fbpx

Conheça o estilo das bancas habilitadas

A Polícia Civil do Estado do Pará está próxima de definir a banca organizador para o seu próximo concurso público. No dia 10 de julho de 2020, a comissão do Concurso PC PA habilitou as seis empresas que entregaram as propostas para realizar o certame.

E para que tirar um pouco da ansiedade, o Gran Cursos Online trouxe para você, candidato, uma análise simplificada de cada uma das concorrentes a organizar o Concurso PC PA, com os principais concursos organizados e a experiência de cada uma delas com provas da carreira policial.

O concurso PC PA oferecerá 1.495 vagas para os cargos de Delegado, Investigador, Escrivão e Papiloscopista, com remunerações iniciais atrativas de R$ 6.893,57 a R$ 18.050,00 (este último para o cargo de Delegado).

Para saber um pouco mais sobre cada banca, clique no índice abaixo:

Concurso PC PA: Cetap

O Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional (CETAP) é uma banca organizadora do estado do Pará, localizada em Belém. Boa parte dos seus últimos concursos públicos foram para prefeituras e câmaras municipais. O único aberto é o para a prefeitura de Ananindeua, no Pará.

Entre os maiores certames organizados pela empresa estão o da Secretária de Educação do Estado de Roraima, em 2007, e do Ministério Público de Contas do Estado do Pará, em 2015.

Nesse último certame, os candidatos foram avaliados em 50 questões de múltipla escolha, com cinco opções em cada uma delas. Além disso, foi exigida uma prova discursiva, que valeu cinco pontos.

Concurso PC PA: Cebraspe

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Programas de Eventos (Cebraspe) é uma das principais bancas do país. Situada em Brasília, ela foi responsável por concursos como a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e, mais recentemente, a Polícia Civil do Distrito Federal.

Curiosamente, ela foi a responsável pelo último concurso do Ministério Público de Contas do Estado do Pará para o cargo de Procurador.

Entre os seus estilos mais peculiares estão as provas de certo e errado e com o fator de correção, que penaliza o erro. Ou seja: uma questão errada anula uma certa. Isso exige dos candidatos um conhecimento melhor sobre os assuntos cobrados pela banca. A banca também faz provas de múltipla escolha. Neste caso, não usa do fator de correção

Concurso PC PA: Consulplan

Responsável pelos últimos Exames de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, a empresa vem se firmando entra as principais empresas do país. A empresa de Muriaé (MG) realiza diversos concursos para prefeituras e vestibulares, mas tem aparecido com força em alguns certames para tribunais.

Entre os concursos mais abrangentes, há o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o último concurso do Tribunal Superior Eleitoral. Além disso, organizou o da Secretaria de Educação do Estado do Pará. Entre os concursos da carreira policial, organizou o de Guarda Municipal de Belo Horizonte, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de Tocantins.

Assim como as demais concorrentes (com exceção do Cebraspe), aborda provas de múltipla escolha, com quatro alternativas para cada questão. A pontuação máxima da prova é de 10 pontos, exigindo 60% de aproveitamento na prova objetiva para aprovar o candidato para a próxima fase.

Concurso PC PA: Iades

O Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) é outra empresa situada no Distrito Federal. Recentemente, ela tem entrado com força em concursos públicos para a segurança pública, como ocorreu com a Polícia Rodoviária Federal em 2014 e, mais recentemente, a Polícia Militar do Distrito Federal.

Nos últimos dois anos, conseguiu contrato com o Instituto Rio Branco para organizar as provas para a carreira de Diplomata, considerada uma das mais difíceis do cenário dos concursos públicos.

No certame da PM DF, a banca avaliou os candidatos em 60 questões de múltipla escolha, com cinco questões cada uma. Em sua redação discursiva, exigiu do candidato do tema “Como o policial-militar do Distrito Federal pode contribuir para o combate aos crimes contra a dignidade sexual?”

Concurso PC PA: Instituto AOCP

O Instituto AOCP, banca organizadora de Maringá (PR), foi recentemente escolhida para organizar o concurso da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Antes, também organizou os certames da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo.

Além disso, organiza diversos certames municipais e agências reguladoras estaduais e conselhos regionais. O mais recente certame é para a Câmara Municipal de Teresina (PI).

Em geral, a banca cobra 40 questões de múltipla escolha dos candidatos, sempre definindo o número de questões por disciplina, com nota total de 100 pontos, além outros 10 da prova discursiva.

Concurso PC PA: Fadesp

A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) é outra banca organizadora do estado do Pará. Grande parte de seus concursos públicos são para prefeituras e câmaras municipais.

Contudo, dois grandes concursos do Estado do Pará foram organizados pela banca Fadesp recentemente: O certame da Polícia Militar, em 2016, e o do Detran PA, em 2018. Nesse último certame, os candidatos foram avaliados em 50 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas em cada uma delas.

Além disso, nesse edital, a banca organizadora detalhou o número de questões que seria cobrada para cada disciplina, o que pode ajudar os concurseiros a montar seu plano de estudo de acordo com o grau de dificuldade e complexidade.

Quer saber mais sobre o Concurso PC PA? Clique aqui e tenha acesso ao nosso guia completo sobre o certame!

Resumo do concurso PC PA

(function() {
var _fbq = window._fbq || (window._fbq = []);
if (!_fbq.loaded) {
var fbds = document.createElement(‘script’);
fbds.async = true;
fbds.src=”https://connect.facebook.net/en_US/fbds.js”;
var s = document.getElementsByTagName(‘script’)[0];
s.parentNode.insertBefore(fbds, s);
_fbq.loaded = true;
}
_fbq.push([‘addPixelId’, ‘1459353050962300’]);
})();
window._fbq = window._fbq || [];
window._fbq.push([‘track’, ‘PixelInitialized’, {}]);

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!