Enem 2019 tem 5 milhões de inscritos em todo o Brasil · JC Concursos

O Enem 2019 recebeu 5.095.382 inscrições, sendo que 816.014 são do Estado de São Paulo. As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro

Douglas Terenciano
Publicado em 16/07/2019, às 11h06 – Atualizado às 11h10

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) recebeu 5.095.382 inscrições em todo o país. Desse montante, 816.014 são do Estado de São Paulo. As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, em dois domingos.

Vale destacar que a Assessoria de Comunicação do Inep disponibiliza o perfil dos inscritos em cada região. As tabelas informam o número de participantes por município, sexo, faixa etária, cor/raça e situação do ensino médio. O documento pode ser consultado clicando aqui.

Enem Digital: fim do papel até 2026

No início de julho, o novo presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que o órgão vai deixar de aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em papel a partir de 2026. A transição para o Enem Digital está prevista para começar em 2020 com um projeto-piloto para 50 mil candidatos de 15 capitais. Vale destacar que nada muda para os participantes inscritos em 2019.

O Inep informou que o Enem Digital será implantado gradualmente. Em 2019, a aplicação será em papel, como nas demais 21 edições do exame, e haverá a aplicação regular e a reaplicação.

Já em 2021 serão realizadas duas aplicações digitais, em datas distintas, agendadas previamente, também opcionais. A edição servirá como aprimoramento da aplicação-piloto. Permanecem a aplicação regular e a reaplicação em papel.

De 2022 a 2025, o Enem Digital seguirá sendo aprimorado. A previsão do Inep é realizar até quatro aplicações digitais, em datas distintas, com agendamento prévio e ainda opcional para os participantes.

Em 2026, a versão em papel para de ser distribuída e o exame só será em formato digital. A consolidação do modelo digital será marcada por diversas aplicações regulares ao longo do ano, por agendamento, em todo o país, e reaplicação também em modelo digital.

Sobre ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.


Fonte: Jornal dos Concursos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: