fbpx

Concurso SES DF: 915 vagas são autorizadas!

O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) tornou pública a autorização para a contratação de 815 novos agentes de vigilância ambiental e 100 agentes comunitários de saúde, através da realização do concurso SES DF (Secretaria de Saúde do DF).

Na mesma edição do DODF, também foi autorizada a contratação da banca que será responsável pelo certame.

É mais um concurso no Distrito Federal COM MUITAS VAGAS, neste ano de 2020. Segundo a publicação, o provimento das vagas estará condicionado à disponibilidade orçamentária e financeira no exercício em questão.

Além das 915 vagas, fica autorizado, também, um cadastro de reservas no total de 50% do número de vagas, ou seja, mais de 450 oportunidades a mais.

As autorizações foram assinadas pelo secretário de Economia, André Clemente, e todos os demais procedimentos, informações e atos relativos à gestão do concurso passam a ser de responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, inclusive após a homologação do resultado final do concurso Secretaria de Saúde do DF.

Nesta matéria você verá:

Já conhece a Assinatura Ilimitada Digital do Direção Concursos?

O Qconcursos e o Direção Concursos se uniram para disponibilizar uma solução completa de estudos para concursos públicos. É teoria e prática na medida certa e em um único lugar. Pague por mês e não comprometa o limite do seu cartão.

Concurso SES DF: veja as publicações no Diário Oficial do DF

Concurso SES DF 2018 e 2014

Em 2014 e 2018, foram publicados os últimos editais para o concurso SES DF (Secretaria de Saúde do DF), os quais foram organizados pela banca IADES E IDECAN (2014, para o cargo de agente de vigilância ambiental em saúde), nas duas oportunidades.

No ano de 2018, os cargos ofertados foram os de enfermeiro, técnico em contabilidade, técnico de laboratório, analista de sistemas, contador, economia, estatístico, farmacêutico, físico, fonoaudiólogo, médicos, administrador e técnico em comunicação social.

No ano de 2014, por sua vez, os cargos ofertados foram de auxiliar operacional, técnico em higiene bucal, técnico (de laboratório, enfermagem, nutrição, radiologia), cirurgião dentista, assistente social, biólogo, biomédico, farmacêutico, físico, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta, médico.

Cargo de gente de Vigilância Ambiental em saúde 2014

Naquele ano, foram ofertadas 460 vagas, para quem possuísse nível médio completo ou equivalente, para um salário inicial de até R$ 1.620. Confira:

  • Os requisitos básicos para investidura no cargo foram:
    • Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e gozo dos direitos
      políticos
    • Ter na data da contratação 18 (dezoito) anos completos.
    • Estar em dia com as obrigações resultantes da legislação eleitoral e, se do sexo masculino, do serviço militar.
    • Estar em pleno gozo de seus direitos civis e políticos.
    • Possuir aptidão física e mental.
    • Possuir e comprovar o pré-requisito para o cargo, à época da contratação.
    • Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital.

Etapas e provas concurso SES DF 2014

O concurso SE DF consistiu na aplicação de prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, além de curso introdutório de formação inicial, de caráter apenas eliminatório. Veja o que foi cobrado:

Conteúdos exigidos – agente de vigilância ambiental:

LÍNGUA PORTUGUESA

  • Fonologia: conceito, encontros vocálicos, dígrafos, ortoépia, divisão silábica, prosódia-acentuação e ortografia; Morfologia: estrutura e formação das palavras, classes de palavras; Sintaxe: termos da oração, período composto, conceito e classificação das orações, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, crase e pontuação; Semântica: a significação das palavras no texto; Interpretação de texto.

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA

  • Sistemas Operacionais: conceitos básicos; filosofia de funcionamento; configuração de ambiente; manipulação de arquivos. Editor de textos Microsoft WORD: manipulação de arquivos (abrir, salvar, visualizar impressão, etc); digitação de textos; formatação de textos (fonte, parágrafos, bordas, marcadores, números de páginas, notas de rodapé, quebras de página, colunas, figuras, etc.); comandos de edição (localizar, substituir, etc.); ferramentas de ortografia, gramática e autocorreção. Planilha Eletrônica Microsoft Excel: manipulação de arquivos (abrir, salvar, visualizar impressão, etc); digitação de dados; utilização de fórmulas e funções; formatação de dados (células, linhas, colunas, planilha, fonte, parágrafos, bordas, classificação, filtros, etc.); comandos de edição (localizar, substituir, etc.); verificação de ortografia; criação de gráficos; Importação de dados externos. Editor de Imagens Corel Draw: manipulação de arquivos (abrir, salvar, visualizar impressão, etc); criação e importação de imagens; manipulação de atributos de arquivos de imagens.

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

  • Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde – Princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde; Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: Situação atual, medidas de controle e tratamento; Planejamento e programação local de saúde, Distritos Sanitários e enfoque estratégico. Portarias e Leis do SUS, Políticas Públicas de Saúde e Pacto pela Saúde.

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

  • Sequências Lógicas envolvendo números, letras e figuras. Geometria básica. Criptografia. Simetria. Conjuntos; as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Comparações. Calendários. Numeração. Razão e proporção. Regra de Três.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

  • Lei 8.142/90 – Controle Social e Financiamento do SUS. Processo saúde-doença e seus determinantes/condicionantes; Promoção da saúde: conceitos e estratégias; Prevenção e promoção da Saúde: Visita Domiciliar – Saúde e comunidade. Avaliação das áreas de risco ambiental e sanitário; Conceitos de eficácia e eficiência e efetividade em saúde coletiva; Estratégia de avaliações em saúde: conceitos, tipos instrumentos e técnicas; Noções básicas de epidemiologia, meio ambiente e saneamento; Medidas de prevenção e controle de vetores; Noções básicas de doenças como Leishmaniose Visceral e Tegumentar, Dengue, Malária, Esquistossomose, dentre outras. Animais peçonhentos e zoonoses (dengue, leishmaniose, leptospirose, doenças causadas por pombos, carrapatos e pulgas). Riscos ambientais relacionados a fatores químicos e físicos que influenciam na qualidade do ar, do solo e da água para consumo humano. Manejo de animais domésticos. PORTARIA nº 3.252 de 22 de dezembro de 2009; Instrução Normativa nº 1, de 7 de março de 2005/MS. Coleta seletiva do lixo; Riscos ambientais: contaminantes (produtos químicos). Noções de Administração Pública de acordo com a Lei Orgânica do Distrito Federal. Ética profissional.

Quanto ganha um agente de vigilância ambiental no DF?

De acordo com o Portal da Transparência, um servidor da SES DF pode receber, líquidos, mais de R$ 6 mil. Confira:

Cargos vagos na SES DF

Para o cargo de agente de vigilância ambiental em saúde na SES DF, há, hoje, segundo o Portal da Transparência, 199 cargos vagos, conforme pode-se observar na imagem a seguir:

Resumo concurso SES DF 2020

915 vagas ses df autorizado concurso ses df concurso secretaria de saúde do df concurso ses df secretaria de saude do df ses df

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!