Confira! – instituto pretende solicitar novo pedido! VEJA!

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (concurso INPI) deverá solicitar um novo pedido de concurso em breve! Confira ao longo desta matéria todas as informações sobre o concurso:

Concurso INPI: situação atual!

A Coordenação-Geral de Recursos Humanos informou para a equipe de comunicação do Gran Cursos Online que atualmente está aprimorando sobre o dimensionamento da força de trabalho a fim de subsidiar novo pedido. Veja a resposta:

Concurso INPI: resposta!

Em fevereiro de 2019, publicamos que a seleção já possui autorização do Ministério Público e o Instituto confirmou que serão ofertadas 360 vagas para cargos de níveis médio e superior. Serão 180 vagas para pesquisadores, nove para tecnologistas, 120 para técnicos (sendo 27 para propriedade industrial e 93 em planejamento e gestão) e 51 vagas para analistas.

O INPI deseja realizar novo concurso para reduzir o número de processos na fila para apreciação. Segundo o presidente do órgão, Luiz Otávio Pimentel, embora o órgão conte com 1.820 funcionários, a instituição não conseguiu chegar nem a 65% desse contingente de servidores, mesmo após a nova convocação de concursados.

Segundo a instituição, o aumento no corpo técnico deve resultar num crescimento de 14% no número de exames, além de redução de 21% no estoque de processos pendentes de análise em 2020, em relação ao patamar de 2016.

Concurso INPI: remuneração e benefícios

O INPI possui carreiras atrativas, conheça abaixo os quadro de remuneração para os cargos que serão ofertados no concurso INPI. O dados abaixo são da Tabela de Remuneração dos Servidores Públicos Federais Civis, do Ministério do Planejamento:

Para a carreira de Técnico:

Para a carreira de analista e tecnologista:

Para a carreira de pesquisador:

Concurso INPI: cargos e vagas

    • Técnico
      Vagas: a definir
      Jornada de trabalho: 40h
      Principais atribuições: desenvolver atividades administrativas e logísticas de nível intermediário, relativas ao exercício das competências institucionais e legais a cargo do INPI.
    • Analista e tecnologia
      Vagas: a definir
      Jornada de trabalho: 40h
      Principais atribuições: desenvolver atividades relacionadas à gestão corporativa e de infraestrutura, planejamento organizacional, auditoria, administração e desenvolvimento de recursos humanos, gestão patrimonial, orçamentária, financeira, de materiais e de contratos, bem como desenvolvimento de ações e projetos de divulgação e fortalecimento da propriedade industrial, além de outras atividades com o mesmo
      nível de complexidade relativas ao exercício das competências institucionais e legais a cargo do INPI;
    • Tecnologistas
      Vagas: 40h
      Jornada de trabalho: desenvolver atividades de análise processual voltadas aos exames de pedidos e elaboração de pareceres técnicos para concessão de direitos relativos ao registro de marcas, de desenho industrial e de indicações geográficas, entre outros; desenvolvimento de ações e projetos de divulgação e fortalecimento da propriedade industrial e realização de estudos técnicos relativos à área;
    • Pesquisador
      Vagas: a definir
      Jornada de trabalho: 40h
      Principais atribuições: desenvolver atividades de análise processual voltadas aos exames de pedidos e elaboração de pareceres técnicos para concessão de direitos de patentes, averbação de contratos de transferência de tecnologia, registro de desenho industrial e de indicações geográficas, desenvolvimento de programas e projetos visando à disseminação da informação tecnológica das bases de patentes, desenvolvimento de ações e projetos de divulgação e fortalecimento da propriedade industrial e realização de estudos e pesquisas relativas à área.

Último concurso INPI

Realizado em 2014, a organizadora responsável pelo concurso foi o Cespe/Unb. Na época, foram ofertadas 40 vagas de tecnologista e 100 de pesquisador, ambos exigindo graduação de nível superior em cursos específicos. Os rendimentos variam de R$ 7.066,54 a R$ 10.043,70, e o regime de contratação é o estatutário, que garante a estabilidade empregatícia. O concurso reuniu 8.836 candidatos, sendo 7.452 para o cargo de tecnologista e 1.384 para pesquisador. 

Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e de títulos (todos os cargos) e provas discursivas (superior). A prova de nível médio contou com 100 questões de conhecimentos básicos e específicos e a prova de nível superior com 120 itens de conhecimentos básicos e específicos.

As questões objetivas abordaram conteúdos de Ética no Serviço Público, Língua Portuguesa, Atualidades, Matemática e, para os cargos de nível superior, Língua Inglesa e Conhecimentos Específicos.

Sobre o INPI

Criado em 1970, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria.

Entre os serviços do INPI, estão os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos integrados, as concessões de patentes e as averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia. Na economia do conhecimento, estes direitos se transformam em diferenciais competitivos, estimulando o surgimento constante de novas identidades e soluções técnicas.

Resumo do concurso INPI

Quer conquistar a sua aprovação no concurso INPI?

Prepare-se com quem mais entende do assunto!

COMECE A ESTUDAR NO GRAN

Jaqueliny Botelho

Jaqueliny Botelho
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online

Crédito:

Gran Cursos Online

Pdf e Videoaulas disponíveis!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: