fbpx

Concursos EsFCEx e EsSex: saiba tudo sobre o curso de formação

*Matéria atualizada em 2/08/2019 às 14h40

Os concursos EsFCEx e EsSex do Exército tiveram o prazo de inscrições prorrogado. Agora, os interessados têm até o dia 9 de agosto para se candidatarem. Ao todo, são oferecidas 20 vagas para provimento imediato em diversas especialidades, para o Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC).

As inscrições devem ser feitas por meio do site do Exército. A taxa é de R$120. Para se candidatar é preciso ter o nível superior na área de interesse, além de, no máximo, 36 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2020, e, no mínimo, 1,60m de altura (sexo masculino) ou 1,55m (sexo feminino).

Os concursos EsFCEx e EsSex são de âmbito nacional. No entanto, o curso de formação acontecerá em Salvador (BA), no caso da EsFCEx, e no  Rio de Janeiro (RJ), no caso da EsSex.

Para entender como funciona esta etapa da seleção, FOLHA DIRIGIDA traz uma entrevista exclusiva com o coronel Stefanel, comandante da Escola de Formação Complementar do Exército e do Colégio Militar de Salvador. Confira!

Segundo o coronel Stefanel, todos os aprovados, dentro do número de vagas imediatas (20), serão convocados assim que finalizado o processo seletivo.

Os demais concorrentes habilitados serão considerados “majorados”. Para estes, será possível a convocação, desde que ocorra desistência ou desclassificação dos classificados, até um mês após o início do período letivo, no caso, meados de abril de 2020.

O curso de formação tem uma duração de, aproximadamente, nove meses. Neste período, os candidatos classificados nos concursos concursos EsFCEx e EsSex recebem as formações comum, específica e pós-graduação. 

De acordo com o comandante, a formação comum tem duração de 773 horas e se desenvolve por intermédio do Curso Básico de Formação Militar, que tem por finalidade promover o ajustamento do oficial aluno às rotinas do Exército e capacitá-lo para o adequado desempenho como combatente individual básico militar. 

“A formação específica, com duração de 200 horas, desenvolve-se com atividades da área específica da formação acadêmica, e tem como objetivo adequar os conhecimentos acadêmicos às peculiaridades organizacionais do Exército Brasileiro. Por fim, a pós-graduação, com duração de 360 horas, desenvolve-se por intermédio de produção científica durante o curso de formação”, explica o coronel Stefanel.

Etapas após a conclusão do curso de formação

Ao ser matriculado no curso de formação de oficiais, os alunos terão uma remuneração de, aproximadamente, R$8.245, que é o soldo da graduação de primeiro-tenente. Além disso, os aprovados receberão atendimento médico e odontológico, incluindo dependentes; e a disponibilização de alojamento e alimentação sem custos.

Para concluir o curso de formação, o coronel Stefanel explica que o aluno deverá executar todas as atividades com aproveitamento, obtendo grau mínimo previsto em legislação para aprovação nas disciplinas do curso básico de formação militar, bem como na entrega do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Após ter concluído o curso com aproveitamento, o aluno será declarado oficial do Exército Brasileiro, no posto de primeiro-tenente, conquistando assim todos os direitos e deveres. O aprovado será designado para servir em Organização Militar, localizada em qualquer região do Brasil, para atender às necessidades do serviço.

“O candidato, ao ser matriculado no CFO/QC, será designado, para efeitos administrativos, primeiro-tenente aluno. Este não tem direito líquido e certo à nomeação ao oficialato, necessitando, para tal, concluir o curso com aproveitamento”, explica o coronel sobre a diferença do posto de primeiro-tenente.

Ao término do curso de formação, o coronel Stefanel explica que haverá uma classificação geral dos aprovados, em ordem decrescente de resultado final do rendimento escolar. Após estudos realizados com foco na necessidade do serviço, o Departamento Geral de Pessoal do Exército irá disponibilizar as vagas nas Organizações Militares disponíveis em todo o país.

“Havendo mais de um claro (vaga) por área específica começa a escolha do aluno melhor classificado durante o curso e a última vaga fica com o último colocado”, explica o comandante.

Para os interessados nos concursos EsFCEx e EsSex, o coronel Stefanel explica que a seleção para ingresso é bastante concorrida, com um nível alto de exigência dos candidatos.

“Para quem sonha em seguir a carreira militar, posso dizer para que estude com afinco, perseverança e dedicação. A maioria dos alunos tentaram o concurso mais de uma vez, demonstrando que não desistir, certamente, seja o segredo da vitória. Não há nada impossível pra quem luta com determinação em busca de seus projetos de vida”, conclui o comandante.

Exército realiza concurso de nível superior (Foto: Divulgação)
Concursos EsFCEx e EsSex somam 20 vagas (Foto: Divulgação)

Concursos EsFCEx e EsSex terão provas em setembro

Os candidatos aos concursos do Exército serão avaliados por meio de várias etapas, sendo a primeira composta pelo Exame Intelectual, ou prova objetiva. A avaliação será realizada no dia 15 de setembro.

Todos os inscritos serão convocados para o exame e poderão conhecer os locais de provas no dia 2 de setembro. As provas ocorrerão no turno da manhã, com o fechamento dos portões a partir das 8h e realização da avaliação entre 9h e 13h.

⇒ E-book: 10 dicas para passar em concursos públicos

No total, os candidatos terão que responder a 70 questões, que serão divididas em duas partes. Na primeira, serão 30 perguntas, entre Língua Portuguesa (14), História do Brasil (oito) e Geografia do Brasil (oito).

Já a segunda parte da prova será composta por 40 itens, dos quais serão abordados temas de Conhecimentos Específicos referentes a área escolhida no concurso. Os gabaritos serão divulgados a partir das 13h do dia 18 de setembro.

Confira material de estudo para concursos!

Estude para concursos!

Os aprovados na prova objetiva ainda serão encaminhados para outras etapas, como avaliação de títulos, inspeção de saúde, teste de condicionamento físico, verificação documental preliminar, revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos.

Prepare-se para os concursos EsFCEx e EsSex! 

window.fbAsyncInit = function() {
FB.init({
appId : ‘180736722358672’,
xfbml : true,
version : ‘v2.8’
});
FB.AppEvents.logPageView();
};

(function(d, s, id){
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) {return;}
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/en_US/sdk.js”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Fonte: Google News

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!