Dia do amigo: conheça as histórias de amizades concurseiras

O clima de amizade está no ar! No Brasil, o dia do amigo é comemorado neste sábado dia 20. Para os concurseiros, que sempre precisam de uma luz no fim do túnel na hora dos estudos, uma ajuda daquela pessoa querida nunca é demais.

FOLHA DIRIGIDA não poderia deixar essa data tão especial de lado. Pensando nisso, fomos atrás de amigos que estudam juntos: na aprovação ou não, a cumplicidade os mantêm firmes e fortes na rotina pesada.

Também entramos no clima e pedimos uma ajuda amiga aos nossos fiéis leitores para conseguirmos boas histórias. Entre elas está a do Victor e Edvaldo, dois amigos que estudam juntos para concurso desde o começo. E também a trajetória de Gilsimar e Diego até a aprovação!

Conheça histórias de amizades que nasceram do sonho

de se tornar servidor público (Foto: Pixabay)

A amizade concurseira que rendeu boas histórias

A amizade entre Victor e Edvaldo começou no segundo ano do ensino médio, o que rendeu aos dois várias histórias engraçadas. Para Victor, o desejo de passar em concurso surgiu no final de 2015.

No entanto, sem ter foco e um bom plano de estudos, ele demorou muito para achar o modo certo de dar início ao sonho.

Da esquerda para direita, Victor e Edvaldo

(Foto: Arquivo pessoal)

Em 2016, quando já tinha deixado sua vontade de lado e após quatro meses sem estudar, começou a receber o incentivo dos amigos próximos. Edvaldo era um, foi assim que começou a trajetória dos dois. 

Group free icon “Sempre tiramos dúvidas um do outro, conversamos sobre concursos, técnicas, provas previstas. Hoje, nossa conversa é 98% sobre concurso” Group free icon

Victor nos contou que, melhor que as trocas de materiais entre os dois, foi a luminária que Edvaldo lhe deu de presente. Seus estudos melhoraram muito com esse simples detalhe.

O concurso PM-SP que deu o que falar

Em 2018 os amigos saíram do Rio de Janeiro em direção à São Paulo, com a intenção de fazer a prova do concurso PM-SP. Victor ficou responsável pelas passagens; Edvaldo, pelo hotel.

 Novo edital PM-SP pode ser divulgado a partir de julho
 Concursos PM-SP: projeto de lei pode aumentar limite de idade

Chegando no local, a recepcionista ficou completamente constrangida, pois não era um hotel. Além disso, não havia reserva no nome deles.

Como já era tarde, foram direto para o quarto, que só tinha uma cama de casal e um espelho no teto. 

“Ao entrar no quarto a surpresa: cama redonda, espelho no teto era o único quarto do “hotel” – antigo motel – que não havia sido reformado. Os concursos vão e as histórias ficam (risos) “.

Para complementar, Victor conta que passos por várias tentativas tentando compra a passagem de volta para o Rio de Janeiro, já que seu cartão não queria passar. ” Foram algumas horas pensando como iríamos voltar para casa sem dinheiro”, disse.

Os dois passaram na prova objetiva para PM-SP 2018, mas Edvaldo não quis seguir para as próximas etapas. Já Victor foi reprovado no exame psicológico. Victor conta que o amigo lhe deu dinheiro para ir fazer as outras etapas. 

Eles almejam áreas distintas, mas sempre procuram ajudar um ao outro. Victor visa concursos para a área de tribunais, já Edvaldo, para a administrativa.

Edvaldo nos contou, em entrevista, que decidiu mudar de vida a partir de julho de 2017. Depois de muita insistência e, principalmente, após ter sido presenteado por Victor com o material preparatório do INSS, ele não parou mais de tentar. 

Amizade à distância que resultou em aprovação

A relação de Gilsimar e Diego começou em razão dos concursos públicos. Gilsimar Lima formou-se na área de Magistério em 2008, porém, sempre quis algo a mais para sua vida profissional. Em 2011, quando foi aprovado no concurso Embasa, conseguiu sua tão sonhada autonomia.

No mesmo ano criou, junto com seu amigo Leonardo Passos, um projeto social que tinha como objetivo oferecer estudos à distância para concursos.

As aulas eram ministradas por grupo de conversas contendo vídeos, apostilas e outros materiais. Foi nessa época que Gil e Diego acabaram ficando próximos.

 “Diego é um amigo que continuou a manter contato, mesmo sendo aprovado, e ainda discutimos assuntos inerentes de nossa função em comum” 

Ele complementa: “Nossa relação vai além da profissional, mantemos um vínculo de amizade oriundo dos tempos em que estudamos juntos, fui instrutor do Diego por longos meses” disse Gil, em entrevista. 

No grupo, eles passavam várias noites e madrugadas debatendo questões de provas, avaliando a fundo cada variável. Dessa forma, os dois se tornaram mais que instrutor e aluno.

De acordo com Gil, foi um vínculo construído depois de muita batalha. As horas de estudos eram tão intensas que a amizade dos dois se perpetua até os dias de hoje. Atualmente, os dois são operadores de processos de água, mas em cidades diferentes, os amigos nunca se viram pessoalmente. 

Após muito estudo em conjunto, veio a nomeação

Gilsimar passou no concurso Embasa de 2009. No entanto, após ter um pedido de transferência negado, o servidor fez outro concurso para o órgão, junto aos seus alunos, pois necessitava da mudança da transferência.

• Concurso Embasa 2019: edital deve sair este ano, diz governador

Assim, Gil conseguiu a aprovação novamente e desta vez com inúmeros colegas dos quais ele foi instrutor. A aprovação de Diego aconteceu na mesma época, em 2018, quando também passou no concurso Embasa.

Dia do Amigo com 20% de desconto na assinatura FD anual!

Atualmente, os dois ainda estudam juntos e trocam experiências a respeito da função na empresa. Diego ainda tem Gil como um instrutor: 

“O cargo é bem complexo e demanda muito tempo para aprender. Gil continua tirando dúvidas que vão surgindo sobre o tratamento de água”.

 

window.fbAsyncInit = function() {
FB.init({
appId : ‘180736722358672’,
xfbml : true,
version : ‘v2.8’
});
FB.AppEvents.logPageView();
};

(function(d, s, id){
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) {return;}
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/en_US/sdk.js”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: