fbpx

Cultura do planejamento patrimonial ganha espaço

Acumular um patrimônio, muitas vezes ao longo de várias gerações, não é tarefa simples. Exige esforço, dedicação e uma dose de sorte. Tão difícil quanto é assegurar que as próximas gerações usufruam deste patrimônio, preservando e multiplicando o conquistado. Construir uma estrutura de planejamento patrimonial que permita uma transmissão dos bens menos onerosa e mais eficiente para os herdeiros – essencial para que o patrimônio não se dilua ao longo do tempo – é o trabalho das áreas de Wealth Planning que atendem os clientes de mais alta renda.

Por meio de equipes multidisciplinares, este serviço de consultoria faz um raio x da situação patrimonial e, com foco nos objetivos daquela família, desenha soluções eficientes para a preservação do patrimônio.

“O conceito de patrimônio é muito mais amplo, inclui ativos líquidos, como investimentos, imóveis, empresas da família e também recursos aportados no exterior. A busca é por uma estrutura onde o relacionamento da família com o patrimônio se torne mais eficiente do ponto de vista de sucessão, planejamento e proteção patrimonial”, explica Renato Folino, responsável pela área de Wealth Planning  da XP Private.

“Sucessão é um tema que muitas vezes as pessoas não querem falar porque associam à morte e não é isto. Felizmente, o mindset está mudando e cada vez mais as pessoas percebem o quão necessário é pensar no tema para não deixar um problema para a família. A chance de perpetuar o patrimônio é muito maior se houve planejamento”, completa.

As soluções propostas dependem de cada caso e do momento em que a área de Wealth Planning é procurada. Planejamento é um processo que requer tempo portanto, quanto antes começar, melhor. A área sob o comando de Renato Folino, na XP, neste momento trabalha no desafio de entender para onde caminha o mercado de private banking e, principalmente, quem é este jovem que pensa diferente das outras gerações e vai assumir o patrimônio no futuro.

Proteja seu patrimônio: abra uma conta gratuita de investimentos na XP.

“A XP faz isto muito bem no mercado financeiro, antecipando tendências e provocando mudanças. Já olhamos para esta nova geração para oferecer soluções diferentes inclusive na gestão e preservação do patrimônio. Esta é uma geração muito mais atenta, por exemplo, a questões de sustentabilidade e governança. Os investimentos ESG já fazem parte do seu dia a dia e precisamos estar preparados para atendê-los nesse sentido. Aqui no Private da XP temos uma área de Sustainable Wealth, comandada pela Marina Cançado, justamente para buscar alternativas e soluções de investimentos com esse propósito”, comenta Folino.

Parte do trabalho de gestão patrimonial, lembra Folino, inclui engajar todos os membros da família no desenho de uma nova estrutura patrimonial. “Muitas vezes o cliente chega aqui com tudo na cabeça e a pergunta que faço é se ele já conversou sobre esse assunto com o restante da família, o que é essencial.”

O que hoje facilita essa conversa é que a geração que está à frente da gestão do patrimônio foi a que, no passado, contestou o modelo anterior, quebrando paradigmas, nem sempre de uma maneira muito tranquila.

“Eles são mais abertos ao debate, respeitam mais a geração atual que muitas vezes quer empreender por conta própria, não é mais um tabu como já foi em outros momentos”, explica Folino.

O mesmo ocorre em relação aos novos milionários, que hoje chegam a este status muito cedo, com 25 ou 30 anos. “Eles pensam diferente a gestão do patrimônio, demandam outras soluções. É um cliente que chega com outro mindset porque já nasceu em outro contexto, entendem a importância de preservar o que já conquistou”, diz.

“Aqui, nos adaptamos para atender a este novo cliente sem desassistir o patriarca, as famílias mais tradicionais que também demandam soluções específicas sempre voltadas a preservação e perpetuação do patrimônio.”

Proteja seu patrimônio: abra uma conta gratuita de investimentos na XP.

Disclaimer: CONTEÚDO PATROCINADO XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A. Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “XP”) e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste material foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. A XP Investimentos se coloca à disposição para clientes que desejam obter informações, tirar dúvidas ou fazer reclamações por meio de seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O contato do SAC é o telefone 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais