fbpx

Concursos RJ 2021: editais previstos som…

Cerca de 8,8 mil vagas, pelo menos, estão previstas em concursos do Rio de Janeiro para 2021 (concursos RJ 2021). São esperadas 4,8 vagas em seleções estaduais e 4 mil em municipais.

Além, há os editais de abrangência nacional que também vão contemplar vagas no estado fluminense. Como os concursos PF e PRF, por exemplo, que costumam ofertar vagas para as unidades do Rio.

Confira a lista completa dos editais previstos:

Concursos estaduais: 4,8 mil vagas previstas

No início de maio a Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, por unanimidade, o parecer prévio da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 (LDO 2021), que prevê sete novos concursos estaduais. 

O texto ainda será avaliado em plenário, de modo que está suscetível a mudanças. Mas, a princípio, esses sete órgãos têm orçamento para fazer contratações efetivas:

  1. Seeduc;
  2. Detro;
  3. Degase;
  4. Faetec;
  5. Proderj;
  6. TCE;
  7. Ceperj. 

No caso do Tribunal de Contas, a seleção já teve edital publicado e os demais estão previstos, podendo sair em 2021 ou mesmo este ano, iniciando as contratações no próximo anos. Mas há ainda outros órgãos estaduais com concursos previstos. Confira!

♦ Concurso Seeduc RJ – a Secretaria de Educação teve um concurso autorizado em 2018 e chegou a ter a Fundação Ceperj definida como banca. Mas o edital, que ofertaria 1,7 mil vagas no magistério, foi cancelado. Para 2021, a Seeduc precisa de uma nova autorização se quiser abrir concurso, mesmo havendo a previsão no orçamento.

♦ Concurso Detro RJ – o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio também consta como meta na prévia da LDO 2021. O órgão ainda não divulgou previsão de edital, mas as contratações são demanda antiga. Em 2014, havia uma previsão abrir concurso com 218 vagas, mas o edital não saiu. Com o orçamento, cresce a expectativa para o próximo ano.

♦ Concurso Degase RJ – para o Departamento de Ações Socioeducativas os preparativos já foram iniciados. A banca será a Fundação Ceperj. A expectativa é que sejam contempladas mais de 600 vagas, sendo cerca de 300 para agentes de nível médio. O edital seria publicado este ano, mas isso ainda não aconteceu. Com a pandemia, a abertura pode ficar para 2021.

♦ Concurso Faetec RJ – a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro também tem concurso previsto na prévia da LDO 2021.  A Fundação já tinha previsão para um edital com 48 vagas no magistério e uma liminar do ano passado determinou a contratação de 257 efetivos.

♦ Concurso Proderj – o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado tem previsão desde o ano passado para publicar edital, mas depende da aprovação do Plano de Cargos. Uma determinação judicial previa a oferta de 131 vagas de nível superior, mas informações mais recentes apontam a previsão de 150 oportunidades, abrangendo também o nível médio.

♦ Concurso Seap RJ – a Secretaria de Administração Penitenciária já escolheu a banca de uma seleção com 93 vagas temporárias e o edital pode sair a qualquer momento. Mas há também uma recomendação da Defensoria Pública que pede a realização de um concurso para efetivos, que segue aguardando confirmação da Seap.

♦ Concurso Sefaz RJ – aguardado desde 2019, o concurso para a Secretaria de Fazenda do Estado do Rio não foi oficialmente confirmado. Mas há a expectativa, tendo em vista que esteve em pauta durante reunião do Conselho no ano passado e que o último edital, publicado em 2013, não está mais vigente.

♦ Concurso Uerj para técnico administrativo – a Universidade Federal do Rio de Janeiro suspendeu as atividades em março por conta da pandemia do novo Coronavírus. Por isso a expectativa é que um concurso para cargos da área de apoio fique para 2021. A última seleção já perdeu a validade.

Concurso Rioprevidência – o Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro já formou a comissão organizadora de seu próximo concurso. O passo seguinte é a escolha da banca. O edital era previsto para sair este mês, mas houve adiamento por causa da pandemia. Ainda que abertura ocorra este ano, as provas poderão ficar para 2021. 

Concursos da área policial RJ

♦ Concurso Polícia Penal RJ – assim como outros Estados, o RJ realiza os trâmites para criar a sua Polícia Penal, novo órgão que integrará a Segurança Pública. Os policiais penais serão equiparados aos policiais militares e civis. Quando concluída a criação da carreira, um novo concurso precisará ser aberto para preencher o quadro.

♦ Concurso PMERJ soldado – o edital de soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro, inicialmente, está previsto para sair ainda este ano. Mas ainda não há data definida,  por isso pode-se esperar que as etapas de avaliação fiquem para 2021. A oferta será de 2 mil vagas, no nível médio.

♦ Concurso PMERJ Saúde – o concurso para a área da Saúde da Polícia Militar do Rio, a princípio, pode sair ainda este ano. Mas tendo em vista que já estamos em junho e a escolha da banca ainda está em andamento, as provas podem ocorrer no ano que vem. Serão 67 vagas divididas entre carreiras de oficial médico e técnico de enfermagem.

♦ Concurso Bombeiros RJ – o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro publica editais anualmente e em 2021 não será diferente. O de 2020 foi adiado devido à pandemia do novo Coronavírus, que impediu o vestibular Uerj, usado como etapa de avaliação no concurso. No último edital, publicado em 2019, foram oferecidas 50 vagas de oficial, que exige nível médio.

Concursos RJ 2021 somam mais de 8 mil vagas
(Foto: Reprodução)

Concursos municipais: 4 mil vagas previstas

Os concursos na cidade do Rio e outros municípios previstos somam, pelo menos, 4.036 vagas. As chances abrangem diversas áreas de atuação, em todos os níveis de escolaridade. Tanto para o Poder Executivo (prefeituras e entidade vinculadas) quanto para o Legislativo (Câmaras Municipais).

Concursos na capital carioca

♦ Concurso SMASDH RJ – o edital para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos é um pedido do Conselho Municipal e também do Ministério Público do Estado (MPRJ). Para sair em 2021, contudo, a seleção precisa ainda de um aval da Prefeitura.

♦ Concurso ISS Rio – a secretaria municipal de Fazenda já está com os preparativos em andamento. Ainda não foi divulgado o número de vagas e os cargos, mas a expectativa é que sejam contempladas oportunidades nos níveis médio e superior de escolaridade.

♦ Concurso Comlurb – um dos mais aguardados no Rio de Janeiro, o concurso para a Companhia Municipal de Limpeza Urbana depende do equilíbrio orçamentário e, por isso, ainda não tem data para ocorrer. A gestão da companhia tem a expectativa que o próximo edital forme um cadastro com até mil vagas de garis.

Concursos em outras cidades fluminenses

♦ Concurso Cabo Frio RJ – situado na Região dos Lagos, o município se preparava para publicar um edital com mais de mil vagas ainda este ano. Mas com os atrasos decorrentes da pandemia do novo Coronavírus, a publicação poderá ficar para 2021, e as provas provavelmente serão aplicadas no ano que vem. Vagas em todos os níveis de escolaridade.

♦ Concurso Petrópolis RJ – a Prefeitura confirmou em fevereiro que o edital seria publicado ainda este ano, mas isso ainda não ocorreu. Mais detalhes não foram divulgados, mas tendo em vista a situação de pandemia e que metade do ano já passou, pelo menos as provas deverão ficar para 2021.

♦ Concurso São João de Meriti RJ – confirmado em dezembro do ano passado, o edital para o município na Região Metropolitana do Rio teve preparativos também suspensos por causa da Covi-19. Serão concorridas 288 vagas de níveis médio, técnico e superior, nas áreas de Saúde e Assistência Social.

♦ Concurso Câmara de Itaperuna RJ – mais uma seleção que aguarda a situação de pandemia se normalizar é a da Câmara de Itaperuna, no Noroeste Fluminense do estado. Cargos e vagas ainda não foram divulgados, mas a expectativa é que o edital contemple oportunidades em todos os níveis de escolaridade.

♦ Concurso Angra dos Reis RJ – também na Região dos Lagos, o município prepara um novo edital para a área da Saúde. A seleção contemplará vagas efetivas de médico, psiquiatra, psicólogo e outros.

♦ Concurso Barra Mansa RJ – esse já tem preparativos bem adiantados, o que aumenta as chances de ser aberto antes mesmo de 2021. O Instituto Acesso foi escolhido como organizador, em abril, e serão concorridas mais de mil vagas em todos os níveis de escolaridade.

♦ Concurso Miguel Pereira RJ – no centro-sul fluminense, a Prefeitura de Miguel Pereira tem concurso previsto para preencher mais de 50 cargos em todos os níveis de escolaridade. O próximo passo será a divulgação da banca organizadora.

♦ Concurso ISS Maricá – a Câmara Municipal de Maricá aprovou um Projeto de Lei que cria cinco cargos no Instituto de Seguridade Social do município, que serão preenchidos por meio de concurso. São vagas de níveis médio, técnico e superior.

♦ Concurso Nilópolis RJ – na Baixada Fluminense, a Prefeitura de Nilópolis está com preparativos em andamento para a próxima seleção. São esperadas 527 vagas distribuídas entre cargos de diversas áreas e em todos os níveis de escolaridade.

♦ Concurso Câmara de Barra do Piraí RJ – este foi confirmado pelo presidente da Casa em 2019 e é aguardado desde então. Tendo em vista a pandemia de Covid-19, há mais chances de que o edital fique para 2021.

♦ Concurso Cachoeiras de Macacu RJ – o edital será fruto de um acordo firmado com o Ministério Público do Estado (MPRJ), mas a Prefeitura ainda não divulgou mais informações a respeito. O último edital para efetivos foi lançado em 2016 com mais de 200 vagas.

♦ Concurso Campos dos Goytacazes RJ – na região Norte Fluminense, a Secretaria de Educação do município confirmou os preparativos para publicar um novo edital. Ainda não há, contudo, informações sobre o número de vagas e os cargos que serão contemplados.

♦ Concurso Magé RJ – esse será fruto de uma decisão do MPRJ, por meio da 2º Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Magé, que exige um novo edital desde 2019. Ainda não há mais informações sobre a seleção.

♦ Concurso Câmara de Porto Real RJ – com banca organizadora já definida, estão previstas 22 vagas mais formação de um cadastro de reserva, o que poderá resultar em mais contratações. As oportunidades serão em todos os níveis. O edital pode sair ainda este ano ou em 2021.

♦ Concurso Búzios RJ – o concurso para a Prefeitura de Búzios é um projeto que, segundo informações da secretaria de Administração, está nos planos desde 2019. Mas ainda não se sabe quando o edital será publicado. A expectativa é que isso ocorra até 2021.

♦ Concurso Câmara de Niterói RJ – o primeiro concurso para o Legislativo de Niterói foi confirmado em junho do ano passado. O edital era previsto para sair ainda este ano, mas ainda não se sabe se a previsão está mantida por causa da pandemia.

♦ Concurso Maricá – segundo portais de notícias locais, o presidente da Codemar confirmou um novo concurso para o município de Maricá no início de 2021. A reportagem da FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a Prefeitura para confirmar as informações, mas ainda não houve retorno sobre número de vagas e cargos.

Concursos nacionais e federais com vagas no RJ

♦ Concurso PRF – a Polícia Rodoviária Federal aguarda a autorização para abrir concurso com 2,7 mil vagas. As lotações, assim como editais anteriores, deverão abranger a sede em Brasília e outros estados, incluindo o Rio de Janeiro. Oportunidades serão de níveis médio e superior.

♦ Concurso PF – a Polícia Federal também tem um pedido de concurso aguardando aval para preencher 1,5 mil vagas nas áreas Policial e Administrativa em 2021. Mas o edital está previsto para sair ainda este ano, em outubro, e deverá abranger o Estado do Rio.

https://folhadirigida.com.br/assine/assinatura/?utm_source=sitefd&utm_medium=noticia&utm_campaign=Tamires

♦ Concurso MPU – a contratação de efetivos é um dos planos da atual gestão do Ministério Público da União e, de acordo com informações do sindicato da categoria, o edital vai sair no próximo ano. As vagas ainda não foram reveladas, mas a expectativa é que abranjam o Estado do Rio, como no último concurso.

♦ Concurso CVM – a Comissão de Valores Mobiliários enviou ao Ministério da Economia um pedido de concurso para preencher 115 vagas nos níveis médio e superior. A sede do órgão fica no Centro do Rio de Janeiro, e deverá ser contemplada caso o aval seja concedido.

♦ Concurso IFRJ – o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro já iniciou os preparativos de seu próximo edital, mas ainda depende de uma autorização formal. Vagas e cargos ainda não foram definidos.

► Confira outros concursos previstos para 2021!

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!