Conheça os benefícios de cada tipo de banana

Fruta entre as que dominam o coração dos brasileiros, a banana, além de ser saborosa, é uma excelente opção para diversos momentos do dia, como para ter energia pela manhã ou para matar a fome na hora do lanche da tarde, por exemplo. Extremamente versátil, pode ser uma grande aliada da alimentação, independentemente de qual for o seu objetivo.

Benefícios

Os benefícios mais importantes de todos os tipos de bananas são promover saciedade devido ao teor de fibras contido na fruta, auxiliar no controle da pressão arterial, diminuir as cãibras, promover um bom auxílio energético e estimular a sensação de bem-estar, pois é um alimento que possui triptofano, aminoácido que auxilia na produção de serotonina.

Aliada da prática esportiva

É fácil de ser carregada, é um alimento que fornece energia rápida e tem fibras que auxiliam na sensação de saciedade, além de ser de fácil digestão. No pré-treino, seu consumo é indicado entre 15 a 30 minutos antes do exercício. Já no pós-treino, o consumo de carboidratos deve ser imediato, com o objetivo de recuperar o glicogênio muscular.

Tipos de banana

Existem dezenas de espécies de bananas, porém algumas são mais populares no Brasil. Listamos algumas delas e suas principais características:

Nanica

Cada unidade da banana-nanica tem aproximadamente 86g, com cerca de 80 kcal. Apesar do nome que recebe, essa não é a menor banana do mercado. Ela recebe esse nome porque a árvore em que ela cresce é bem pequena. É mais rica em potássio e tem bom teor de magnésio.

Prata

Para quem gosta de preparar doces, saiba que a banana-prata é a melhor escolha, já que sua polpa é extremamente consistente. Cada unidade da banana-prata tem aproximadamente 70g, com cerca de 70 kcal. Esse tipo é o mais duradouro, podendo ser consumida até quatro dias depois de amadurecer.

Maçã

A banana-maçã é a com menor teor calórico: cada unidade tem aproximadamente 55g, com 47,8kcal. Esse tipo não é muito indicado para a preparação de doces ou para ser consumida em salada de frutas. É a campeã de proteínas e fibras em comparação às demais.

Ouro

É a menor das espécies produzidas no Brasil, tendo aproximadamente 10 cm. Cada unidade tem cerca de 40g, com 44,8kcal. Este tipo de banana é excelente para ser consumida in natura.

Banana-da-Terra

Essa é a maior espécie do país: seus frutos podem chegar a 26 centímetros de comprimento e pesar até meio quilo. Uma unidade de banana-da-terra com aproximadamente 150g apresenta 192 kcal. Dentre elas, é a que contém maior teor de carboidrato e também valor calórico.

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Fonte: PORTAL TERRA – SAÚDE

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