Confira alimentos que ajudam a controlar apetite e aumentar imunidade

Chega o inverno e a vontade de comer alimentos mais calóricos parece aumentar, não é mesmo? Está tudo bem, não é apenas impressão, mas o cuidado com a saúde deve estar sempre em primeiro lugar. Além de fazer substituições mais adequadas, é recomendado aliar itens que aumentam a imunidade, uma vez que a época contribui para o aumento de casos de gripes e resfriados.

“Além de trazer a sensação de conforto e aconchego, no inverno nosso corpo gasta mais calorias para manter a temperatura corporal estável. Para suprir esse gasto, sentimos mais fome, principalmente por alimentos mais calóricos, como carboidratos e gorduras”, explica Ione Leandro, nutricionista da Onodera Estética.

Apesar disso, escolhas mais conscientes de alimentos podem trazer a mesma sensação de bem-estar e ainda favorecer a manutenção do peso. O chocolate quente, por exemplo, pode ser substituído pelo cacau quente ou pelo chá. As opções nos mantêm aquecidos e são saudáveis. Ione indica utilizar ervas que fazem bem ao aparelho digestivo como, por exemplo, chás de alcaçuz, camomila, melissa, jasmin e erva-cidreira.

Ainda no quesito chocolate, a especialista recomenda trocar o ao leite pelas opções com maior teor de cacau, que são bem-vindos dentro dos padrões nutricionais. O alimento é fonte de magnésio, manganês, potássio, ferro, cobre e vitaminas B e E. Chocolates amargos também têm em sua composição antioxidantes que protegem os tecidos contra radicais livres e retardam o envelhecimento.

Outra dica é tomar sopas em vez de comer massas. Porém, cuidado com o que é utilizado. “Os segredos das sopas estão na escolha dos ingredientes. Evite preparos cremosos com adição de leite e queijos. Dê preferência a alimentos mais frescos e leves, utilizando legumes e verduras”, orienta a nutricionista.

Para quem gosta de uma dose de bebida alcoólica, é mais aconselhável o vinho em vez da cerveja, por exemplo. “Apesar de o vinho ser mais calórico, em seus componentes encontramos diversas substâncias benéficas para a saúde. Além disso, a tendência é beber menos que a cerveja, o que resulta em uma menor ingestão de calorias”, diz Ione.

Alimentos que aumentam a imunidade

Walquiria Aguiar, coordenadora do curso de nutrição da Anhanguera de São Bernardo, unidade Rudge Ramos, diz que alguns alimentos podem ser aliados no combate a doenças típicas do inverno. Nutrientes como ômega-3, vitaminas A e C, zinco, selênio, ferro e glutamina colaboram na resposta imunológica.

Os alimentos que são fontes desses nutrientes são: peixes, em especial a sardinha, linhaça, chia, vegetais vermelhos e alaranjados, frutas cítricas e as oleaginosas. O consumo de proteínas de alto valor biológico também é muito importante, como as carnes e o ovo.

A recomendação diária desses alimentos é de três frutas diferentes, uma porção de carne, peixe ou ovo e um punhado pequeno na palma da mão de oleaginosas. Os probióticos, que são micro-organismos vivos presentes nos iogurtes, leites fermentados, coalhada e kefir, possuem papel de destaque, uma vez que a saúde intestinal também está associada à proteção imunológica.

Fonte: PORTAL TERRA – SAÚDE

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: