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Do Zero à CMO | Max Satiro

O que é exatamente um CMO? Qual a sua função? Dener Lippert, CEO da V4 Company e Guilherme Lippert, Cofundador e Key Account Manager da V4 Company, conversam com Max Satiro, CMO (Chief Marketing Officer) da V4 Company sobre a liderança de marketing e vendas e como é fundamental para posicionar a empresa no mercado e fortalecer a marca.

Questionado por Dener sobre como foi sua trajetória até chegar ao atual cargo, Satiro conta de forma descontraída e simples que muitos percalços foram vivenciados nesse caminho.

“Me candidatei na V4 Company para o cargo de vendedor. Então, comecei na área de vendas e passei um grande período nesse percurso. Toda jornada na V4 foi uma construção”, lembra o executivo.

Mas o que é o marketing, afinal? Durante o bate-papo, Dener compartilha sua visão, e menciona que a função do marketing é colocar o mercado em movimento.

“Não é somente realizar campanhas de branding; não é só growth: é uma função 360 do business. Aqui na V4, estruturamos o marketing da maneira que achamos ideal. Esse é o detalhe, dei ao Max a missão de fazer a V4 ser referência. Nossa visão é que marketing e vendas são a mesma coisa, e isso é muito diferente de outras organizações”, analisa o CEO.

Max complementa a fala de Dener e explica um pouco mais sobre sua gestão como CMO. “Para que todos possam entender, dividimos isso de maneira bem simples, em: produção, distribuição e monetização. Como fazemos isso na prática no time? Todo time de produção é quem faz o conteúdo, então, redes sociais, textos, etc., para isso tenho um budget de produção. Distribuição, é onde vou reverberar a marca, é o awareness, o inbound direto, ou seja, vou fazer a marca ser conhecida e distribuir o conteúdo que foi produzido. E por último, a monetização, onde vou trazer leads de marketing direto para vender”.

“Muito do trabalho de qualquer líder, coach e gestor é mais atrelado a soft skills do que hard skills. O líder tem que ser o filtro entre os stakeholders e o time”, ressalta Dener durante o bate papo.

Guilherme Lippert fala, ainda, sobre a atuação eficaz do CMO.

“Acredito que o profissional que está nesta liderança tenha a função de ser tanto questionador como facilitador. Saber questionar o que está acontecendo em um big picture e poder dizer se o investimento está bem alocado ou não é fundamental”, finaliza.

Entenda com os especialistas como os desafios de um CMO na prática. Ouça os demais episódios na íntegra nos players de sua preferência clicando aqui: O podcast oficial de marketing digital e growth do InfoMoney.

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Fonte: Infomoney

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