fbpx

Craftcore: a tendência do artesanal que vai estar em alta em 2021

2021 vai ser marcado por peças artesanais, como crochê, tricô, tapeçaria e acolchoado – todas as coisas que têm uma aparência intrinsecamente artesanal e caseira, estamos falando da tendência Craftcore.

Esse resgate da estética e técnicas artesanais não é ocasional, e sim, reflete diretamente a urgência que temos de nos conectar novamente com o manual, com o toque e com sentimento de acolhimento em oposição à digitalização da vida e a banalização gerada pela indústria de produção em massa. 

craftcore-tendencia

O que é o Craftcore

Esse movimento pela criação e consumo de produtos caseiros cresceu em 2020 pois, com parte do mundo confinado em suas casas, muitas pessoas se abriram e começaram a cultivar novos hábitos e aprender atividades manuais.

E dentre esses hábitos vemos pessoas fazendo pão, cultivando hortas, costurando, pintando, bordando e fazendo crochê, e assim nasceu o que chamamos de “Craftcore”. O que já era uma tendência, ganhou mais e mais adeptos e notoriedade com vídeos de tutoriais ensinando diferentes hobbies para se praticar em casa à fim de passar o tempo e diminuir a ansiedade causada pela pandemia.

craftcore-colares-de-micangas

A subcultura do “Craftcore”, além de refletir a abundância de elementos artesanais, se alinha ao movimento do upcycling – prática cada vez mais comum, usada para retrabalhar roupas e objetos já existentes. 

A valorização da tradição, do local, do caseiro e do artesanal é apenas o começo desse resgate que desperta memórias e restaura o que havia se perdido com advento do fast fashion. 

craftcore-bordados-nas-roupas

Em um mundo altamente digital, não é de se admirar que o craftcore esteja ressoando na moda. Não é apenas um retorno a fazer algo à mão e ser mais sustentável, é também uma pausa no fluxo constante de distração que vem de nossos telefones, laptops e para todos os lugares que olhamos. Em um mundo de fast fashion e superprodução, o apelo de uma saia de malha artesanal ou bordada upcycled é que ela também é única. É uma afirmação rebelde em um mundo de fast fashion, mas o mundo da moda parece estar abraçando isso de braços abertos.

craftcore-roupas-tendencia

Avatar
Deisi

Formada em Moda, trabalha com conteúdo para internet há mais de 7 anos.

Fonte: R7

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais