fbpx

conheça o esporte próprio para corredores e cachorros

A união de corrida e brincadeiras na terra é algo que agrada a qualquer cachorro. Se o animal é bem condicionado, está apto a participar de uma atividade que une as duas coisas. Estamos falando do canicross, esporte criado no Reino Unido na década de 1990 para treinamento de cães de trenó em áreas sem neve e que se espalhou como uma modalidade perfeita para atletas em busca de mais tempo com seus amigos de quatro patas.

Nele, cachorros e corredores ficam unidos por uma guia elástica e correm juntos. O ritmo é determinado pelo animal. Usando um colete de tração, ele vai sempre à frente, puxando o seu companheiro de corrida, conectado à guia por um cinto.

Como funciona

As competições clássicas são curtas, com uma distância que dificilmente passa de 6 quilômetros. É preciso lembrar que, assim como seres humanos, cachorros precisam de treino para correr. Assim, é possível prepará-lo antes de competir em uma prova de canicross.

O percurso pode ser técnico (com muitos obstáculos, trilha, rios, subidas e descidas) ou mais planos e simples. No Reino Unido, as largadas normalmente são contra relógio ou em varias baterias de grupos de quatro ou cinco atletas. Isso não significa que em outros países funciona da mesma forma.

Democrático

O canicross é democrático em termos de cães que podem participar das provas, não existe restrição, porém algumas raças não são indicadas por apresentarem limitações quanto a atividades físicas.

Os cães braquicefálicos (como o Pug, Buldogue Inglês, Buldogue Francês, Terrier e Boxer) não podem fazer práticas muito intensas, pois possuem uma conformação de focinho que torna o trato respiratório mais curto e comprimido, dificultando a respiração e oxigenação adequada para uma atividade de alto esforço.

Um cão atleta de canicross treina como um corredor humano: tiro, intervalado, subida, treino na areia fofa, tiro na areia fofa, natação e fortalecimento para diversificar os treinos. Além disso, existem as raças que tem melhor performance no canicross, normalmente se destacam os cães de caça e de aponte: Braco Alemão, Pointer Inglês e Weimaraner, entre outros.

  • separator

Fonte: PORTAL TERRA – SAÚDE

Jornais Virtuais