Dicas valiosas para melhorar a memórias

Seja no trabalho, na escola ou, até mesmo, nas atividades cotidianas, é comum escutar e até mesmo falar a seguinte palavra: esqueci. Anotar as atividades importantes é fundamental para não deixar de lado tarefas importantes. Mas como lembrar de informações importantes em uma reunião ou prova, por exemplo? Aqui, alguns exercícios podem ajudar e muito a memória.

Para abordar o assunto, muitos costumam comprara o cérebro com um computador, onde as informações são separadas e organizadas em pastas, que são consultadas sempre que necessário. As mais relevantes e utilizadas constantemente ficam com acesso mais fácil. Entretanto, as pouco utilizadas são guardadas em prateleiras mais altas e distantes ou até mesmo esquecidas com o tempo.

Em linhas gerais, os neurônios foram um processador do nosso corpo, fazendo assim com que o cérebro execute as tarefas. O problema é que os neurônios não se regeneram. Então, devem ser cuidados com muita atenção.

Alimentação

O primeiro passo é manter uma alimentação saudável, garantindo assim a saúde do cérebro, assim como de todo o corpo. Para isso, é importante manter uma dieta equilibrada e saudável, consumindo produtos ricos em ômega 3, como peixes. Além disso, magnésio e vitamina E são fundamentais nessa tarefa.

Exercícios

Mas, assim como o restante do corpo, os exercícios ajudam e muito a garantir uma boa memória. Afinal, é necessário estimular o cérebro para que ele siga ativo e, com isso, não esqueça as informações armazenadas.

E como conseguir isso? Basta manter um hábito muito comum entre as pessoas mais velhas. Sabe aquele jogo de palavras cruzadas que você costuma ver seus avós fazendo diariamente? Então, eles contribuem a manter o cérebro estimulado, garantindo a absorção das informações, assim como ajudam na concentração e foco. Sudoku, caça palavras e dominó também fazem parte desse grupo.

Quer continuar brincando e exercitando o cérebro? Então, basta montar um quebra-cabeças. A leitura também é uma ferramenta importante. Para ampliar a eficácia, tente ler o capítulo de um livro, por exemplo, e na sequência explique o conteúdo para uma outra pessoa.

  • separator

Fonte: PORTAL TERRA – SAÚDE

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: