fbpx

conheça as orações para se livrar do cigarro

Em 1987, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, para alertar sobre os riscos do tabagismo à saúde.

Tenha mais saúde livrando-se do vício do cigarro – Crédito: Serina/Pexels

Foto: João Bidu

Deixar um vício para trás não acontece de um dia para outro; é necessário ter muita dedicação e força de vontade, além de tratamentos médicos, como terapia e, por vezes, até medicamentos. Mas, saiba que não é impossível!

Se você enfrenta essa dependência e quer parar ou conhece alguém que está nessa batalha, saiba que é possível contar com a fé e a perseverança para superar o vício e para ajudar outras pessoas. Para isso, reze, com o coração aberto, as orações para vícios passarem longe de você e tenha o poder divino ao seu lado para superar qualquer situação.

Perigo do cigarro

O Dia Mundial Sem Tabaco é uma data que visa alertar sobre as doenças e mortes causadas pelo tabagismo. Esse problema não atinge apenas aos fumantes, mas também a quem convive com eles, uma vez que a fumaça do cigarro traz malefícios para qualquer pessoa que a inale.

Entre as doenças causadas pelo tabagismo estão o desenvolvimento dos cânceres de pulmão, faringe, boca, laringe, bexiga, esôfago, estômago, rim, colo de útero, mama, intestino e próstata, além da hipertensão arterial, diabetes, acidente vascular cerebral, entre outros. 

O consumo de tabaco, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), é responsável pela morte de 8 milhões de pessoas por ano. No Brasil, é calculado que 438 indivíduos morram por dia em função do tabagismo. E, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o país conta com aproximadamente 20 milhões de fumantes.

Por muito tempo o tabagismo foi propagado na sociedade como um estilo de vida sofisticado e glamouroso, principalmente pela indústria cinematográfica e pelas propagandas. No entanto, essa ideia equivocada apenas provocou a deterioração da saúde física e emocional das pessoas pelo mundo afora.

A nicotina, componente do cigarro, é uma substância extremamente viciante, capaz de desenvolver a dependência rapidamente. Por isso, quanto mais tempo a pessoa fuma, mais difícil fica para ela acabar com o vício

Com a pandemia da Covid-19, o perigo desse vício cresce ainda mais, pois o vírus afeta as vias respiratórias e quem já tem um quadro avançado de tabagismo pode ter mais dificuldade de resistir aos efeitos da doença.

Oração contra vício do cigarro

“Liberte-me, Jesus Cristo, do vício do cigarro. Sabemos que ele é presença inimiga em nossa vida, pois ao invés de nos trazer vida ele nos aproxima mais da morte e do pecado. Ensinai-nos a utilizar o dinheiro que gastamos com o fumo para realizarmos obras de bondade para aqueles que mais precisam. Ajudai-nos a compreender que somos prejudicados fisicamente e espiritualmente ao utilizar estes instrumentos de pecado. Concedeinos a força para dizer ‘não’ quando a escravidão do vício quiser dizer ‘sim’. Montai uma barreira para que nós, não nos entreguemos ao poder do mal. Pedimos perdão por nos rebaixarmos tanto e ferir vosso divino coração, pois ao fumar vamos contra a promessa de vida em abundância que nos prometeis. Não permitais senhor que o cigarro nos vença. Dai-nos vossa força para enfrentar este momento e que sejamos salvos desta arma que atrapalha a história. Por vosso amor bondoso, fazemos o propósito de não mais fumar. Confiantes, pela intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, pedimos mais esta graça. Amém.”

Oração do fumante para livramento do vício 

“Ó Deus, criador de todas as coisas, vós destes ao homem a inteligência que o torna capaz de conhecer a natureza da flora e as qualidades da vegetação. Destes também ao homem a vontade livre para aceitar o que é bom e rejeitar o que lhe faz mal. Eu sei que o fumo prejudica a minha saúde, que fecha os meus pulmões, que ataca o meu coração, que desequilibra o meu sistema nervoso. Mas a minha vontade é tão fraca! Eu quero deixar o fumo e não posso! Jesus, eu me lembro de vossas palavras: ‘Sem mim, nada podeis fazer’. Talvez eu esteja confiando só em mim, em vez de confiar em vós. São Paulo dizia: ‘Tudo posso naquele que me conforta’. Então, eu também, com a vossa ajuda, posso deixar de fumar. Do enfarte do coração, livrai-me, Senhor! Do câncer do pulmão, livrai-me, Senhor! Do vício do fumo, livrai-me, Senhor! De todo o pecado, livrai-me, Senhor!”

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica

João Bidu

  • separator

Fonte: Terra

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!