Confira! – espera autorização do Ministério! Saiba mais!

Concurso INSS: presidente da autarquia confirmou que o pedido já foi enviado! 

O concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (concurso INSS) é um dos mais aguardados pelos concurseiros de todo o Brasil. O presidente da autarquia Renato Rodrigues Vieira informou para a Folha Dirigida que o pedido para a realização da seleção já foi enviado ao Ministério da Economia e aguarda o parecer positivo para iniciar os trâmites legais de abertura.

Renato já havia anunciado anteriormente a importância da realização de um novo concurso para “arrumar a casa”. Os servidores irão dar um novo ar para as atividades, trazer mais agilidade nos atendimentos e diminuir o sobrecarregamento de trabalho dentro do órgão.

Os principais entraves, de acordo com o próprio Instituto, é a falta de orçamento para a realização de uma nova seleção que, por ora, depende da autorização da pasta para a disponibilização de aporte financeiro.

Ele também explicou que mensalmente são recebidos um milhão de novos requerimentos de aposentadorias, dos quais precisam ser analisados. “Uma solução para atender às demandas será a digitalização de serviços. O cidadão poderá iniciar o atendimento pela internet ou por telefone”, conta. Porém, só digitalizar não basta, anunciam o MPF e o TCU.

Concurso INSS: histórico

A história do concurso do INSS se iniciou no ano de 2017 e segue até os dias de hoje. Há muitos cargos ociosos, um grande número de profissionais se aposentando, precariedade na prestação de serviços e no atendimento aos cidadão brasileiros. É assim que está a estrutura do Instituto Nacional do Seguro Social.

De acordo com informações do Ministério da Economia, foram solicitadas 7.888 vagas, de níveis médio e superior, para provimento nos cargos: Técnico, Analista e Perito Médico. A assessoria do INSS já informou com exclusividade ao Gran Cursos Online que muitos profissionais estão realizando os processos internos para se aposentarem, sendo mais de 2.500 solicitações para o ano de 2019.

Em contato anterior, por meio de resposta oficial (veja aqui) o Ministério da Economia se pronunciou que mesmo com a recomendação urgente e explícita emitida pelo Ministério Público Federal (MPF), não há previsão de realização de concurso por conta do impacto orçamentário-financeiro.

O déficit atual é de mais de 20 mil pessoas, sendo 22.613 cargos desocupados e ainda irão ter mais por conta de vacâncias diversas: aposentadoria, exonerações, mortes e outros motivos.

A mídia está de olho no Instituto Nacional de Seguro Social pois no dia 10 de julho deste ano, o texto base da Reforma da Previdência foi aprovado em primeiro turno na Câmara dos Deputados. Agora, o projeto precisa ser aprovado também em segundo turno e posteriormente deverá ser analisado pelo Senado.

Concurso INSS: clique aqui e confira aqui todas as informações

 

Detalhes do concurso INSS

  • Concurso: Instituto Nacional do Seguro Social (Concurso INSS)
  • Banca Organizadora: A definir
  • Cargos: Técnico do Seguro Social, Analista e Médico Perito
  • Escolaridade: Níveis médio e superior
  • Número de vagas: 7.888 vagas solicitadas
  • Remuneração: de R$ 5.184,79 a R$ 12.683,79
  • Situação: Solicitado ao Ministério da Economia
  • Previsão p/ publicação do edital: 2019

 







Crédito:

Gran Cursos Online

Pdf e Videoaulas disponíveis!


Deixe uma resposta