fbpx

Concursos RJ nível médio: confira os edi…

Dezenas de editais de concursos públicos estão previstos para serem publicados no Rio de Janeiro. Só no nível médio, a expectativa é que mais de 3 mil vagas sejam contempladas nas esferas estadual e municipal, segundo levantamento da FOLHA DIRIGIDA.

Os concursos RJ nível médio 2021 abrangem também outros editais nacionais que poderão contemplar oportunidades no estado fluminense. A seguir, confira a lista de todos esses editais.

Vale destacar que alguns já possuem preparativos avançados. Mas por conta dos atrasos causados pela pandemia de Covid-19, a abertura e/ ou etapas de avaliação provavelmente ocorrerão ao longo do próximo ano. Outros ainda não possuem previsão oficial, mas têm chances de ocorrer no próximo ano.

+ Confira outros concursos previstos para 2021!

Concursos Estaduais: 2,3 mil vagas previstas

♦ Concurso Detro RJ – o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio tem concurso como meta na prévia da LDO 2021. O órgão ainda não divulgou previsão de edital nem vagas. Mas em 2014 já havia uma demanda para preenchimento de 218 vagas, sendo parte delas para agente de transporte e agente administrativo, ambos cargos de nível médio.

♦ Concurso Degase RJ – o Departamento de Ações Socioeducativas já tem comissão formada e banca escolhida, Fundação Ceperj, para seu próximo edital. Aguardado desde 2018, o concurso poderão contemplar cerca de 620 vagas. A expectativa é que quase metade, cerca 300, sejam para agentes socioeducativos, de nível médio. Outras carreiras nessa escolaridade também poderão ser contempladas. 

♦ Concurso Proderj – o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado tem previsão desde o ano passado para publicar edital, mas ainda aguarda uma aprovação do Plano de Cargos. Uma determinação judicial previa a oferta de 131 vagas de nível superior. Porém, informações mais recentes apontam a previsão de 150 oportunidades, abrangendo também o nível médio.

♦ Concurso Uerj – a Universidade Federal do Rio de Janeiro já tem autorização do reitor para preencher vagas de assistente administrativo, de nível médio. O processo de escolha da banca também foi iniciado. Ainda não há data para abertura do concurso, uma vez que os preparativos foram pausados por alguns meses devido à pandemia. A expectativa é que ocorra até o próximo ano.

♦ Concurso Bombeiros RJ – o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro publica editais anualmente. O de 2020 foi adiado devido à pandemia do novo Coronavírus, que impediu o vestibular Uerj, usado como etapa de avaliação no concurso. No último edital, publicado em 2019, foram oferecidas 50 vagas de oficial, que exige nível médio.

♦ Concurso PMERJ soldado – para publicar o edital com 2 mil vagas de nível médio, soldado, o Estado precisa antes convocar 800 aprovados remanescentes do concurso de 2014. A Polícia Militar tinha previsão de abrir concurso este ano, mas agora isso deverá ser adiado para 2021, em virtude das convocações. Por enquanto não há novas previsões de data para publicação.

♦ Concurso PMERJ Saúde – outro concurso previsto da Polícia Militar do Rio é o da área da Saúde. Serão 67 vagas divididas entre carreiras de oficial médico e técnico de enfermagem. Este segundo requer o ensino médio e o curso técnico na respectiva área, serão 25 oportunidades.

+ Concursos RJ: doadores de sangue poderão pedir isenção da taxa

Concursos Municipais abrangem diversas áreas 

♦ Concurso ISS Rio – a secretaria municipal de Fazenda já está com os preparativos em andamento. Ainda não foi divulgado o número de vagas e os cargos, mas a expectativa é que sejam contempladas oportunidades nos níveis médio e superior de escolaridade.

♦ Concurso Cabo Frio RJ – na Região dos Lagos, a Prefeitura de Cabo Frio prepara um concurso com mais de mil vagas. Serão contempladas oportunidades em todos os níveis, incluindo chances para quem tem o ensino médio, curso técnico em algumas áreas curso Normal (magistério). O edital seria publicado este ano, mas é possível que fique para 2021 por causa da pandemia de Covid-19.

♦ Concurso São João de Meriti RJ – na Região Metropolitana, foi confirmado em dezembro do ano passado o edital para o município de São João de Meriti, que também teve preparativos suspensos por causa da Covid-19. A banca será escolhida assim que cidade normalizar a situação, Serão concorridas 288 vagas, sendo pelo menos 100 em cargos de níveis médio.

♦ Concurso Barra Mansa RJ – esse já tem preparativos bem adiantados. O Instituto Acesso foi escolhido como organizador, em abril, e serão concorridas mais de mil vagas em todos os níveis de escolaridade. Centenas de oportunidades vão abranger o nível médio, em cargos de apoio administrativo, magistério, guarda municipal e outros.

♦ Concurso Miguel Pereira RJ – no centro-sul fluminense, a Prefeitura de Miguel Pereira tem concurso previsto para preencher mais de 50 cargos em todos os níveis de escolaridade. Entre as vagas de nível médio estão professor, guarda municipal, agente administrativo,  inspetor escolar, secretário, cuidados e outras. O próximo passo será a divulgação da banca organizadora.

♦ Concurso ISS Maricá – a Câmara Municipal de Maricá aprovou um Projeto de Lei que cria cinco cargos no Instituto de Seguridade Social do município, que serão preenchidos por meio de concurso. Uma dessas vagas é de agente administrativo, que vai exigir nível médio, e uma de técnico em contabilidade, para quem tem o curso técnico na área. 

♦ Concurso Nilópolis RJ – na Baixada Fluminense, a Prefeitura de Nilópolis está com preparativos em andamento para um novo concurso. São esperadas 527 vagas distribuídas entre cargos de diversas áreas e em todos os níveis de escolaridade, com destaque para o magistério. Até o próximo dia 10 de julho será anunciado nome da banca organizadora.

♦ Concurso Câmara de Porto Real RJ – com banca organizadora já definida, estão previstas 22 vagas mais formação de um cadastro de reserva, o que poderá resultar em mais contratações. Das oportunidades, dez serão em cargos de nível médio: agente legislativo (quatro), pregoeiro (uma), ouvidor (uma), almoxarife (uma), assistente de patrimônio (uma), assistente administrativo financeiro (uma) e fiscal de contas/administrativo (uma).

+ O que muda nos concursos com o adiamento das eleições 2020?

Concursos RJ 2021
Concursos RJ 2021 nível médio somam milhares de vagas
(Foto: Reprodução)

Concursos Nacionais com vagas de nível médio no RJ

♦ Concurso PRF – a Polícia Rodoviária Federal aguarda a autorização para abrir concurso com 2,7 mil vagas, sendo 138 para o cargo de agente administrativo, que exige o nível médio. As lotações, assim como em editais anteriores, poderão abranger a sede em Brasília e outros estados, incluindo o Rio de Janeiro. Esse concurso, no entanto, ainda pode sair em 2020 e ter o curso de formação em 2021.

♦ Concurso PF – a Polícia Federal também tem um pedido de concurso aguardando aval para preencher 1,5 mil vagas nas áreas Policial e Administrativa em 2021. Da demanda total, 349 são para a carreira de nível médio, agente administrativo.O edital pode sair ainda este ano, em outubro, e deverá abranger o Estado do Rio.

♦ Concurso CVM – a Comissão de Valores Mobiliários enviou ao Ministério da Economia um pedido de concurso para preencher 115 vagas, sendo no nível médio, para a carreira de agente executivo. A sede do órgão fica no Centro do Rio de Janeiro, e deverá ser contemplada caso o aval seja concedido.

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais