fbpx

Dicas de exercícios para pessoas com Síndrome de Down

A realização de exercícios físicos pode fazer com que a saúde e a qualidade de vida de pessoas com Síndrome de Down melhorem muito. Afinal, as consequências de uma vida sedentária parecem ter ainda mais intensidade sobre eles.

Estudo divulgado nos Estados Unidos em2017, elaborado por Kyle Yost, doutor de medicina osteopática e residente em medicina da família no Advocate Lutheran General Hospital em Illinois e divulgado em maio de 2017, ajuda a entender melhor essa questão.

Segundo ele, pessoas com Down trazem maiores riscos de se tornarem obesas quando comparadas às que não possuem essa característica, o que pode ser parcialmente explicado pela falta de atividades físicas. Também afirma que elas possuem maior prevalência de fraqueza muscular, baixa densidade óssea e anormalidades cardíacas estruturais.

Características preocupantes

A obesidade é um assunto relevante para essa parcela da população porque está associada com diversas condições de saúde, como apneia do sono e diabetes tipo 2, o que coloca os exercícios em uma posição ainda mais importante.

Pessoas com deficiências intelectuais possuem níveis baixos de pico de consumo de oxigênio, também chamado de VO2 máximo, bem como de capacidade de trabalho, que mede o limite de exercícios a que eles podem se submeter. Esses níveis são ainda mais baixos em quem tem Down.

Melhores exercícios físicos

Praticamente todos os tipos de exercício, com objetivo de fortalecimento muscular e cardiovascular, bem como aqueles que visam melhorar o equilíbrio. Cada um possui sua importância para o desenvolvimento de melhores níveis de saúde.

Antes disso, o primeiro passo é levar a pessoa com Síndrome de Down a um cardiologista, que solicitará a realização dos exames necessários para averiguar as condições de saúde cardíaca, assim como ocorre com todos que querem começar a se exercitar.

O ideal é que se inicie com exercícios mais leves, de modo que o sistema cardiorrespiratório e a resistência física melhorem gradualmente e, assim, seja possível realizar outros tipos de movimentos.

  • separator

Fonte: PORTAL TERRA – VIDA E ESTILO

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!