Conheça os alimentos que ajudam a combater a ansiedade

É possível reduzir a ansiedade com a ingestão desses alimentos. Saiba quais são!

Guia da Cozinha – Conheça os alimentos que ajudam a combater a ansiedade

Foto: Guia da Cozinha

Se você não sofre de ansiedade, certamente conhece alguém que apresenta esse quadro. E não é para menos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente no ano passado, a ansiedade afetava 16,8 milhões de brasileiros. Somos considerados o país mais ansioso do mundo.

Esse distúrbio pode afetar diversas áreas da vida, comprometer o trabalho, os estudos e até mesmo a socialização. Os sintomas mais comuns são medo, tensão, preocupação excessiva e exagerada, palpitações e falta de concentração.

Ter mais atenção na dieta pode colaborar e muito para a vida de alguém com transtorno de ansiedade. Isso porque o ansioso apresenta maior chance de consumir alimentos poucos saudáveis com a finalidade de dar prazer momentâneo e se sentir melhor, diminuindo os sintomas mais rapidamente. Esse comportamento pode levar a outro quadro, o da compulsão alimentar. Por esse motivo, é indispensável fazer o consumo de certos alimentos para auxiliar nos sintomas da ansiedade e ter uma qualidade melhor de vida.

Afim de auxiliar as pessoas com transtorno de ansiedade, o site especializado britânico Medical News Today divulgou uma lista com alguns alimentos capazes de reduzir ansiedade e seus sintomas mais comuns.

Castanha-do-Pará

Segundo estudos, a castanha do Pará é rica em selênio. Este nutriente é capaz de melhorar o humor e reduzir inflamações, o que é comum em pessoas que possuem níveis elevados de ansiedade. A castanha do Pará também é rica em vitamina E – assim como outras oleaginosas – que atua como antioxidante, e colabora para evitar quadros de depressão. Seu consumo diário deve ser feito em torno de 3 a 4 castanhas por dia.

Ovos

As gemas dos ovos são ricas em vitamina D, que já foram associadas aos quadros de depressão e ansiedade caso estejam em níveis baixos no organismo. Os ovos também possuem uma boa quantidade de proteínas e possuem triptofano – um tipo de aminoácido que ajuda a produzir serotonina, que auxilia no humor, no sono e melhora as atividades neurológicas.

Sementes de abóbora

As sementes de abóbora também são excelentes para reduzir a ansiedade. Elas são excelentes fontes de potássio, que ajudam no combate ao estresse e ansiedade, pois controlam a pressão sanguínea do corpo. As sementes de abóbora também possuem muito zinco. Um estudo realizado mostrou que a falta de zinco no organismo pode afetar negativamente o humor. O zinco é vital para o desenvolvimento do cérebro e redes neurais.

Cúrcuma

A cúrcuma, ou açafrão como também é conhecido, é um tempero muito utilizado na cozinha oriental e também em algumas regiões do Brasil. A cúrcuma possui um ingrediente ativo chamado curcumina. Esse ativo pode ajudar a reduzir a ansiedade, inflamações e o estresse oxidativo. Como não possui um sabor muito intenso, pode ser facilmente utilizado em diversos pratos da nossa culinária.

Iogurte

O iogurte possui algumas bactérias saudáveis – Lactobaccilus e Bifidobacteria – que possuem efeitos positivos no cérebro. Alguns estudos sugerem que os principais sintomas de ansiedade e depressão se dão por conta de inflamações crônicas. Já que os produtos lácteos possuem propriedades anti-inflamatórias, eles são uma boa pedida para reduzir o sintomas de ansiedade, podendo até elevar os níveis de felicidade em algumas pessoas.

Chá verde

O chá verde tem ganhado notoriedade quando o assunto é reduzir a ansiedade. Ele possui um aminoácido chamado teanina, que vem sendo descoberto como um potencial redutor das oscilações de humor e atua como um controlador dos sintomas da ansiedade. Estudos sugerem que a tanina aumenta a produção de serotonina e dopamina. Estudos mostram que 200 miligramas de teanina são capazes de trazer relaxamento e calma, reduzindo a tensão.

Sempre lembramos que é necessário manter uma dieta saudável e equilibrada. Caso apresente sintomas de ansiedade frequentes, não hesite em procurar ajuda médica. Assim, você tomará conhecimento do seu caso com maior propriedade.

LEIA TAMBÉM

  • Dia do Cacau: comemore a data com 9 receitas deliciosas
  • Alimentos que combatem o estresse: saiba quais as melhores opções
  • Receitas com até 5 ingredientes para provar na quarentena

Veja também:

Os jogadores mais valiosos nascidos a partir dos anos 2000

Guia da Cozinha

  • separator

Fonte: PORTAL TERRA – VIDA E ESTILO

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: