fbpx

Confira! – como montar ciclos de estudos eficientes

O planejamento é o primeiro passo na preparação para concursos. Ele consiste na organização do seu tempo para garantir o foco naquilo que mais interessa. Com mais uma vantagem, quando realístico ajuda a impedir a procrastinação.

Existem ferramentas diversas para essa organização, as principais são o quadro horário e o ciclo de estudos.

O quadro funciona como uma agenda. É pouco eficiente por conta de sua rigidez, caso aconteça algum imprevisto e você não consiga estudar no momento que está agendado provavelmente perderá aquele período de tempo que estaria dedicando a realização do seu objetivo.

Já o ciclo de estudos é o mais recomendado, pois reúne várias estratégias e técnicas que ajudarão no processo de aprendizagem e memorização daquilo que é necessário para estar preparado para o certame. Ele marca uma sequência de disciplinas que devem ser estudadas em um determinado período de tempo, mas não especifica o horário exato, podendo encaixar esse momento quando for mais conveniente.

Veja aqui como se preparar para concursos com o ciclo de estudos:

Passo 1 da preparação para concursos:  identifique quais as principais disciplinas, pois será necessário dedicar mais tempo a elas. Você sabe quais são elas observando o peso previsto no edital e a quantidade de questões sobre o tema que geralmente são cobradas. O número de questões você consegue saber observando provas antigas, pesquisando no Gran Questões qual conteúdo possui mais questões em provas anteriores e ainda existe a chance dessa informação vir no próprio edital.

Passo 2 da preparação para concursos: Construa uma tabela como a que está abaixo para visualizar de maneira sistematizada os dados que você colheu.

As matérias  com maior número de questões e pesos deverão ser priorizadas. Então, em 28 horas semanais (4 horas por dia) você terá uma proporção, que ficará como no gráfico a seguir.

Preparação para concursos

Os ciclos são divididos da seguinte maneira: são 4 horas por dia dedicadas a preparação para concursos, sendo que cada disciplina deve ser estudada em 50 minutos, nesse tempo deve haver revisão, produção de material e resolução de questões, antes de ir para a próxima disciplina é fundamental uma pausa de 10 minutos.

Agora que você já sabe como organizar seu planejamento, conheça 5 técnicas de estudo para usar em todos os concurso. Isso vai contribuir para você alcançar o seu objetivo, não perca tempo.

O responsável pelo GranXperts, Fernando Mesquita, falou sobre isso e muito mais na live abaixo. Saiba mais.

 

Thais Souza
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online

(function() {
var _fbq = window._fbq || (window._fbq = []);
if (!_fbq.loaded) {
var fbds = document.createElement(‘script’);
fbds.async = true;
fbds.src=”https://connect.facebook.net/en_US/fbds.js”;
var s = document.getElementsByTagName(‘script’)[0];
s.parentNode.insertBefore(fbds, s);
_fbq.loaded = true;
}
_fbq.push([‘addPixelId’, ‘1459353050962300’]);
})();
window._fbq = window._fbq || [];
window._fbq.push([‘track’, ‘PixelInitialized’, {}]);

Crédito:

Gran Cursos Online

Pdf e Videoaulas disponíveis!

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!