fbpx

Designer japonês Kenzo Takada morre de covid-19 aos 81 anos – Lifestyle



Kenzo Takada, estilista japonês fundador da marca de moda Kenzo, morreu de covid-19, segundo um porta-voz da empresa citado pela mídia francesa. Kenzo morreu no American Hospital em Paris aos 81 anos, segundo o comunicado.

Conhecido por suas estampas gráficas e florais coloridas, Kenzo foi o primeiro estilista japonês a ganhar destaque no cenário da moda parisiense.

Ele se estabeleceu na França na década de 1960 e passou o resto de sua carreira lá. Com seus “quase 8.000 desenhos”, o estilista japonês “nunca deixou de celebrar a moda e a arte de viver”, disse seu porta-voz.

Nascido em 1939 perto de Osaka, Kenzo Takada chegou à França em 1965 de barco e se estabeleceu em Paris. Ele fundou a marca internacionalmente conhecida com seu primeiro nome na década de 1970.



Kenzo começou a ter interesse por moda muito jovem ao ler as revistas de sua irmã. Aos 18 anos, chegou a frequentar a Universidade de Kobe para estudar literatura. Contrariando os pais, deixou o curso para trás e foi estudar na Bunka Fashion College, em Tóquio. De acordo com a “Vogue” inglesa, foi um  dos primeiros alunos do sexo masculino a ser admitido.


Depois de ganhar o prestigioso prêmio Soen, da própria universidade, em 1960, foi trabalhar na loja de departamentos Sanai como estilista de moda feminina, criando até 40 looks por mês. Em 1964, Kenzo trocou o Oriente pelo Ocidente, estabelecendo-se em Paris. Na capital francesa, a moda revolucionária de André Courrèges foi sua inspiração para criar cerca de 30 peças, e cinco foram aceitas pelo estilista francês Louis Feraud (1920-1999).


Após passar por outras lojas de departamentos, o designer abriu sua primeira loja, em 1970, a Jungle Jap, na Gallerie Vivienne, onde aconteceu também seu primeiro desfile. No ano seguinte, seu trabalho apareceu nas páginas da “Vogue” americana. Um marco. Em 1983, ele lançou a primeira coleção masculina. Em 1988, ele colocou no mercado sua linha de perfumes femininos – a primeira fragrância para homens veio só em 1991. Hoje, o carro-chefe é a Flower by Kenzo, lançada em 2000.


Fonte: R7

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!