fbpx

Cottagecore Aesthetic: o que é esse movimento e estilo inspirado no campo

Há uma estética que provavelmente dominou seu  feed do Instagram recentemente, e estamos aqui para dizer que ela tem um nome: cottagecoreCottagecore vem da natureza, agricultura, nostalgia e domesticidade. Ele abrange as coisas simples da vida, como cuidar das plantas, brincar no campo com animais, fazer piqueniques e assar pão em um avental vintage desbotado pelo sol.

Até o The New York Times fez uma dissertação completa sobre a cottagecore no momento em que os bloqueios estavam varrendo o país. (Adjacentes a essa estética da era da quarentena estão grandmacore, farmcore e wallpaper girl, que está sendo reproduzido no TikTok e no Instagram.) Faz sentido que tal coisa surgisse neste momento de grande ansiedade e abrigo em casa.

Sem férias, eventos esportivos, festas na piscina e, basicamente, todas as ocasiões sociais de verão que geralmente estão espalhadas por todo o Instagram, as pessoas estão ficando criativas e romantizando esses tempos de isolamento o máximo possível. Como afirma o The New York Times , “o que esses núcleos têm em comum é o desejo de viver em um mundo fora do que atualmente é habitado”.

E agora, alguns exemplos de como a estética cottagecore se manifesta no Instagram: Na forma de posar em um campo de flores com um vestido branco arejado ou em uma cozinha com uma camisola de linho amassada em uma noite de verão, roupas penduradas para secar na brisa do quintal, colhendo frutas silvestres. Depois de se familiarizar com a Cottagecore, é inconfundível e você vai começar a reparar nisso o tempo todo. 

cottagecore-piqnic-estetica-estilo

O que é cottagecore e o que realmente significa?

Cottagecore é um movimento cultural que idolatra o conceito de uma vida simples e autossuficiente. Capturando o anseio por uma vida mais rural e idílica, ela explora o desejo de estar em harmonia com a natureza e de viver em um mundo fora daquele que atualmente é habitado.

Imagine o cottagecore como um cobertor aconchegante e confortável que não faz julgamentos e que se envolve em sua sala.É caprichoso e nostálgico, mas com elementos peculiares e ecológicos que refletem nossa necessidade de beleza, sustentabilidade e segurança.

Pense em coisas feitas à mão, discretas, suaves e, acima de tudo, bonitas. Existem paralelos com o movimento Arts & Crafts, ambos valorizam produtos com integridade, como itens feitos à mão e artesanais. Ambos marcam uma reação aos efeitos danosos da industrialização e das condições sociais. Essa visão é tão pungente agora quanto era na época vitoriana.

cottagecore-moodboard-looks-estilo-campo-moda

Como o cottagecore começou?

Definitivamente, a hashtag #cottagecore começou a ganhar força nas plataformas de mídia social, como Reddit e Tumblr. A hashtag existe há três anos, mas começou a atrair grande atenção a partir de janeiro deste ano.

O bloqueio deixou o cottagecore em chamas; O Tumblr relata que viu um aumento de 153% nas postagens desde março. E já acumulou mais de 252 milhões de visualizações no TikTok; o aplicativo de vídeo permite que os usuários postem clipes curtos de si mesmos assando, fazendo e vagando por campos de milho.

cottagecore-campo-estilo

Como o cottagecore aumentou durante a quarentena?

Ficar em casa e fazer exercícios ao ar livre durante o bloqueio deram asas à tendência. Com mais tempo disponível, as pessoas estão retornando às habilidades e artesanato tradicionais, incluindo arranjos de flores, panificação e cerâmica para passar o tempo.

Além disso, a cottagecore tomou uma direção mais ampla nas mídias sociais – agora existem mais de meio milhão de postagens marcadas no Instagram. 

moodboard-cottagecore-aesthetic-looks-moda

Como a cottagecore está se desenvolvendo?

Os cottagecore compartilham temas-chave – fazendas, florestas, coleta de alimentos e piqueniques gloriosos. No entanto, agora estamos vendo os fãs do cottagecore tornando-os seus, com sustentabilidade, vida ecológica, atenção plena – e tradição.

cottagecore-campo-moda-looks-estilo

Como conseguir o visual cottagecore em casa

Explorar mercados vintage, fazer crochê, capas de almofada e andar parece maravilhoso, mas a boa notícia é que você não precisa importar todo o estilo de vida. A questão toda é que você mesmo faça a curadoria.

Onde começar? Com a natureza. Procure tecidos e materiais naturais em cores que normalmente aparecem – lençóis em terracota desbotada pelo sol, tapetes de pele de carneiro macios, estampas florais pitorescas. Pendure ramos de ervas secas e flores e use achados galhos de árvores, como decoração. 

cottagecore-fashion-moda-estilo-vestido-looks

Avatar
Deisi

Formada em Moda, trabalha com conteúdo para internet há mais de 7 anos.

Fonte: R7

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!