fbpx

Dicas para Personalizar uma Casa Pré-Fabricada

Quem ainda acredita que as casas pré-fabricadas são construções menos duráveis e resistentes precisa conhecer e atual realidade desse tipo de imóvel. Com o avanço do mercado de casas pré-fabricadas, elas foram se tornando cada vez mais eficientes e modernas, deixando de lado o aspecto frágil que as caracterizava até alguns anos atrás.

Hoje em dia é possível encontrar casas pré-fabricadas com as mesmas vantagens de um imóvel tradicional e um benefício extra: você não precisa se preocupar com nada durante a obra. Se optar por um modelo entregue no formato “chaves na mão”, em que a empresa fica responsável por toda a construção do início ao fim, sua única preocupação vai ser a definir os acabamentos que deseja dentro do orçamento estabelecido e personalizar a casa do seu jeito.

1. Arquitetura moderna com casa pré fabricada – Foto: Pixabay

Foto: Viva Decora

Personalizar? Não, você não entendeu errado. Atualmente é possível personalizar as casas pré-fabricadas para fazer com que elas atendam às suas necessidades específicas, tanto no layout do projeto quanto em detalhes na escolha dos materiais. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Continue lendo esse texto até o fim.

2. Projeto de casa pré fabricada em meio a natureza – Foto: Habitissimo

2. Projeto de casa pré fabricada em meio a natureza – Foto: Habitissimo

Foto: Viva Decora

Definição de tamanho e número de andares

A definição do tamanho é uma das principais escolhas a serem feitas na hora de optar por uma casa pré-fabricada. Você poderá encontrar desde projetos de casas simples, com apenas um andar e cerca de 50 m²m até verdadeiras mansões com dois ou mais andares e cerca de 400 m². Para saber qual é o modelo ideal para o seu caso, é importante pensar na finalidade que pretende atribuir ao imóvel.

Se a casa pré-fabricada será utilizada como sua residência oficial e você possui uma família grande, então pode ser interessante ter mais espaço, sendo que uma construção com cerca de 80 a 100 m² atende bem até 4 pessoas. Por outro lado, se o imóvel será construído para ser usado apenas de vez em quando, servindo como local de veraneio, então talvez uma construção menor possa ser mais eficiente e prática para manter. Lembre-se de que em alguns casos mesmo com a casa pronta é possível aumentar um pouco a área construída através da instalação de novos módulos.

O número de andares geralmente costuma variar de acordo com as características do terreno. No caso de terrenos mais amplos e planos, é possível apostar em uma casa térrea sem maiores problemas. Já para terrenos menores e acidentados uma casa com dois ou mais andares pode ser a escolha ideal para aproveitar melhor o espaço vertical.

3. Fachada de casa sobrado pré fabricada – Foto: Habitissimo

3. Fachada de casa sobrado pré fabricada – Foto: Habitissimo

Foto: Viva Decora

Importância dos materiais

O tempo em que existiam somente casas pré-fabricadas de madeira ficou para trás. Hoje em dia você encontra a sua disposição uma série de materiais inovadores para personalizar o projeto, desde os contêineres até o aço steel frame, a alvenaria estrutural, o PVC, entre outros. Cada uma dessas opções é indicada para um tipo de situação especifica, e por isso é importante que você conheça bem as características que as distinguem para fazer a escolha certa.

Seja qual for o material escolhido, é fundamental prezar pela qualidade sempre. Materiais pouco resistentes podem até ser mais econômicos a princípio, mas com o passar dos anos você terá mais gastos com a manutenção e reparos no imóvel. Isso vale tanto para a parte estrutural da casa pré-fabricada, incluindo paredes, fundação e cobertura, quanto para os detalhes dos acabamentos, já que muitas empresas permitem que o cliente escolha por conta própria os produtos dentro de um orçamento previamente estabelecido.

4. Fachada de casa contêiner – Foto: Habitissimo

4. Fachada de casa contêiner – Foto: Habitissimo

Foto: Viva Decora

Configuração do layout

A maioria das empresas especializadas na construção de casas pré-fabricadas permitem que os clientes personalizem o layout do imóvel de acordo com as suas necessidades específicas. Isso inclui desde a inclusão/remoção de paredes até o posicionamento dos cômodos dentro do imóvel. Se você tiver dúvidas sobre o melhor layout para o seu caso, também é possível pedir sugestões à própria empresa para que ela lhe auxilie na tomada de decisões.

É sempre recomendável deixar os quartos e o escritório nos espaços mais reservados da casa, como por exemplo o segundo andar, se houver, ou a parte de trás da construção, no caso dos imóveis térreos, mantendo as áreas sociais, como sala e cozinha na parte da frente ou no primeiro andar.

5. Mantenha quartos e escritório nos fundos da casa térrea – Foto: Habitissimo

5. Mantenha quartos e escritório nos fundos da casa térrea – Foto: Habitissimo

Foto: Viva Decora

Mais iluminação com as janelas

Quanto mais janelas sua casa pré-fabricada tiver, mais iluminada e ventilada ela irá se tornar. Por isso, durante a escolha do projeto procure priorizar aqueles que contam com um número maior de janelas, e de preferência mais amplas. Você ainda tem a opção de pedir à empresa responsável pela construção para que ela acrescente mais janelas onde não houver um número suficiente, e tornar maiores as já existentes.

Com janelas mais amplas o imóvel irá receber melhor a iluminação natural, ganhando com isso uma redução nos gastos com a conta de luz. Além disso, as janelas permitem explorar melhor a paisagem ao redor da construção.

6. Arquitetura de casa moderna com paredes de vidro e madeira – Foto: Pixabay

6. Arquitetura de casa moderna com paredes de vidro e madeira – Foto: Pixabay

Foto: Viva Decora

  • separator

Fonte: PORTAL TERRA – VIDA E ESTILO

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!