X + Y = R$ 15,00
  2. Equação à X + E = R$ 17,00

III. Equação à E + Y = R$ 8,00

Vamos isolar, na terceira equação, o E à E = 8 – Y

Agora substituímos na segunda equação à X + (8 – Y) = 17

Vamos somar essa equação com a primeira, assim encontraremos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Substituímos o valor do X (caderno) na 2ª. Equação e encontraremos o valor do estojo (E):

12 + E = 17 à E = 17 – 12 à E = 5

Agora volta para 1ª. Equação e substitui o valor do X (Caderno) e determinamos o valor de Y (Compasso):

X + Y = 15 à 12 + Y = 15 à Y = 15 – 12 à Y = 3

Por fim, o exercício pede para determinarmos o valor da compra dos 3 produtos, portanto:

X + Y + E  = 12 + 3 + 5 = R$ 20,00

42) Sobre as características do procedimento para encontrar o mínimo múltiplo comum, é correto afirmar que, dados dois números naturais não nulos e

  1. A) primos entre si, o m.m.c. deles será o produto desses números.
  2. B) ímpares consecutivos, o m.m.c. deles será igual ao maior número.
  3. C) quaisquer, o m.m.c. deles será igual à soma desses números.
  4. D) consecutivos, o m.m.c. deles será igual à diferença desses números.
  5. E) pares consecutivos, o m.m.c. deles será igual a 4.

Comentário: Alternativa A. Essa questão exigiu do candidato conhecimento teórico sobre propriedades do MMC e do MDC.

Propriedade: “o produto do MDC pelo MMC de dois números a e b é igual ao produto desses números”.

isto é:

MDC(a,b) . MMC(a,b) = a . b

43) Renata estava organizando um evento e calculou que seriam necessários 150 copos, de 200 mL, de suco. No mercado, havia duas marcas diferentes do mesmo suco, sendo que uma era vendida, em lata de 350 mL, por R$ 3,85 e outra, em garrafa de 2 L, por R$ 21,00. Renata comprou o suco da marca mais barata e gastou

  1. A) R$ 307,00.
  2. B) R$ 330,00.
  3. C) R$ 326,00.
  4. D) R$ 315,00.
  5. E) R$ 300,00.

Comentário: Alternativa D. Vamos começar calculando o total de suco necessário:

150 copos de 200mL, isso dá: 150 . 200mL = 30.000mL

Se ela comprar latas de 350 mL, será necessário um total aproximado de 86 latas (30000mL : 350 = 85,7 latas), portanto 86 latas, sendo que cada uma custa R$ 3,85 isso dá: 86 . 3,85 = R$ 331,10

Se ela comprar garrafas de 2L (2000mL), será necessário um total de 15 garrafas (30000mL : 2000mL = 15 garrafas), sendo que cada garrafa custa R$ 21,00 isso dá: 15 . 21 = R$ 315,00

Portanto, ela comprou sucos em garrafas que totalizou R$ 315,00.

44) Em uma maratona, um brasileiro concluiu a prova em 7 minutos, 22 segundos e 35 centésimos de segundo, perdendo apenas para um angolano, que chegou 48 segundos e 57 centésimos de segundo à sua frente. O vencedor dessa maratona fez o tempo de

  1. A) 6 minutos, 33 segundos e 28 centésimos de segundo.
  2. B) 6 minutos, 32 segundos e 28 centésimos de segundo.
  3. C) 6 minutos, 26 segundos e 22 centésimos de segundo.
  4. D) 6 minutos, 33 segundos e 78 centésimos de segundo.
  5. E) 6 minutos, 26 segundos e 78 centésimos de segundo.

Comentário: Alternativa D. Outra questão de aritmética básica, mas CUIDADO! Contas com tempo são especiais, para não confundir, devemos calcular minutos com minutos e horas com horas e assim por diante.

Outro detalhe importante é a necessidade de acertar os valores antes de calcular as diferenças entre tempos, não existe tempo negativo, então se há unidades de tempos menores é necessário acertá-los antes das contas.

7min22seg35cent – 48seg57cent =

Precisamos acertar os centésimos e os segundos pois estes estão menores do que o subtraendo, para isso pegamos emprestado das unidades maiores, assim ficaremos com a seguinte subtração:

45) Para elaborar um desenho gráfico, Hélio utiliza uma escala em que 0,5 cm do desenho corresponde a 0,1 km no comprimento real. Se a figura real a ser representada nesse desenho é de um quadrado com a área de 1 600 m², é correto afirmar que, no desenho, essa figura terá os lados cuja medida, em centímetro, é igual a

  1. A) 0,5.
  2. B) 0,2.
  3. C) 0,4.
  4. D) 0,3.
  5. E) 0,1.

Comentário: Alternativa B. Questão de Razão e Proporção à Escala, podemos dizer que é simples, mas tenha cuidado com as pegadinhas.

A 1ª atenção necessária são com as diferentes unidades de medidas, não podemos realizar cálculos com unidades diferentes.

Vamos transformar 0,5 cm em metros à 0,005m (a área dada está em metros!)

Como a figura é um quadrado e a área é 1600m² podemos afirmar que os lados do quadrado possuem 40m.

Quadrado = lado x lado à 40 x 40 = 1600m²   

De acordo com as informações podemos afirmar que:

0,005m ———— 100m, assim

40m (reais) correspondem a 2,5 vezes os 100m, assim:

46) O gráfico a seguir apresenta o número de carros roubados no estado de São Paulo, no primeiro trimestre de 2011, 2012 e 2013.

Tendo como referência o número total de carros roubados no primeiro semestre dos anos de 2011 a 2013, é correto afirmar que o número de carros roubados no primeiro trimestre de

  1. A) 2012 é, aproximadamente, 27%.
  2. B) 2011 é, aproximadamente, 22%.
  3. C) 2012 é, aproximadamente, 39%.
  4. D) 2011 é, aproximadamente, 29%.
  5. E) 2013 é, aproximadamente, 50%.

Comentário: Alternativa D. Tranquila, cálculo com porcentagem!

Porém, trabalhosa, pois temos que efetuar o cálculo dos três anos.

Uma observação importante que a questão poderia até ser anulada, pois dá os dados trimestrais e no texto fala em dados semestrais (minha visão), mas não foi aceito o recurso realizado pelos alunos.

Realizando os cálculos, de acordo com o gráfico, temos:

Agora é só analisar as alternativas.

47) Ana Maria é a digitadora de uma empresa. Digitando m páginas por dia ela faz um serviço em 5 dias. Se digitasse 30 páginas a mais por dia, faria o mesmo serviço em 4 dias, pois digitaria, por dia,

  1. A) 60 páginas.
  2. B) 80 páginas.
  3. C) 90 páginas.
  4. D) 120 páginas.
  5. E) 150 páginas.

Comentário: Alternativa D. Basta resolver a regra de três simples que será inversa. Lembre que para determinar se as grandezas estão diretamente ou inversamente proporcionais temos que elaborar uma pergunta entre as grandezas, não podemos ter como referências os números dados, cuidado!

Pergunta: se, tenho mais páginas digitadas por dia, menos dias ela precisa para executar um mesmo serviço.

Pronto, agora são os cálculos:

 

 

 

 

 

 

 

Monta-se a proporção e realiza-se os cálculos:

Portanto, para fazer o mesmo serviço em 4dias, ele precisaria digitar: 120 + 30 = 150 páginas.

48) Em 10 anos, a Mata Atlântica em um estado da região Sul sofreu uma redução de aproximadamente 15% de sua área. A área devastada corresponde a 300 campos de futebol. A área que ainda está preservada é de, aproximadamente,

  1. A) 2 000 campos de futebol.
  2. B) 1 700 campos de futebol.
  3. C) 1 600 campos de futebol.
  4. D) 1 500 campos de futebol.
  5. E) 1 200 campos de futebol.

Comentário: Alternativa B. A área preservada é: 100% – 15% = 85%

15% Þ 300 campos de futebol

1% Þ 300/15 = 20 campos de futebol

85% Þ 85 x 20 = 1.700 campos de futebol.

49) Ao somar todos os gastos da semana, Maria somou, por engano, duas vezes o valor da conta do supermercado, o que resultou num gasto total de R$ 832,00. Porém, se ela não tivesse somado nenhuma vez a conta do supermercado, o valor encontrado seria R$ 586,00. O valor correto dos gastos de Maria durante essa semana foi

  1. A) R$ 573,00.
  2. B) R$ 684,00.
  3. C) R$ 709,00.
  4. D) R$ 765,00.
  5. E) R$ 825,00.

Comentário: Alternativa C. Denominando de S o valor gasto por Maria no supermercado e de D as outras despesas, pode-se escrever que:

Situação I: Maria soma duas vezes o valor do supermercado.

2S + D = 832

Situação II: Maria não soma o valor do supermercado.

D = 586

Substituindo o resultado da situação II na equação da situação I, obtém-se o valor da conta do supermercado:

2S + 586 = 832

2S = 246

S = 123

O resultado indica que a conta do supermercado foi de R$ 123,00. Portanto, o valor da conta total pode ser determinado somando esse valor às outras despesas:

Total de gastos = S + D

Total de gastos = 123 + 586

Total de gastos = R$ 709,00

50) Dois amigos, João e Pedro, foram beber cerveja em um bar. João pediu uma garrafa de 750 ml, e Pedro pediu uma latinha de 290 ml. João bebeu 3/5 da cerveja de sua garrafa, e Pedro, depois de beber toda a cerveja da latinha, bebeu mais 3/4 do que havia restado na garrafa do amigo. Então, é possível concluir que:

  1. A) Pedro bebeu exatamente a mesma quantidade que João.
  2. B) Pedro bebeu 65 ml a menos que João.
  3. C) João bebeu 50 ml a menos que Pedro.
  4. D) João bebeu 50 ml a mais que Pedro.
  5. E) Pedro bebeu 65 ml a mais que João.

Comentário: Alternativa E. João bebeu 3/5 de 750 ml, o que é representado matematicamente por:

 

Restando na garrafa 300 ml.

Pedro consumiu os 290 ml de sua latinha mais 3/4 do restante da garrafa, ou seja, 3/4 dos 300 ml. Numericamente:

Comparando os volumes bebidos pelos amigos, conclui-se que:

Pedro consumiu 65 ml a mais que João.

51) Um levantamento feito por uma emissora de TV, com 1 600 pessoas que assistem a novelas, revelou que a razão entre homens e mulheres, nessa ordem é de 3/7. Então, de acordo com a pesquisa, a diferença entre o número de mulheres e o número de homens que assistem a novelas é de:

  1. A) 640.
  2. B) 580.
  3. C) 450.
  4. D) 400.
  5. E) 370.

Comentário: Alternativa A. Denominando de M o número de mulheres e de H o número de homens que participaram da pesquisa, pode-se escrever que:

Isolando H na equação (I) e substituindo na equação (II) é possível determinar o número de mulheres e, consequentemente, o de homens, que será a diferença em relação às 1.600 pessoas entrevistadas.

Resolvendo a equação (II) para M, obtém-se que M = 1.120 mulheres e, consequentemente, H = 480 homens. Analisando os resultados percebe-se que foram entrevistadas 640 mulheres a mais que homens.

52) Uma pesquisa feita com 2 000 pessoas, sobre o uso de cartão de crédito, constatou que 95% das pessoas entrevistadas possuíam cartão de crédito e que, desse total, 75% estavam com saldo negativo no banco, enquanto, entre as pessoas que não possuíam cartão de crédito, 3% estavam com saldo negativo no banco. Em relação ao total de pessoas consultadas, a porcentagem das pessoas com saldo negativo no banco era de:

  1. A) 68,3%.
  2. B) 71,4%.
  3. C) 75,8%.
  4. D) 78,4%.
  5. E) 80,6%.

Comentário: Alternativa B. O enunciado informa que 75% de 95% das pessoas entrevistadas possuem saldo negativo. Complementa a informação adicionando as pessoas com saldo negativo 3% dos 5% (pessoas que não possuem cartão) dos entrevistados. Matematicamente essa informação pode ser escrita como:

Solucionando a expressão, obtém-se:

Assim, 71,4% dos entrevistados possuem saldo negativo no banco.

53) Uma pessoa comprou determinado volume de suco de uva, bebendo 200 ml desse suco por dia. Se essa pessoa bebesse 150 ml por dia, com o mesmo volume comprado, poderia beber suco de uva por mais 5 dias. O volume de suco de uva, em litros, comprado por essa pessoa foi:

  1. A) 2,0.
  2. B) 2,5.
  3. C) 3,0.
  4. D) 3,5.
  5. E) 4,0.

Comentário: Alternativa C. Denominando de V o volume total do suco e de D o total de dias que a pessoa bebeu o suco, pode-se escrever duas equações que representam as situações descritas.

Situação I: Pessoa bebe 200 ml por dia, o que significa que multiplicando essa quantidade pelo total de dias que ele consome o produto, o resultado deve ser o volume do suco:

200D = V   (I)

Situação II: Pessoa bebe 150 ml por dia e essa redução no volume consumido por dia faz com que o volume do suco seja consumido em (D+5) dias.

150(D+5) = V (II) 

As duas equações obtidas são iguais ao volume do suco. Sendo assim, é possível igualá-las e determinar a quantidade de dias que o suco foi consumido.

200D = 150(D+5)

D = 15 dias

Substituindo esse resultado na equação (I):

200 x 15 = V

3.000 = V

O volume do suco é 3.000 ml ou 3 litros.

54) Em uma arquibancada de um colégio cabem, sentados, 500 adultos mais 600 crianças. Sabendo-se que certo dia havia 200 adultos sentados nessa arquibancada e nenhuma criança, e que 2 adultos ocupam o mesmo espaço que 3 crianças, então, o número de crianças que poderiam ainda ser acomodadas nessa mesma arquibancada seria:

  1. A) 450.
  2. B) 600.
  3. C) 830.
  4. D) 910.
  5. E) 1 050.

Comentário: Alternativa E. Cabem 500 adultos e 600 crianças na arquibancada. No dia analisado, havia apenas 200 adultos, o que resultou em 300 lugares de adultos vagos e 600 lugares de crianças vagos. Se apenas crianças fossem complementar a arquibancada, elas poderiam ocupar os 600 lugares destinados a elas próprias somado com os lugares vagos dos adultos. Sabe-se que cada 2 lugares de adultos podem ser ocupados por 3 crianças. Desse modo, o total de crianças que podem ocupar a arquibancada é determinado dividindo o número de lugares de adultos vagos por 2, o que resulta em 150 pontos que cabem em cada um 3 crianças, o que contabiliza 450 (3 x 150) crianças além das 600 já permitidas, possibilitando a entrada de 1.050 (450 + 600)  crianças. 

 

55) Uma pessoa sai de casa às 6:00 horas da manhã para trabalhar e caminha 5 minutos até o ponto do ônibus, onde espera por 15 minutos até que ele chegue. Essa pessoa desce no ponto final e caminha 10 minutos até chegar ao trabalho, às 7h e15 min. Desprezando-se pequenas variações nos tempos registrados, pode-se concluir que o tempo gasto dentro do ônibus durante o trajeto feito por essa pessoa, em relação ao tempo total que ela gastou entre sair de casa e entrar no trabalho, corresponde a uma porcentagem de:

  1. A) 60%.
  2. B) 55%.
  3. C) 50%.
  4. D) 45%.
  5. E) 40%.

Comentário: Alternativa A. O tempo total gasto para sair de casa e chegar ao trabalho foi de 1 hora e 15 minutos o que pode ser representado por 75 minutos. Esse tempo foi constituído por quatro etapas: andando 5 minutos até o ponto de ônibus, 15 minutos esperando a condução, 10 minutos do ponto que o trabalhador desceu do ônibus até o trabalho, contabilizando 30 minutos em trajeto fora do ônibus. Como o processo todo leva 115 minutos, conclui-se que 45 minutos (75  – 30) são relativos ao percurso com o ônibus. Portanto, 45/75 é a porcentagem de tempo que o trabalhador ficou dentro da condução:

O trabalhador gasta 60% do tempo do trajeto dentro do ônibus.

56) Uma estrada, que liga as cidades A e B, tem um trecho PQ onde o asfalto está em condições ruins. A figura ilustra a situação.

Sabendo-se que o trecho AP mede 15 km, o trecho QB mede 9 km, e o trecho PQ mede 25% do total do comprimento de AB, pode-se concluir que a distância AB, em km, é:

  1. A) 28.
  2. B) 30.
  3. C) 32.
  4. D) 34.
  5. E) 36.

 

Comentário: Alternativa C. Denotando de X a distância total entre as cidades A e B, o segmento PQ será 0,25X, pois representa 25% da distância total. Somando a distância entre A e P (15km) com a distância entre P e Q (0,25X) e com a distância entre os pontos Q e B (9km), obtém-se a distância total  entre as cidades A e B (X), assim:

15 + 0,25X + 9 = X

0,75X = 24

X = 32 km

57) Para uma festa junina, foi contratada uma barraca de pastéis, que levou os seguintes tipos de recheios: carne, queijo e palmito. A tabela a seguir mostra a quantidade de pastéis vendidos na festa.

Em relação ao número total de pastéis vendidos na festa, o gráfico que representa essas informações, em porcentagem, é:

Comentário: Alternativa B. O total de pastéis vendidos foi de 160 (56 + 72 + 32) pastéis. Desse total, 56 pastéis correspondem ao recheio de carne, o que representa 35% (56/160) do total vendido. A mesma análise pode ser realizada com os outros sabores, resultando em 45% (72/160) para o recheio de queijo e 20% (32/160) para o recheio de palmito.

O gráfico que melhor representa essa distribuição percentual é:

58) Uma pessoa comprou 30 m² de piso para colocar em uma sala retangular de 4 m de largura, porém, ao medir novamente a sala, percebeu que havia comprado 3,6 m² de piso a mais do que o necessário. O perímetro dessa sala, em metros, é de:

  1. A) 21,2.
  2. B) 22,1.
  3. C) 23,4.
  4. D) 24,3.
  5. E) 25,6.

Comentário: Alternativa A. A pessoa comprou 30m², o que corresponde à área da sala acrescida de 3,6m², pois essa foi a área que ela comprou a mais. Sendo assim, a área da sala retangular vale 26,4m². A área de um retângulo é determinada pela multiplicação de seu comprimento pela sua largura. A largura da sala é de 4m, portanto, seu comprimento pode ser determinado por:

Área = comprimento x largura

26,4 = comprimento x 4

Comprimento = 6,6 metros

O perímetro dessa sala é a soma de seus lados, como a forma da sala é retangular, ela possui dois lados de 4 metros e dois lados de 6,6 metros, o que resulta em um perímetro de:

Perímetro = 2 x 4 + 2 x 6,6

Perímetro = 21,2 metros

59) Em uma parede retangular, de 3 m de altura por 8,4 m de comprimento, serão colocados tijolinhos, retangulares de 20 cm de comprimento por 5 cm de largura, separados entre si por um rejunte de 1 cm de largura, conforme mostram as figuras.

Obs.: Figuras fora de escala

A soma das áreas de todos os tijolinhos que serão colocados nessa parede, em m², será de:

  1. A) 12.
  2. B) 14.
  3. C) 16.
  4. D) 18.
  5. E) 20.

Comentário: Alternativa E. A cada tijolinho deve ser acrescido um centímetro na sua largura e em seu comprimento devido ao rejunte. Assim, o conjunto a ser instalado passa a ter área de 6 (5+1) x 21 (20+1) = 126 cm². Essa estrutura deve preencher uma área de 256.000 cm² (3 m x 8,4 m = 300 cm x 840 cm). Para isso, é necessário 2.000 estruturas (256.000 / 126). Como cada estrutura possui apenas um tijolinho, serão necessários 2.000 tijolinhos para preencher a parede. Cada tijolinho tem área de 0,1m2 (5 cm x 20 cm = 0,05 cm x 0,2 cm), portanto, a área de tijolinhos será de 20m² (2.000 x 0,1).

60) Uma criança possui várias etiquetas adesivas nas cores: amarelo (A) e vermelho (V), e quer enfeitar todas as 96 páginas de seu caderno, colando uma etiqueta em cada página, começando com a 1.ª página onde será colada uma etiqueta A e obedecendo a seguinte ordem de cores: A A A V V A A A V V… e assim sucessivamente, isto é, três páginas com uma etiqueta amarela em cada uma, seguida por duas páginas com uma etiqueta vermelha em cada uma. Como ela só dispõe de 30 etiquetas vermelhas, então, a última etiqueta vermelha será colada no seu caderno na página:

  1. A) 74.
  2. B) 75.
  3. C) 76.
  4. D) 77.
  5. E) 78.

Comentário: Alternativa E. A estrutura de repetição (AAAVV) ocorre a cada cinco páginas e em cada estrutura se utilizam duas etiquetas vermelhas. A criança somente possui trinta etiquetas vermelhas, portanto só poderá fazer quinze repetições. Como cada repetição gera cinco páginas, o total de página será de setenta e cinco (15 x 5). A última página de cada estrutura recebe uma etiqueta vermelha, portanto a última página a receber a etiqueta vermelha será a de número setenta e cinco.

61) Considere que, em uma empresa, 50% dos empregados possuam nível médio de escolaridade e 5%, nível superior. Guardadas essas proporções, se 80 empregados dessa empresa possuem nível médio de escolaridade, então a quantidade de empregados com nível superior é igual a:

  1. A) 8.
  2. B) 10.
  3. C) 15.
  4. D) 20.
  5. E) 5.

Comentário: Alternativa A. A questão informa que 80 funcionários possuem nível médio de escolaridade, e que esse valor representa 50% do total. Logo, a empresa possui 160 funcionários. Desses, 5% possuem nível superior, que representam 8 funcionários (0,05 x 160).

 

62) Se o perímetro de um terreno em forma de retângulo é igual a 180 m e se um dos lados desse retângulo mede 10 m a mais que o outro, então a área do terreno é igual a

  1. A) 1.800 m².
  2. B) 1.600 m².
  3. C) 1.400 m².
  4. D) 1.200 m².
  5. E) 2.000 m².

Comentário: Alternativa E. A área de um retângulo é o produto dos seus lados. A questão informa que se um lado do retângulo tiver valor ℓ, o outro lado será ℓ+10. O perímetro do retângulo é 180m, o que representa a soma de seus lados, matematicamente:

 

ℓ + ℓ + ℓ + 10 + = 180

4 ℓ + 20 = 180

4 ℓ = 160

ℓ = 40 metros

 

Os lados desse retângulo são 40 metros e 50 metros e sua área é 2.000 metros quadrados (40 x 50).

63) Em 2008, nos 200 anos do Banco do Brasil, os Correios lançaram um selo comemorativo com uma tiragem de 1.020.000 unidades. No selo, cujo formato é de um retângulo medindo 40 mm × 30 mm, a estampa ocupa um retângulo que mede 35 mm × 25 mm. Dadas essas condições, é correto afirmar que a área do retângulo da estampa é

  1. A) superior a 90% da área do retângulo do selo.
  2. B) inferior a 75% da área do retângulo do selo.
  3. C) superior a 75% e inferior a 80% da área do retângulo do selo.
  4. D) superior a 80% e inferior a 85% da área do retângulo do selo.
  5. E) superior a 85% e inferior a 90% da área do retângulo do selo.

Comentário: Alternativa B. A área do retângulo maior é dada pelo produto de 40mm e 30mm,  que resulta em 1.200mm². A estampa é um retângulo que possui área dada pelo produto entre 35mm e 25mm e resulta em 875mm². Dessa forma, a estampa corresponde a 72,9% da área do selo (875/1200).

64) O piso de uma sala retangular, medindo 3,52 m × 4,16 m, será revestido com ladrilhos quadrados, de mesma dimensão, inteiros, de forma que não fique espaço vazio entre ladrilhos vizinhos. Os ladrilhos serão escolhidos de modo que tenham a maior dimensão possível.

Se, para assentar os ladrilhos, são utilizados 2 kg de argamassa por m² e se a argamassa é vendida em sacos de 3 kg, então a quantidade necessária de sacos de argamassa para completar o serviço é igual a

  1. A) 9.
  2. B) 10.
  3. C) 6.
  4. D) 7.
  5. E) 8.

Comentário: Alternativa B. A sala possui 14,64m² de área. São necessários dois quilos de argamassa por metro quadrado, logo, para esta sala serão necessários 29,28kg de argamassa. Como o saco de argamassa possui 3kg do produto, deve-se comprar 10 sacos para realizar a obra. Sobrará um pouco de argamassa, porém se forem adquiridos apenas 9 sacos, faltará produto para executar a obra.

65) Se a agência dos Correios de uma pequena cidade presta, diariamente, 40 atendimentos em média, e se, em razão de festas na cidade, a média de atendimentos diários passar a 52, então, nesse caso, haverá um aumento percentual de atendimentos de

  1. A) 40%.
  2. B) 52%.
  3. C) 90%.
  4. D) 12%.
  5. E) 30%.

Comentário: Alternativa E. O número de atendimento que era de 40 atendimentos diários sofreu um aumento e passou a ser 52 atendimentos diários. Denotando o fator de aumento por A, pode-se escrever que:

40 x A = 52

A = 52/40

A = 1,3

Um fator de aumento 1,3 representa um aumento de 30%.

66) Considere que, das correspondências que um carteiro deveria entregar em determinado dia, 5/8 foram entregues pela manhã, 1/5 à tarde e 14 ficaram para ser entregues no dia seguinte. Nessa situação, a quantidade de correspondências entregue pelo carteiro naquele dia foi igual a

  1. A) 98.
  2. B) 112.
  3. C) 26.
  4. D) 66.
  5. E) 82.

Comentário: Alternativa D. No primeiro dia o carteiro entregou a fração de:

Faltaram entregar quatorze correspondências, que representam 7/40 do total de cartas, pois já foram entregues 33/40. Portanto, denominando o total de cartas por T, pode-se escrever que:

Dessas 80 cartas apenas 14 ficaram para serem entregues no outro dia. Assim, 66 cartas (80 – 14) foram entregues no primeiro dia.

67) Vários jornais e revistas anunciaram, nos últimos meses, que o preço do quilo de picanha, corte preferido para o preparo de um bom churrasco, subiu 42%. Nesse caso, se um consumidor de picanha decidir manter o mesmo gasto mensal com a compra desse alimento, ele deverá diminuir o consumo em:

  1. A) mais de 40% e menos de 44%.
  2. B) mais de 44% e menos de 48%.
  3. C) mais de 28% e menos de 32%.
  4. D) mais de 32% e menos de 36%.
  5. E) mais de 36% e menos de 40%.

Comentário: Alternativa C. Supondo que o gasto mensal seja P reais. Com o aumento no valor do quilo da picanha esse valor passaria a ser 1,42P, porém, para manter o mesmo preço, o consumidor deverá comprar menos produto, ou seja, esse valor sofrerá um desconto devido a menor quantidade de carne comprada, de tal forma que o valor retorne ao original P.

Denominando de D a redução que deve ocorrer no consumo da carne, tem-se que:

D x 1,42P = P

1,42D = 1

D = 1/1,42

D = 0,70

O fator de desconto de 0,70 representa um desconto de 30%, pois se é necessário comprar apenas 70% de carne ocorreu uma redução de 30%.

68) Considere que sejam cobrados R$ 5,00 para o envio de uma carta comercial simples e uma carta comercial registrada, ambas de até 20 g, e R$ 11,10 para o envio de 3 cartas comerciais simples e 2 registradas, todas de até 20 g. Nessa situação, a diferença entre o preço cobrado para o envio de uma carta comercial registrada e o cobrado para o envio de uma carta comercial simples, ambas de até 20 g, é de

  1. A) R$ 2,60.
  2. B) R$ 2,70.
  3. C) R$ 2,80.
  4. D) R$ 2,90.
  5. E) R$ 2,50.

Comentário: Alternativa C. A questão se resolve através de um sistema. Denominando o valor da carta comercial simples por S e da carta comercial registrada por R, pode-se escrever baseado nas informações do enunciado que:

Isolando S na equação (I):

Substituindo o resultado na equação (II):

A carta registrada custa R$ 3,90, portanto a carta simples custa R$ 1,10, pois a soma do valor das duas deve resultar em cinco reais. Dessa forma, a diferença entre o preço de ambas as cartas é de R$ 2,80.

69) Na compra de 2 frascos de tira-manchas, cada um deles ao custo de R$ 9,00; 6 frascos de limpador multiuso, cada um deles ao custo de R$ 2,00; 4 litros de desinfetante, cada um deles ao custo de R$ 1,50; e de 6 unidades de esponja dupla face, cada uma delas ao custo de R$ 2,00; um cliente pagou com 3 notas de R$ 20,00, tendo recebido R$ 19,20 de troco.

Nesse caso, o cliente recebeu desconto de

  1. A) 13%.
  2. B) 14%.
  3. C) 15%.
  4. D) 16%.
  5. E) 12%.

Comentário: Alternativa C. O preço que o cliente pagou foi de 3 x 20 reais subtraído do troco que foi de 19,20, assim:

Preço pago = 3 x 20 – 19,20 = R$ 40,80.

A soma dos preços dos produtos é:

Soma dos preços = 2 x 9 + 6 x 2 + 4 x 1,5 + 6 x 2 = R$ 48,00.

A porcentagem que o desconto de R$ 7,20 (48,00 – 40,80) representa pode ser obtida através de uma simples proporção:

O cliente recebeu um desconto de 15%.


Preparação para o concurso


Conhecimentos gerais

70) 17 de dezembro de 2011 – A data marca o primeiro aniversário do movimento que ficou conhecido como Primavera Árabe – uma onda de revoltas que se espalhou pelo Oriente Médio e norte da África. Em meados de dezembro, o saldo era de quatro ditadores a menos.

(http://www.estadao.com.br/noticias/ Adaptado)

Em outubro de 2011, um desses ditadores (Muamar Kadafi) foi morto por opositores que travaram, ao longo de meses, uma violenta guerra civil:

  1. A) no Egito.
  2. B) na Líbia.
  3. C) na Tunísia.
  4. D) no Marrocos.
  5. E) na Nigéria.

Comentário: Alternativa B. A onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe eclodiu em 2011. A raiz dos protestos foi o agravamento da situação dos países, provocado pela crise econômica e pela falta de democracia. O sofrimento da  população, com as elevadas taxas de desemprego e o alto custo dos alimentos e melhores condições de vida, provocou a queda de quatro governantes na região entre eles Muammar Kadafi, da Líbia, morto por uma rebelião interna com ação militar decisiva da Otan.

 

71) O ministro das Relações Exteriores da Espanha, […], conclamou governantes da Europa e de outras partes do mundo a adotarem ações concretas contra a Argentina, […]

Em declarações feitas na véspera de um encontro de chanceleres da União Europeia em Luxemburgo, o ministro disse que a Espanha pressionaria o bloco a retirar da Argentina o tratamento de parceiro comercial preferencial.

(http://www.estadao.com.br/)

A insatisfação da Espanha está relacionada:

  1. A) à nova tentativa argentina de retomar a posse das ilhas Malvinas.
  2. B) ao forte aumento de imigrantes argentinos em solo espanhol.
  3. C) ao tratamento rude dispensado aos espanhóis em aeroportos argentinos.
  4. D) à expropriação da empresa petrolífera YPF, de propriedade espanhola.
  5. E) à campanha argentina contra a importação de manufaturados espanhóis.

Comentário: Alternativa D. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, enviou proposta ao Congresso Nacional do país declarando de interesse público a exploração de petróleo. O projeto expropria as ações da empresa YPF, antiga estatal privatizada na década de 1990 e que hoje é de propriedade da multinacional espanhola Repsol. A decisão argentina de expropriar a petrolífera gerou reações dos governantes espanhóis e de grande parte dos economistas burgueses, todos ainda defensores do receituário neoliberal que levou o mundo à atual crise econômica.

72) Desencadeada pelas redes sociais, o Veta Dilma teve como objetivo sensibilizar a presidente para que ela vetasse:

  1. A) o sistema de cotas, votado pelo Supremo Tribunal Federal.
  2. B) a lei que autoriza a união estável de homossexuais.
  3. C) o asilo político dado ao ex-terrorista italiano Cesare Battisti.
  4. D) a lei que descriminaliza o porte de armas para segurança pessoal.
  5. E) parte do Código Florestal aprovado no Congresso.

Comentário: Alternativa E. Tudo começou em agosto de 2012, quando as ONGs, começaram a usar a web para conscientizar o público leigo sobre o projeto que altera o Código Florestal. Durante as votações, fizeram vigília e colocaram especialistas para explicar, online, os pontos polêmicos dos textos, como a questão da anistia aos desmatadores.

 

73) Aprovada, em abril de 2012, pelo Supremo Tribunal Federal, esta decisão está envolta em grande polêmica.

Trata-se da:

  1. A) descriminalização do aborto de anencéfalos.
  2. B) criação de um piso salarial nacional para professores.
  3. C) ampliação das áreas destinadas aos grupos indígenas.
  4. D) redução da maioridade para menores criminosos.
  5. E) ampliação do tempo de contribuição previdenciária.

Comentário: Alternativa A. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que não é mais crime o aborto de fetos anencéfalos (com má-formação do cérebro e do córtex – o que leva o bebê à morte logo após o parto). Já era permitida a interrupção da gestação em casos de estupro ou claro risco à vida da mulher. Todas as demais formas de aborto continuam sendo crime, com punição prevista no Código Penal.

74) O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, qualificou de “feito histórico” a chegada do jipe-robô Curiosity a qual planeta?

  1. A) Vênus.
  2. B) Marte.
  3. C) Saturno.
  4. D) Mercúrio.
  5. E) Plutão.

Comentário: Alternativa B. O jipe-robô Curiosity pousou na superfície de Marte em 6 de agosto de 2012. A aterrissagem ocorreu após uma viagem de 567 milhões de quilômetros e quase nove meses. A missão investiu cerca de US$ 2,5 bilhões (mais de R$ 5 bilhões) no projeto com o objetivo de saber se o planeta vermelho já reuniu condições favoráveis à vida.

75) Ele é pastor e deputado federal pelo PSC-SP e causou polêmica ao dar declarações racistas e homofóbicas:

  1. A) Pr. Paulo Freire.
  2. B) Missionário José Olimpio.
  3. C) Marco Feliciano.
  4. D) João Paulo Cunha.
  5. E) Marcelo Crivella.

Comentário: Alternativa C. Em março de 2013, Marco Feliciano foi eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados do Brasil. Atualmente ele responde a um processo no Supremo Tribunal Federal (STF) por homofobia e estelionato, por ter sido acusado de receber 13 mil reais para realizar um culto no estado do Rio Grande do Sul sem ter comparecido ao evento.

76) Eduardo Campos, provável candidato à presidência da República em 2014, é o atual governador de:

  1. A) Tocantins.
  2. B) Pernambuco.
  3. C) Santa Catarina.
  4. D) Goiás.
  5. E) Mato Grosso do Sul.

 

Comentário: Alternativa B. Candidato ao Planalto, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, além dos espaços oficiais, como o programa nacional de TV do partido tem conquistado terreno com discurso e agenda nacionalizados. Também faz articulações com lideranças de legendas diversas em busca de reforçar o palanque para sua provável candidatura ao Planalto.

77) Ele é ex-governador do DF, cotado por partido para ser candidato em 2014:

  1. A) Joaquim Domingos Roriz.
  2. B) José Roberto Arruda.
  3. C) Cristovam Buarque.
  4. D) Maria de Lourdes Abadia.
  5. E) Agnelo Queiroz.

 

Comentário: Alternativa B. Distante do cenário político desde que foi preso, em 2010, acusado de envolvimento no esquema de pagamento de propina que ficou conhecido como mensalão dos Democratas (DEM), o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, pode ser candidato a governador do DF nas eleições de 2014. Não há impedimento legal à sua candidatura.

78) Qual a posição que o Brasil ocupa em desigualdade de renda na América Latina, segundo dados do PNUD?

  1. A) Primeiro.
  2. B) Segundo.
  3. C) Terceiro.
  4. D) Quarto.
  5. E) Quinto.

 

Comentário: Alternativa D. A América Latina se mantém como a região do mundo com maior desigualdade de renda e o Brasil aparece em quarto, apesar das melhorias nesse setor na última década, de acordo com fonte do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

79) Depois de trinta anos de escavações, cientistas da Rússia conseguiram, enfim, chegar à superfície do lago Vostok, localizado na:

  1. A) Antártida.
  2. B) Sibéria.
  3. C) Groenlândia.
  4. D) Finlândia.
  5. E) Alaska.

Comentário: Alternativa A. Está na Antártida, localizado há quase 4 mil metros de profundidade. O local abriga o que é considerada a água mais pura e antiga de todo o planeta.

80) Em abril de 2013, duas explosões deixaram vários feridos durante a maratona de:

  1. A) Nova York.
  2. B) Londres.
  3. C) Boston.
  4. D) Chicago.
  5. E) Tóquio.

Comentário: Alternativa C. Duas explosões deixaram dezenas de feridos na tarde do dia 15 de abril durante a maratona de Boston, no Estado de Massachusetts, Estados Unidos. Dshokhar Tsarnaev disse que o atentado na maratona de Boston foi planejado pelo irmão Tamerlan, morto pela polícia, com o objetivo de defender o islamismo de um ataque norte-americano. Segundo as autoridades, os dois irmãos agiram por conta própria e não têm nenhuma ligação com grupos terroristas.

 

81) Uma grande explosão na cidade de Waco, Texas deixou muitos mortos e feridos. Essa explosão ocorreu numa fábrica de:

  1. A) Fogos de artifício.
  2. B) Produtos químicos.
  3. C) Remédios.
  4. D) Fertilizantes.
  5. E) Brinquedos.

 

Comentário: Alternativa D. Dezenas de pessoas podem ter morrido após uma grande explosão numa fábrica de fertilizantes, próxima à cidade de Waco, no estado americano do Texas. A explosão provocou danos em uma área extensa e deixou dezenas de pessoas presas sob escombros.

 

82) Qual país asiático ameaçou os Estados Unidos com ataques nucleares?

  1. A) Coreia do Sul.
  2. B) Coreia do Norte.
  3. C) China.
  4. D) Japão.
  5. E) Vietnã.

Comentário: Alternativa B. Foi a Coreia do Norte, que aumentou sua retórica belicista, ao advertir que seu exército conta com a autorização final para lançar um ataque contra os Estados Unidos utilizando eventualmente armas nucleares.

83) Foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal em outubro de 2012:

  1. A) Ricardo Lewandovski.
  2. B) Celso de Mello.
  3. C) Gilmar Mendes.
  4. D) Dias Toffoli.
  5. E) Joaquim Barbosa.

 

Comentário: Alternativa B. Joaquim Barbosa, o mais antigo ministro entre os que ainda não haviam presidido o STF, foi eleito em outubro de 2012 e tomou posse em novembro do mesmo ano. Mineiro de Paracatu, filho de um pedreiro e de uma dona de casa, Joaquim Barbosa é o primeiro negro a assumir a presidência da mais alta corte do País. Ao ocupar o cargo, ele também se torna o terceiro na linha sucessória da presidência.

84) Ele foi eleito em abril de 2013 presidente da Venezuela com 51% dos votos.

  1. A) Juan Manuel Santos.
  2. B) Evo Morales.
  3. C) Rafael Correa.
  4. D) Alan García.
  5. E) Nicolás Maduro.

Comentário: Alternativa E. O candidato governista Nicolás Maduro ganhou a eleição presidencial da Venezuela em abril com 51 % dos votos o que permitiu a continuidade das políticas socialistas de Hugo Chávez, morto em março. O opositor Henrique Capriles, governador do Estado de Miranda, recebeu 49 % dos votos, de acordo com a autoridade eleitoral, em uma votação mais apertada do que o esperado.

85) O Oriente Médio é, historicamente, zona de tensões entre povos, nações e países. Recentemente, vem ocorrendo conflitos em diversos países muçulmanos, envolvendo o exército, civis e vários grupos armados. Sobre os conflitos a única alternativa correta:

  1. A) A disputa entre Israel e a Palestina é pela Faixa de Gaza uma área com importante riqueza petrolífera do oriente médio.
  2. B) O Egito, apesar da queda do ditador Hosni Mubarak, mantém a passagem para Faixa de Gaza fechada e sob forte controle.
  3. C) O grupo Hamas é um movimento que luta pela formação do Estado Independente da Palestina e se opõe à existência do Estado de Israel.
  4. D) Dentro da recente onda de democratização que vem varrendo o Oriente Médio é possível notar um abalo significativo dos valores muçulmanos.
  5. E) Estudantes muçulmanos através da internet propagaram o movimento de redemocratização nos seus países num gesto de repúdio as ditaduras, ao terrorismo, e ao Islã.

Comentário: Alternativa C. O Hamas, grupo radical e extremista, defende a criação do Estado Independente Palestino e se opõe a existência do Estado de Israel, reconhecido pela ONU em 1948. A principal disputa é sobre os domínios territoriais da Faixa de Gaza, da Cisjordânia, e das cidades sagradas como Jerusalém.

86) Vencedor na categoria de melhor filme na festa do Oscar.

  1. A) Argo.
  2. B) As aventuras de Pi.
  3. C) Os miseráveis.
  4. D) Indomável sonhadora.
  5. E) Lincoln.

 

Comentário: Alternativa A. “Argo”, thriller sobre a crise dos reféns americanos no Irã, dirigido e protagonizado por Ben Affleck, triunfou como melhor filme na festa do Oscar.

87) Recém reeleito presidente da Itália leva seus esforços para formar um novo governo e encerrar dois meses de impasse político no país.

  1. A) Franco Marini.
  2. B) Pier Luigi Bersani.
  3. C) Silvio Berlusconi.
  4. D) Giorgio Napolitano.
  5. E) Romano Prodi.

Comentário: Alternativa D. O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, 87, foi reeleito pelo Parlamento, a pedido das duas maiores forças políticas, ante o atoleiro político no país. Napolitano foi reeleito após um acordo entre o Partido Democrático (PD), de Pierluigi Bersani, e a direita de Silvio Berlusconi, com o apoio das forças moderadas do premier Mario Monti.

88) Em março de 2013, eleitores dessas Ilhas votaram em referendo para a permanência do  domínio inglês e não argentino. Qual o nome dessas ilhas?

  1. A) Malvinas.
  2. B) Galápagos.
  3. C) Páscoa.
  4. D) Arquipélago Patagônico.
  5. E) Chiloé.

Comentário: Alternativa A. Os habitantes das Ilhas Malvinas, ou Falklands para os britânicos, aprovaram, por maioria absoluta, a permanência do território sob o domínio do Reino Unido em referendo. No total, 92% dos 1.672 eleitores das ilhas votaram no referendo, 98,8% disseram “sim” à permanência das Malvinas como território autônomo britânico. A Argentina considerou a votação ilegal.

89) A renúncia do papa Bento XVI foi anunciada na manhã do dia 11 de fevereiro de 2013. O papa comunicou que sua saúde frágil era a razão de sua renúncia. O Conclave de 2013 elegeu seu sucessor, Francisco. Qual o nome verdadeiro do Papa Francisco?

  1. A) Nicolás Barbaro.
  2. B) Jorge Mario Bergoglio.
  3. C) Mário Antonio Cargnello.
  4. D) Eduardo Horácio García.
  5. E) Raúl Martín.

Comentário: Alternativa B. Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio SJ (Buenos Aires, 17 de dezembro de 1936) é o 266º. Papa da Igreja Católica e atual chefe de estado do Vaticano, sucedendo o Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013. É o primeiro papa nascido no continente americano, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1200 anos e o único jesuíta da história. Arcebispo de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998 e cardeal-presbítero desde 21 de fevereiro de 2001, foi eleito em 13 de março de 2013.

90) Visita de blogueira cubana ao Brasil em fevereiro causou grande polêmica com seus posicionamentos críticos à falta de liberdade de expressão e em defesa dos direitos humanos em Cuba. Qual o nome da blogueira cubana?

  1. A) Vima Espín.
  2. B) Mariela Castro.
  3. C) Berta Soler.
  4. D) Yoani Sánchez.
  5. E) Yusmany Alvarez.

 

Comentário: Alternativa D. A visita da blogueira cubana Yoani Sánchez ao Brasil, em fevereiro de 2013, para a divulgação de um documentário com sua participação causou uma série de manifestações e debates nos locais pelos quais ela passou. No Brasil, os grupos políticos simpáticos ao regime instaurado em 1959, com a Revolução Cubana, veem Yoani Sánchez como uma peça de marketing político, financiada por grupos capitalistas que têm interesse no fim do regime dos irmãos Castro na ilha caribenha.

91) Dilma Rousseff disse que a construção da Barragem de Lontras é de fundamental importância para a segurança hídrica:

  1. A) do Maranhão.
  2. B) de Sergipe.
  3. C) de Pernambuco.
  4. D) de Alagoas.
  5. E) do Ceará.

 

Comentário: Alternativa E. Com investimentos de R$ 371 milhões por meio do PAC, a barragem de Lontras vai levar água de qualidade, inicialmente, para mais de 17 mil moradores da cidade de Croatá, no Ceará.  Além de ampliar a oferta de água para consumo humano, a barragem vai possibilitar o abastecimento animal e a irrigação de 4 mil hectares para a região. O governo federal investe R$ 352 milhões e o governo do estado investe R$ 19,6 milhões. Dilma já assinou o contrato de execução das obras.

92) A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou em novembro de 2012, na capital paulista, as 6 cidades-sede da Copa das Confederações de 2013. São elas:

  1. A) Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Natal, Manaus e Cuiabá.
  2. B) São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Cuiabá.
  3. C) Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Salvador e Recife.
  4. D) Belo Horizonte, Porto Alegre, Natal, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro.
  5. E) Recife, Fortaleza, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

Comentário: Alternativa C. A Copa das Confederações de 2013 será a nona edição da competição realizada a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Foi realizada no Brasil entre 15 e 30 de junho e serviu como teste para realização da Copa do Mundo de 2014.

Teve a participação de oito equipes: Espanha, campeã da Copa do Mundo de 2010; Japão, México, Uruguai, Taiti, Itália e Nigéria, os seis campeões continentais; além do Brasil, país-sede. A confirmação das capitais – Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Salvador e Recife – ocorreram no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu.

93) Entre o final de março e início de 2013, a crise europeia atingiu outro país:

  1. A) Hungria.
  2. B) Bulgária.
  3. C) Chipre.
  4. D) Polônia.
  5. E)

Comentário: Alternativa C. O Chipre, pequena ilha do Mar Mediterrâneo, situada em um ponto estratégico ao sul da Turquia, ganhou os noticiários internacionais por ter se tornado o novo epicentro da crise europeia. Membro da UE (União Europeia) desde 2004, o Chipre adotou o Euro como moeda oficial em janeiro de 2008. E assim como outros membros menos desenvolvidos deste bloco econômico, este país se encontra em profunda recessão e foi obrigado a obter ajuda externa para evitar o colapso da sua economia.

94) Em setembro de 2012, protestos contra um filme anti-islâmico, representando o profeta Maomé de maneira desrespeitosa, espalharam-se pelo Oriente Médio e demais países islâmicos. Entre os casos mais violentos, estão os ataques às embaixadas do país onde foi feito o filme no Egito, no Iêmen e na Líbia, o mais grave, que culminou na morte de um embaixador e de três auxiliares. Manifestações também foram registradas em Bangladesh, Iraque, Marrocos, Sudão, Tunísia e na Faixa de Gaza.

Assinale a alternativa que identifica o país de origem do filme e alvo dos ataques islâmicos.

  1. A) França.
  2. B) Alemanha.
  3. C) Dinamarca.
  4. D) Estados Unidos.
  5. E) Reino Unido.

Comentário: Alternativa D. O filme “A inocência dos muçulmanos” foi dirigido e produzido pelo californiano Sam Bacile, um corretor imobiliário israelense-americano de 54 anos. Bacile afirmou que o Islã é “uma religião do ódio”. O filme gerou protestos, manifestações e ataques antiamericanos no Egito, na Líbia e em outros países muçulmanos. Portanto, o país de origem e alvo dos ataques islâmicos está na alternativa D: Estados Unidos.

95)  A economia brasileira apresentou em 2012 expansão de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todas as riquezas do país. Foi o pior resultado em três anos. A divulgação do Pibinho brasileiro foi feita ontem [01.03.2013] pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com os números de 2012, a economia brasileira perdeu a sexta colocação no ranking mundial para o Reino Unido.

A queda do PIB brasileiro foi resultado de vários fatores, dentre os quais, pode-se citar:

  1. A) a redução dos investimentos em setores produtivos.
  2. B) a rígida política de controle da inflação.
  3. C) a diminuição dos impostos federais e estaduais.
  4. D) a nacionalização de empresas mineradoras.
  5. E) o esgotamento das exportações de soja e ferro

Comentário: Alternativa A. De acordo com dados divulgados pelo IBGE em 1 de março de 2013, o PIB brasileiro de 2012 cresceu 0,9% em relação ao ano anterior. Foi um fraco crescimento econômico, ficando abaixo dos 2,7% de 2011. Segundo o ex-ministro Maílson da Nóbrega, desde 2005 o Brasil não passou por nenhuma reforma importante que tenha contribuído para aumentar a eficiência e a produtividade. O Brasil virou uma economia de baixa produtividade e baixo potencial de crescimento. Para o economista, o argumento de que o mercado externo, em crise, não está comprando não é verdadeiro. “A parte afetada pela crise é exportação de manufaturados. O Brasil continua vendendo. Vende menos, mas vende”, disse.

96) A vitória do embaixador Roberto Azevedo na Instituição é um marco. Ele será o primeiro latino-americano a dirigi-la. Muito provavelmente é o posto de maior importância já ocupado por um brasileiro no âmbito multilateral. Difícil encontrar alguém mais bem preparado do que Roberto Azevedo para ocupar esse cargo. Ele conhece como poucos a Instituição. A Instituição que será presidida pelo brasileiro é:

  1. A) o Mercosul.
  2. B) a Organização Mundial do Comércio (OMC).
  3. C) o Banco Mundial.
  4. D) o Fundo Monetário Internacional (FMI).
  5. E) o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Comentário: Alternativa B. Diplomata de carreira e especialista em comércio internacional, desde 2008, o brasileiro Roberto Azevedo assumiu, em primeiro de setembro, a direção-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o órgão máximo do comércio internacional. Azevedo é o sexto diretor-geral da OMC e ficará no cargo pelo período de quatro anos. Ele foi escolhido para a função em maio deste ano.

97) O Senado aprovou na noite desta terça-feira, 26 [março de 2013], por 66 votos favoráveis e nenhum contrário, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante a esses trabalhadores 17 novos direitos, igualando sua realidade com a dos demais trabalhadores urbanos e rurais. A PEC destacada no texto trata do trabalhador:

  1. A) da construção civil, que receberá adicional de insalubridade pelo manuseio de materiais que provocam riscos à saúde.
  2. B) boia fria, que passará a receber salário-desemprego nos períodos em que não exercer atividade agrícola.
  3. C) da polícia civil, que passará a ter seguro de vida pelo desempenho de atividades consideradas perigosas.
  4. D) autônomo, como os camelôs, que terão direito à aposentadoria por idade e por tempo de serviço.
  5. E) doméstico, que terá, entre outros direitos, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Comentário: Alternativa E. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou, em julho, a regulamentação dos direitos de empregados domésticos. A regulamentação trata do seguro-desemprego, indenização em demissões sem justa causa, conta no FGTS, salário-família, adicional noturno, auxílio-creche e seguro contra acidente de trabalho. O relatório estabelece que empregadores devam pagar mensalmente contribuição para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de 11,2% do total do salário do empregado. Desse valor, 3,2% deverão ser depositados numa conta separada, de modo a garantir que, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador possa ser indenizado com o recebimento de 40% de seu saldo do FGTS.


Preparação para o concurso


Geografia Geral e do Brasil

98) A questão está relacionada ao mapa e às afirmações a seguir.

(http://profgaspardesouza.blogspot.com.br/)

  1. A região apresenta grande importância geopolítica pelo fato de se manter sem conflitos ou lutas pelo poder.
  2. Em grande parte dos países da região predomina a cultura árabe e a religião muçulmana.

III. Entre os países da região, um deles foi criado no pós-Segunda Guerra, fato que gerou insatisfação entre os demais.

Está correto somente o que se afirma em:

  1. A) I.
  2. B) I e II.
  3. C) I e III.
  4. D) II.
  5. E) II e III.

Comentário: Alternativa E. A região destacada refere-se ao conjunto de países que falam o árabe. É constituído por 22 países e territórios com uma população combinada de 360 milhões de pessoas abrangendo o Norte de África e a Ásia Ocidental. Uma das regiões mais conflituosas do mundo. Em maio de 1948, os judeus, liderados por David Bem Gurion, fundaram oficialmente o Estado de Israel. No entanto, o Estado árabe prenunciado pela ONU nessa partilha não foi estabelecido e os palestinos lutam até hoje para ter o seu Estado. Esse episódio foi denominado Questão Palestina. O conflito árabe-israelense teve como resultado o começo de pelo menos cinco guerras de dimensões maiores e um número significante de conflitos armados de menores dimensões.

99) A partir das últimas décadas, a questão ambiental tornou-se uma preocupação mundial. A grande maioria das nações do mundo reconhece a urgência em buscar soluções para os problemas ambientais ou mesmo para reduzir ou eliminar fatores que podem contribuir para gerar impactos, tais como:

  1. A) A redução do transporte ferroviário devido a poluição que provoca.
  2. B) A proibição de lançamento de novos satélites de comunicação.
  3. C) a intenção de substituir a energia nuclear por fontes de energia alternativas.
  4. D) A expansão de cultivos transgênicos que reduzem as pragas nas lavouras.
  5. E) O estímulo ao povoamento da Antártida como forma de controle ambiental.

Comentário: Alternativa C. A energia nuclear é uma das alternativas energéticas mais debatidas no mundo devido a seus impactos no meio ambiente. Sabemos que a energia nuclear não é renovável, uma vez que a sua matéria-prima são elementos químicos, como o urânio, extraídos de minerais como o urânio. As fontes de energias renováveis, no geral, causam um pequeno impacto (poluição, desmatamento) ao meio ambiente. São excelentes alternativas para substituir a energia nuclear, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.

100) A questão está relacionada ao mapa a seguir.

BRASIL: Bacias hidrográficas

(http://mapas.mma.gov.br)

 

Nesta bacia foram construídas várias usinas hidrelétricas em seu rio principal que apresenta um pequeno trecho navegável. Uma das características marcantes dessa bacia é apresentar parte de sua área sob o domínio do clima semiárido.  

O texto refere-se à bacia indicada no mapa com o número:

  1. A) 2.
  2. B) 4.
  3. C) 5.
  4. D) 6.
  5. E) 7.

Comentário: Alternativa B. Trata-se da bacia do São Francisco. Com aproximadamente 640 mil quilômetros quadrados, essa bacia hidrográfica tem como principal rio o São Francisco, que nasce na Serra da Canastra (MG) e percorre os estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe até a foz, na divisa entre esses dois últimos estados.

 

101) Leia o texto e as afirmações a seguir.

Nos últimos 20 anos, os níveis tecnológicos alcançados pelos produtores rurais brasileiros atingiram patamares expressivos que podem ser mensurados pelo aumento da

produtividade no campo. Isso explica, por exemplo, o fato de o Brasil ter conseguido dobrar a produção de grãos com a mesma área plantada.

Hoje o agronegócio, entendido como a soma dos setores produtivos com os de processamento do produto final e os de fabricação de insumos, responde por quase um terço do PIB do Brasil e por valor semelhante das exportações totais do país.

(http://www.uff.br/ Adaptado)

  1. A soja foi uma das principais responsáveis pelo crescimento do agronegócio no país.
  2. O crescimento das atividades no campo só foi possível graças à redistribuição das terras que deixaram de ser concentradas.

III. As propriedades familiares que cultivaram cana-de-açúcar foram as que apresentaram maior nível de rentabilidade no campo brasileiro.

Com relação ao texto, está correto o contido apenas em:

  1. A) I.
  2. B) I e II.
  3. C) I e III.
  4. D) II.
  5. E) II e III.

Comentário: Alternativa A. Nos últimos anos, poucos países tiveram um crescimento tão expressivo no comércio internacional do agronegócio quanto o Brasil. A soja é hoje o principal grão do agronegócio brasileiro.

102) O processo de globalização é determinado, em grande parte, pela formação de oligopólios empresariais, também conhecidos como monopólios múltiplos ou coletivos, que dominam a produção e o consumo de mercadorias em escalas geográficas cada vez mais amplas.

A respeito da organização dos oligopólios afirma-se:

(I) Envolvem a fusão de capitais de empresas industriais e/ou financeiras.

(II) Criam “preços administrativos” a fim de estabelecer a concorrência entre produtos e não entre preços.

(III) Firmam acordos de cooperação técnica e fixam normas comuns de produção para dominar mercados globais.

 

Com relação a estas afirmativas conclui-se:

  1. A) Apenas a I é correta:
  2. B) Apenas a I e a II são corretas.
  3. C) Apenas a II é correta.
  4. D) Apenas a II e a III são corretas.
  5. E) Todas são corretas.

Comentário: Alternativa E. A busca do lucro, enquanto condiciona e possibilita a acumulação de capitais, explica a possibilidade de aumento da dimensão da empresa. Com os oligopólios, os preços finais do produto ou serviço podem ficar mais baixos. A concorrência entre os grandes conglomerados não permite que o custo para o consumidor final suba e, no final das contas, inibe a formação de cartéis. Em teoria, até certo ponto a sociedade só tem ganhado com os oligopólios, mas sobre tudo devem ser considerados todos os fatores que podem levar a degradação do sistema oligopolista de modo geral.

103) “Se cada uma das seis bilhões de pessoas da Terra tivesse computador, celular e carro, consumisse a mesma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro planetas para dar conta do recado.” (“Isto É”, n. 1719, 11 set. 2002. p. 75.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, é correto afirmar:

  1. A) O padrão de consumo norte-americano é sustentável pelo fato de os Estados Unidos possuírem recursos próprios em quantidade suficiente para atender sua demanda.
  2. B) As bases do padrão de consumo norte-americano são a sustentabilidade, o conservacionismo e o preservacionismo ambiental.
  3. C) Para atingir uma economia sustentável, o padrão de consumo norte-americano deve ser disseminado entre os diferentes povos.
  4. D) O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável.
  5. E) O acesso a bens de consumo nos países subdesenvolvidos pode alcançar o atual padrão norte-americano sem prejuízo ao meio ambiente.

Comentário: Alternativa D. Com a expansão da sociedade de consumo, amplamente influenciada pelo estilo de vida norte-americano, o consumo se transformou em uma compulsão e um vício, estimulados pelas forças do mercado, da moda e da propaganda. A sociedade de consumo produz carências e desejos (materiais e simbólicos) incessantemente. Os indivíduos passam a ser reconhecidos, avaliados e julgados por aquilo que consomem, vestem ou calçam, pelo carro e pelo telefone celular que exibem em público.

104) A ideia de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que:

  1. A) O meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
  2. B) Os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
  3. C) Ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente, e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.
  4. D) Se deve buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.
  5. E) São as riquezas acumuladas nos países ricos em prejuízo das antigas colônias, durante a expansão colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econômico dos povos.

Comentário: Alternativa D. Desenvolvimento sustentável significa progresso, crescimento econômico e avanços científicos de forma a preservar o meio ambiente. Desta forma, vários procedimentos podem ser tomados por pessoas, governos e empresas para não prejudicar a fauna, a flora e os recursos naturais disponíveis em nosso planeta. Só assim, pode-se assegurar um desenvolvimento, que é de extrema importância para a sociedade, porém garantindo as condições ambientais favoráveis para as futuras gerações.

105) A queima do petróleo acarreta danos ambientais diretos, dentre os quais:

  1. A) A erosão dos solos e a chuva ácida.
  2. B) A chuva ácida e o efeito estufa.
  3. C) O empobrecimento do solo e as inversões térmicas.
  4. D) A destruição da camada de ozônio e o efeito estufa.
  5. E) As inversões térmicas e a destruição da camada de ozônio.

Comentário: Alternativa B. A chuva ácida é um dos principais problemas ambientas nos países industrializados, originados principalmente da queima de combustíveis fósseis, formando nuvens, neblinas e até mesmo neve. Quando caem em forma de chuva ou neve, estes ácidos provocam danos no solo, plantas, construções históricas, animais marinhos e terrestres etc. Este tipo de chuva pode até mesmo provocar o descontrole de ecossistemas, ao exterminar determinados tipos de animais e vegetais. A queima do petróleo tem agravado processo do efeito estufa por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o dióxido de carbono (CO2). O CO2 é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis usados em veículos automotores movidos à gasolina e óleo diesel.

106) O relevo terrestre é resultante da atuação de dois conjuntos de forças denominadas agentes do relevo, que compreendem os agentes internos ou criadores do relevo e os agentes externos ou modificadores do relevo. Podemos considerar agentes internos e externos, respectivamente:

  1. A) Tectonismo e intemperismo.
  2. B) Águas correntes e seres vivos.
  3. C) Vento e vulcanismo.
  4. D) Águas correntes e intemperismo.
  5. E) Abalos sísmicos e vulcanismo.

 

Comentário: Alternativa A. O tectonismo consiste numa ação endógena, ou seja, no interior da terra, manifestando-se pela movimentação tectônica das placas. O intemperismo é um agente exógeno, consiste num conjunto de elementos físicos e químicos que modelam o relevo (chuvas, ventos, temperatura, etc.).

107) Para classificar o relevo, deve-se considerar a atuação conjunta de todos os fatores analisados – a influência interna, representada pelo tectonismo, e a atuação do clima, nos diferentes tipos de rocha.

Sobre o relevo brasileiro, é correto afirmar:

  1. A) Pelos novos estudos que classificam o relevo brasileiro, é fácil perceber que as planícies dominam o território nacional; por isso há tantas áreas disponíveis para a agricultura.
  2. B) As chapadas são formas de relevo moldadas em rochas metamórficas, do que resulta a feição tabular, com a superfície mais ou menos plana e encostas abruptas. São muito encontradas na região Sul e Sudeste do Brasil.
  3. C) Não ocorrem no país dobramentos modernos. Essa característica contribui para que o relevo seja bastante desgastado e rebaixado pelo intemperismo e pela erosão, fato evidenciado pelas modestas altitudes encontradas no país.
  4. D) As planícies brasileiras terminam, na sua grande maioria, em frentes de cuestas – nome que se dá às áreas planas das praias.
  5. E) Segundo o geógrafo Jurandyr Ross, não existem áreas de depressão no Brasil, pois nenhuma forma de relevo é mais baixa que a linha do oceano.

Comentário: Alternativa C. O Brasil não apresenta grandes formações montanhosas, pois não existe nenhum dobramento moderno em seu território. O relevo brasileiro é predominantemente constituído por planaltos (58,5%), seguidos das planícies ou terras baixas, conhecidas como platôs (41%).

108) A maior usina hidrelétrica construída até hoje está localizada na bacia do rio:

  1. A) Piratini.
  2. B) São Francisco.
  3. C) Paraná.
  4. D) Paraguai.
  5. E) Tocantins.

Comentário: Alternativa C. A Itaipu Binacional, construída pelo Brasil e Paraguai no Rio Paraná, é a maior usina hidrelétrica em potência instalada do país e a segunda do mundo, ficando atrás apenas da chinesa “Três Gargantas”. São 14 mil megawatts, com 20 unidades geradoras de 700 megawatts cada.

109) Em relação aos tipos climáticos encontrados no Brasil, a afirmação errada é:

  1. A) O clima equatorial apresenta elevados índices pluviométricos e temperaturas médias acima de 22° C.
  2. B) O clima da costa oriental do Nordeste apresenta chuvas mais abundantes nos meses de inverno.
  3. C) O clima tropical com chuvas de verão e invernos secos ocorre em grande parte do território brasileiro.
  4. D) O clima subtropical apresenta pequenas amplitudes térmicas e chuvas concentradas no verão.
  5. E) O clima semiárido apresenta baixos índices pluviométricos e grande irregularidade na distribuição das chuvas.

Comentário: Alternativa D. O clima subtropical apresenta elevada amplitude térmica (10° C) e as chuvas não estão concentradas no verão. Nas áreas de clima subtropical o verão costuma ser curto, porém com temperaturas elevadas. Já o inverno é bastante rigoroso com baixas temperaturas.

110) Localizado principalmente na Região Centro-Oeste, esse bioma é caracterizado pela presença de pequenos arbustos e árvores retorcidas, com cascas grossas e folhas recobertas de pelos. Solo deficiente em nutrientes e com alta concentração de alumínio. Marque a alternativa que corresponde ao bioma que apresenta as características descritas.

  1. A) Mangue.
  2. B) Caatinga.
  3. C) Campos.
  4. D) Cerrado.
  5. E) Mata de araucária.

Comentário: Alternativa D. A vegetação do Cerrado é composta por árvores esparsas, arbustos e gramíneas. Uma das principais características do cerrado são as árvores com caules tortuosos e folhas coriáceas, além do solo com poucos nutrientes e com grande concentração de alumínio. É a segunda maior formação vegetal brasileira. Estendia-se originalmente por uma área de 2 milhões de km², abrangendo dez estados do Brasil Central. Hoje, restam apenas 20% desse total.

111) Em relação à vegetação no Brasil, não é correto afirmar:

  1. A) a floresta Amazônica é uma mata heterogênea, com milhares de espécimes vegetais perenes, isto é, não perdem as folhas no outono/inverno.
  2. B) a caatinga é típica do clima semiárido do Sertão Nordestino, e constitui um tipo de vegetação com plantas xerófilas.
  3. C) os cerrados são próprios do clima tropical típico ou semiúmido, sendo uma vegetação arbustiva e herbácea.
  4. D) a mata de Araucária corresponde às áreas de clima tropical com predominância de pinheiros.
  5. E) a mata de igapó, na Amazônia, é encontrada ao longo dos rios e é permanentemente inundada pela cheias fluviais.

Comentário: Alternativa D. As matas de araucária constituem a formação menos tropical do Brasil. O clima típico da floresta de araucária é subtropical, com estações do ano bem definidas, temperaturas de moderada a baixa no inverno e índice pluviométrico superior a 1.000 mm anuais. Predomina o pinheiro do Paraná, estão presentes outras espécies coníferas, samambaias e gramíneas.

112) Algumas regiões brasileiras apresentam elevada porcentagem de população ativa ligada ao setor primário. São atividades relacionadas:

  1. A) À indústria de tecidos e alimentares.
  2. B) À indústria automobilística e extrativismo.
  3. C) À indústria petrolífera e à agricultura.
  4. D) Ao comércio e a agricultura.
  5. E) À agricultura e à extração mineral.

Comentário: Alternativa E. A população economicamente ativa ligada ao setor primário, exerce atividades envolvidas com a agricultura, a pecuária e o extrativismo (mineral, animal e vegetal), que estão relacionados à exploração dos recursos naturais e à produção de matéria-prima que será absorvida por outro setor da economia (secundário).

113) A população do Brasil é:

  1. A) irregularmente distribuída, predominando etnicamente o branco e etariamente o adulto.
  2. B) de elevado crescimento vegetativo, elevado nível cultural e com predominância étnica do negro.
  3. C) de alto crescimento vegetativo, com predominância dos mestiços e elevados consumo de energia.
  4. D) regularmente distribuída, predominando os brancos e etariamente o jovem.
  5. E) de grande crescimento vegetativo, etariamente jovem e com a predominância do branco.

Comentário: Alternativa A. A população brasileira está irregularmente distribuída no território, pois há regiões densamente povoadas e outras com baixa densidade demográfica. A população brasileira se estabelece de forma concentrada na Região Sudeste. Em relação à etnia predomina o branco com 47,7% seguido do pardo com 43,1%. Etariamente predomina o adulto, problema que já é enfrentado por países desenvolvidos, principalmente na Europa.

114) No Brasil, as favelas, embora localizadas em sítios diferenciados, apresentam como característica comum:

  1. A) o seu caráter periférico, ocupando sempre os limites da mancha urbana.

(B) O fato de ser uma ocorrência essencialmente ligada às grandes áreas metropolitanas do Sudeste e do Nordeste.

  1. C) As habitações de baixo custo, construídas em terrenos de posse definitiva, localizados em loteamentos organizados e destinados às populações de baixa renda.
  2. D) A ausência de preocupação com o meio ambiente urbano em razão da natureza desordenada da ocupação, realizada em terrenos públicos ou de terceiros.
  3. E) O fato de estarem estruturalmente associadas a bairros tradicionais degradados, com reutilização intensiva de velhos casarões mantidos pela especulação imobiliária.

Comentário: Alternativa D. Embora suas características geográficas variem entre as diferentes regiões, geralmente essas áreas são habitadas por pessoas pobres ou socialmente desfavorecidas. Os edifícios de favelas variam desde simples barracos a estruturas permanentes e bem-estruturadas. Na maioria das favelas ocorre a falta de água potável, eletricidade, saneamento e outros serviços básicos. A falta de infraestrutura é causada pela natureza informal das habitações e pela ausência de planejamento para os pobres por funcionários dos governos locais.

115) Um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente a uma cidade central, com serviços públicos e infraestruturas comuns, define a:

  1. A) Metropolização.
  2. B) Área metropolitana.
  3. C) Rede urbana.
  4. D) Megalópole.
  5. E) Hierarquia urbana.

Comentário: Alternativa B. Áreas metropolitanas são aglomerações urbanas, havendo fácil acesso da população de um município ao outro em virtude da rede de transporte integrado e a proximidade entre as cidades, e desenvolvem projetos em comum acordo nas áreas de infraestrutura.

116) A Região Sul se destaca em termos de atividade criatória e entre as regiões brasileiras é a que dispõe do maior rebanho de:

  1. A) Bovinos e equinos.
  2. B) Equinos e asininos.
  3. C) Asininos e muares.
  4. D) Suínos e ovinos.
  5. E) Ovinos e caprinos.

Comentário: Alternativa D. O rebanho da região Sul destaca-se pela sua qualidade, devido às condições físicas favoráveis da região.  A suinocultura e a ovinocultura são praticadas em grande escala no Rio Grande do Sul.

117) A maior parte do rebanho bovino brasileiro está concentrada na região:

  1. A) Sudeste.
  2. B) Sul.
  3. C) Centro-Oeste.
  4. D) Nordeste.
  5. E) Norte.

Comentário: Alternativa C. A região Centro-Oeste é a que mais cresce no Brasil, sua principal atividade econômica é a pecuária. Com aproximadamente 209 milhões de bovinos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem o maior rebanho comercial do mundo. Cerca de 80% do rebanho é composto por animais de raças zebuínas (Bos indicus), que são animais de comprovada rusticidade e adaptação ao ambiente predominante no Brasil. Dentre estas raças, podemos destacar o Nelore, com 90% desta parcela.

118) O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta.

  1. A) A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino de lixo.
  2. B) A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classe média alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.
  3. C) O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão. Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.
  4. D) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.
  5. E) O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.

Comentário: Alternativa D. A exigência de qualificação profissional e a alta taxa de desemprego fazem com que várias pessoas recorram à coleta de material reciclável como única fonte de renda. Esse fenômeno é mais comum nos grandes centros urbanos. Os mais pobres dos pobres ganham a vida precariamente catando lixo nos depósitos de lixo durante o dia e nas ruas à noite, em busca de qualquer coisa que possa ser vendida. Muitos desses catadores de lixo são crianças e, em alguns locais, famílias inteiras vivem nos aterros sanitários, dividindo os dejetos da cidade com os urubus e os ratos.

119) O Sudeste brasileiro foi durante muitos anos a região brasileira que mais recebeu migrantes, no entanto, nas últimas décadas esse cenário mudou, atualmente a região Centro-Oeste é o principal destino para os fluxos migratórios. Essas regiões recebem migrantes de várias partes do Brasil. O complexo regional brasileiro que é a principal origem de emigrantes (que saem) é:

  1. A) Sudeste.
  2. B) Centro-Oeste.
  3. C) Norte.
  4. D) Sul.
  5. E) Nordeste.

Comentário: Alternativa E. A região Nordeste continua sendo a principal origem de emigrantes. Representa, aproximadamente, 30% da população das demais regiões brasileiras.


Preparação para o concurso


História Geral e do Brasil

 

120) Leia a notícia.

 

Um jovem preso por planejar um massacre contra alunos da Universidade de Brasília (UnB) é suspeito de atuar como representante de grupos neonazistas no Distrito Federal. A Polícia Federal (PF) investiga a ligação de Marcelo Valle Silveira Mello, 26 anos, com radicais da Região Sul que pregam o ódio a negros, homossexuais e judeus.

(http://www.correiobraziliense.com.br. Acesso em 14.05.2012. Adaptado)

Prática como essa tem como modelo o regime nazista (1933-45), que defendia:

  1. A) O pluripartidarismo e a expansão militar.
  2. B) A xenofobia e o internacionalismo.
  3. C) A democracia e o irracionalismo.
  4. D) O nacionalismo e a intolerância.
  5. E) A guerra e a diversidade cultural.

Comentário: Alternativa D. O nazismo foi um regime político instaurado em 1934 na Alemanha por Adolf Hitler e que se inspirava no fascismo italiano de Mussolini, mas levado a um grau mais extremo. Além das características fascistas (totalitarismo, nacionalismo, militarismo, imperialismo, culto da personalidade e repressão violenta), o nazismo defendia também o antissemitismo e o racismo (considerava a raça ariana, de quem os alemães seriam os melhores representantes, como superior a todas as outras).

121) Podem ser apontados como motivos da Primeira Guerra Mundial, ocorrida entre 1914 e 1918:

  1. A) O nacionalismo europeu e a disputa por territórios entre as potências europeias.
  2. B) O crescimento industrial alemão e a invasão da Polônia pelos nazifascistas.
  3. C) O enfraquecimento econômico inglês e a ameaça russa aos interesses franceses.
  4. D) A resistência europeia ao domínio francês e o progresso tecnológico europeu.
  5. E) A corrida armamentista europeia e o revanchismo francês contra a Inglaterra.

 

Comentário: Alternativa A. A questão dos nacionalismos também esteve presente na Europa pré-guerra. Além das rivalidades (exemplo: Alemanha e Inglaterra), havia o pangermanismo que era o ideal alemão de formar um grande império, unindo os países de origem germânica.

122) Observe o cartaz produzido em 1943 pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), no período do Estado Novo.

 (Dipity.com)

A partir dele, pode-se afirmar que o presidente Getúlio Vargas:

  1. A) Era o protetor dos trabalhadores, que foram proibidos de participar de sindicatos.
  2. B) Organizava os trabalhadores em sindicatos, estimulando greves e manifestações.
  3. C) Extinguiu os sindicatos, mas criou leis sociais que amparavam os operários.
  4. D) Retomou as leis trabalhistas que haviam sido extintas durante a República Velha.
  5. E) Apresentava as leis sociais como doação do Estado aos trabalhadores.

Comentário: Alternativa E. Getúlio Vagas criou o salário mínimo em 1940, a consolidação das leis trabalhistas em 1943 e os sindicatos passaram a ser controlados pelo Ministério do Trabalho. Deixava-se clara a combinação entre paternalismo estatal e fascismo. O estado passava a controlar as relações entre capital e trabalho (CORPORATIVISMO).

123) Leia a frase.

A Constituição de 1988 foi nomeada “Constituição Cidadã” pelo então deputado Ulisses Guimarães. Essa expressão significou que:

  1. A) a Constituição nomeou o deputado Tancredo Neves como presidente, redemocratizando o País.
  2. B) a democracia foi retomada, pois a Constituição defendia direitos e as eleições diretas para presidente.
  3. C) o governo Collor chegaria ao fim, pois a Constituição determinava o impeachment do presidente.
  4. D) a legislação trabalhista e o voto universal constavam em uma Constituição pela primeira vez no Brasil.
  5. E) o partido MDB, juntamente com a ARENA, elaborou uma constituição democrática, sem submeter-se ao presidente.

Comentário: Alternativa B. Na Constituição Federal do Brasil de 1988, chamada de “Constituição Cidadã”, são definidos os direitos dos cidadãos, sejam eles individuais, coletivos, sociais ou políticos; e são estabelecidos limites para o poder dos governantes.

 

124) A preocupação em isolar a França e obter o maior número possível de aliados caracterizou a política de um chefe de governo europeu no período de 1871 e 1890. Estamos no referindo a:

  1. A) Lloyd George.
  2. B) Bismarck.
  3. C) Guilherme II.
  4. D) Cavour.
  5. E) Guilherme I.

Comentário: Alternativa B. Entre 1870 e 1890, Otto Von Bismarck domina a política internacional europeia. O seu sistema, a Paz Armada, baseia-se no isolamento da França e na aliança com as potências orientais, a chamada aliança dos três imperadores: o alemão, o austríaco e o russo. Em 1878, e com o motivo das rivalidades austro-russas nos Balcãs, Bismarck preside ao Congresso de Berlim; outro tanto faz, por causa das rivalidades coloniais entre a França, a Itália e a Grã-Bretanha. Em 1883 forma-se a tripla aliança, que une a Alemanha, a Áustria e a Itália. Em 1884, os três imperadores, receosos dos movimentos revolucionários, renovam a sua aliança e, em 1877, a Alemanha assina um pacto de amizade com a Rússia. Deste modo, a França fica isolada.

125)  Em 1914, a crise balcânica atingiu um momento de grande tensão, quando a Áustria e a Sérvia entraram em atrito devido ao (à):

  1. A) Patrocínio da independência da Albânia pela Áustria, privando a Sérvia de uma saída para o mar.
  2. B) Anexação da Bósnia e Herzegovina pela Áustria.
  3. C) Tentativa da Áustria de anexar a Sérvia.
  4. D) Tentativa da Rússia de anexar a Sérvia.
  5. E) N.D.A.

Comentário: Alternativa B. Para tentar contornar o conflito, o Império Austro-húngaro decidiu elevar a Bósnia-Herzegovina à condição de parte integrante de seu Estado. Foi quando o arquiduque Francisco Ferdinando, príncipe do Império Austro-Húngaro, foi até Sarajevo, capital da Bósnia, para anunciar a elevação política destes territórios. Porém, Francisco Ferdinando acabou vítima de um assassinato tramado pela facção nacionalista sérvia Mão Negra.

126) O assassinato do herdeiro do Império Austro-Húngaro em Sarajevo veio complicar a situação europeia e ocasionou a eclosão da I Guerra Mundial. O personagem em questão era:

  1. A) O Kaiser Guilherme.
  2. B) Francisco Fernando.
  3. C) Lloyd George.
  4. D) Nicolau Romanov.
  5. E) N.D.A.

Comentário: Alternativa B. “Assassinato de Sarajevo” foi o nome dado ao incidente que, em 28 de junho de 1914, vitimou o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, e sua esposa, a duquesa Sofia de Hohenberg, em Sarajevo, capital da Bósnia. O atentado foi executado por Gavrilo Princip, membro da facção terrorista denominada Mão Negra – organização que tinha como objetivo o rompimento das províncias eslavas do sul com a Áustria-Hungria e a criação da Grande Sérvia – que teria contado com o apoio de militares sérvios.

127) O fim da I Guerra Mundial trouxe, entre outras consequências:

  1. A) a unificação política do Oriente Médio, sob a liderança do Egito.
  2. B) o aparecimento de numerosos novos Estados, em virtude da desintegração dos Impérios Otomano, Austro- Húngaro e Russo.
  3. C) a ampliação do território alemão, em detrimento com a Polônia.
  4. D) a simplificação do mapa político da Eurásia pelo desaparecimento de numerosos pequenos Estados.
  5. E) a dominação da Alemanha pelas forças de ocupação aliadas.

Comentário: Alternativa B. A guerra provocou a desintegração de quatro impérios: o otomano, o austro-húngaro, o alemão e o russo. A Alemanha perdeu seu império ultramarino e Estados foram criados, como a Checoslováquia e a Iugoslávia, ou recriados, como nos casos da Lituânia e da Polônia. Isso contribuiu para uma ruptura decisiva com a ordem mundial que surgiu após as guerras napoleônicas, que foi modificada pelas revoluções nacionalistas de meados do século XIX. Os resultados da Primeira Guerra Mundial também foram fatores importantes no desenvolvimento da Segunda Guerra Mundial, pouco mais de duas décadas depois.

128) Presidente dos Estados Unidos durante a Guerra de 1914 – 1918:

  1. A) Franklin Roosevelt.
  2. B) Churchill.
  3. C) Wilson.
  4. D) Theodore Roosevelt.
  5. E) N.D.A.

Comentário: Alternativa C. Foi Woodrow Wilson, um dos personagens centrais no processo de paz que sucedeu a Primeira Guerra (1914-1918). Foi Wilson quem redigiu o tratado dos 14 pontos que determinou as diretrizes para a paz e foi o embrião da Liga das Nações, o primeiro esforço diplomático global. Por seu trabalho com o tratado, ganhou o Nobel da Paz de 1919.

129) Guerra Fria foi o nome dado a um conflito após a Segunda Guerra Mundial (1945) envolvendo dois países que adotavam sistemas político-econômicos opostos: capitalismo e socialismo. Os dois países protagonistas da Guerra Fria são:

  1. A) Estados Unidos e Japão.
  2. B) Inglaterra e União Soviética.
  3. C) União Soviética e Itália.
  4. D) Alemanha e França.
  5. E) Estados Unidos e União Soviética.

Comentário: Alternativa E. Após a Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista) travaram uma disputa pela hegemonia mundial, tentando expandir suas zonas de influência. O período da Guerra Fria ficou marcado pela corrida armamentista entre as duas superpotências. Esses dois países não chegaram a um confronto armado diretamente, no entanto, vários conflitos em outros países foram financiados por essas duas nações.

 

130) São características da Globalização:

  1. A) A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.
  2. B) O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.
  3. C) A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.
  4. D) A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.
  5. E) A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.

Comentário: Alternativa E. As formações de blocos econômicos facilitam a circulação de mercadorias, proporcionando maiores mercados consumidores e investimentos de capital financeiro numa escala global.

131) “Façamos a revolução antes que o povo a faça.” A frase, atribuída ao governador de Minas Gerais, Antônio Carlos de Andrada, deixa entrever a ideologia política da Revolução de 1930, promovida pelos interesses:

  1. A) Da burguesia cafeicultora de São Paulo, com vistas à valorização do café.
  2. B) Do operariado, com o objetivo de aprofundar a industrialização.
  3. C) Dos partidos de direita fascistas, no intuito de estabelecer um Estado forte.
  4. D) Das oligarquias dissidentes, aliadas ao tenentismo pela reforma do Estado.
  5. E) Da burguesia industrial, na busca de uma política de livre iniciativa.

Comentário: Alternativa D. Descontentes com a política do “café puro”, as oligarquias dissidentes se aproximam dos militares pela realização do golpe que sela a promoção da Revolução de 1930.

 

132) Marque a alternativa que contém algumas das mudanças provocadas pela Constituição de 1891.

  1. A) O Estado brasileiro passou a ter três poderes independentes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, eliminou-se o voto censitário. Homens a partir de 21 anos poderiam votar, porém analfabetos e mulheres continuaram sem o direito ao voto.
  2. B) O Estado brasileiro passou a ter três poderes independentes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O voto censitário permaneceu para os eleitores e as mulheres passaram a ter o direito ao voto.
  3. C) O regime político passou a ser o presidencialista. A maioria da população passou a ter acesso ao voto livre e secreto, e o Estado adotou um regime dividido em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
  4. D) Excetuando as mulheres, o restante da população com idade acima de 21 anos poderia votar. A Igreja passou a ter maior controle sobre os patrimônios públicos e sobre o Estado. O voto passou a ser secreto.

 

Comentário: Alternativa A. Houve várias mudanças na Constituição brasileira de 1891, porém, algumas não surtiram grande efeito. Entre elas, destacou-se o fim do voto censitário, que eliminou a exigência de o eleitor ter uma renda mínima para votar, mas os analfabetos e as mulheres continuaram excluídos de seus direitos eleitorais. Assim, a maioria da população continuou sem acesso ao processo eleitoral, uma vez que as leis contribuíram para isso. Por outro lado, o Estado eliminou o poder moderador, que representava o poder do Imperador, e instalou a divisão dos poderes em Executivo (Presidentes e Ministros), Legislativo (Congresso Nacional) e Judiciário (Supremo Tribunal Federal).

 

133) Constituição conhecida como POLACA,  inspirada nas Constituições fascistas da Itália e da Polônia, concentrou todos os poderes nas mãos do presidente que podia dissolver o Congresso e expedir decretos-lei. Trata-se da Constituição de:

  1. A) 1934.
  2. B) 1937.
  3. C) 1946.
  4. D) 1967.
  5. E) 1988.

 

Comentário: Alternativa B. A constituição de 1937 ou “Constituição Polaca” (denominado assim, pois assemelhava a autoritária Constituição Polonesa, e também ao devido número de imigrantes poloneses que se instauravam em São Paulo), foi caracterizada por sua implantação mediante conflitos partidários e tentativas de derrubada do Governo atuante. Foi promulgada por Getúlio Vargas no mesmo dia em que a Ditadura do Estado Novo se instaurava.

 

134) Por qual nome ficou conhecida a proposta legislativa de alteração constitucional cujo objetivo era realizar eleições diretas para a presidência da República?

  1. A) Emenda Tancredo Neves.
  2. B) Lei Ulisses Guimarães.
  3. C) Emenda Dante de Oliveira.
  4. D) Emenda Paulo Maluf.
  5. E) Lei Antônio Carlos Magalhães.

 

Comentário: Alternativa C. Ficou conhecido pelo nome de Emenda Dante de Oliveira a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº5/1983, apresentada pelo Deputado Federal Dante de Oliveira (PMDB-MT), que tinha por objetivo reinstaurar as eleições diretas para presidente da República no Brasil.

135) Em 25 de abril de 1984, a Emenda Constitucional das “Diretas Já!”, relativa à eleição direta para presidente e vice-presidente da República, foi:

  1. A) Aprovada pela Câmara dos Deputados, obrigando o governo Figueiredo a controlar os grupos militares de extrema direita.
  2. B) Rejeitada pela Câmara dos Deputados, levando à posterior formação da Aliança Democrática e à candidatura de Tancredo Neves.
  3. C) Aprovada pela Câmara dos Deputados, permitindo ao governo o estabelecimento de medidas de emergência nos estados.
  4. D) Rejeitada pela Câmara dos Deputados, propiciando forte reação da classe trabalhadora, que se decidiu pela formação do Partido dos Trabalhadores.
  5. E) Aprovada pela Câmara dos Deputados, articulando-se a anistia geral e a extinção do bipartidarismo.

 

Comentário: Alternativa B. A possibilidade de eleições diretas para a Presidência da República no Brasil se concretizou com a votação da proposta de Emenda Constitucional Dante de Oliveira pelo Congresso. Entretanto, a Proposta de Emenda Constitucional foi rejeitada, frustrando a sociedade brasileira. Ainda assim, os adeptos do movimento conquistaram uma vitória parcial em janeiro de 1985, quando Tancredo Neves foi eleito presidente pelo Colégio Eleitoral.


Preparação para o concurso



Fonte: Google News

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!