fbpx

ENEM digital ou impresso? Qual escolher?

Com o início das inscrições, a dúvida veio à tona: qual das modalidades escolher? Enem impresso ou digital? Em 2019, o INEP divulgou a novidade de se haver a opção de fazer a prova o Enem no formato digital, e no início vários estudantes de todo o Brasil até gostaram da ideia, mas ao se abrirem as inscrições nesta última segunda-feira (11/05), “tremeram na base”.

Dúvidas como diferenças de uma para a outra, vantagens e desvantagens e quais questões considerar na hora da escolha começaram a surgir. Mas calma, todas elas serão tiradas nesse artigo, então continua lendo até o final para você tomar a melhor decisão!

Qual a diferença?

Não há diferença na composição da prova, apenas no formato. O candidato que optar por fazer o Enem digital irá responder às 180 questões, só que pelo computador, incluindo o gabarito. Quanto ao local, será realizada em laboratórios de informática de várias universidades, os quais serão informados no cartão de confirmação de inscrição, normalmente como era de costume, e na mesma data do cartão de quem irá fazer o Enem impresso.

Estrutura das provas

Prova impressa:

A prova presencial ocorrerá nos dias
1 e 8 de novembro, sendo o primeiro dia com
45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias,
45 questões de ciências humanas e suas tecnologias e a redação, com duração de 5 horas e 30 minutos.O segundo dia fica por conta de ciências da natureza e suas tecnologias juntamente com matemática, ambas com 45 questões, com duração de 5 horas.

Prova digital:

A prova presencial ocorrerá em datas diferentes: dias 22 e 29 de novembro.No primeiro dia o candidato responderá as mesmas 45 questões de linguagens e 45 de ciências humanas diretamente no computador, com EXCEÇÃO DA REDAÇÃO, que será em papel assim como sempre foi na prova impressa, também com duração da de 5 horas e 30 minutos. O segundo dia segue a mesma estrutura da prova impressa, também com 5 horas de duração de prova.

Questões a se pensar antes de decidir

Prova do Enem digital é uma novidade, e normalmente as pessoas reagem de duas formas quando se deparam com algo novo: ou ficam curiosas e sentem vontade de experimentá-lo, ou ficam receosas porque estavam acostumadas com o antigo, consequentemente, fogem daquilo que é novidade.

Se você ficou empolgado com essa novidade de prova digital, calma, não selecione a opção de prova digital antes de ler o que vem em seguida, pois querer experimentar o novo não deve ser a única razão para você querer optar por esse formato de prova,outras questões devem ser analisadas, e com certeza essa é a mais importante: costume e adaptação.

Costume e adaptação:

Você fica cansado à exposição de uma tela de computador? Não tem o costume de ficar horas na frente dele sem que se manifeste dores de cabeça ou dor visual? Detalhe: não me refiro à sua capacidade de ficar horas no celular, aqui o contexto é muito diferente: você vai passar 5 horas e meia sentado em frente ao computador resolvendo questões, não jogando aquele joguinho que você tanto gosta.

Cuidado! Isso pode ser uma armadilha que pode comprometer sua aprovação. Se sua resposta é que não é acostumado, Não opte pelo Enem digital! Já pensou em passar o ano todo estudando e ser “derrubado” na hora da prova porque você não tinha avaliado a questão do seu costume frente às telas? Intrigante não é mesmo?

Mas agora, através desse post, você está com as “antenas ligadas”. Se você já optou pelo Enem digital sem ter pensado nisso, não se preocupe por não ser possível alterar a opção,aqui vai uma recomendação: passe o resto do ano de sua preparação fazendo simulados online, dessa forma, você vai conseguir desenvolver o costume a vai se adaptar a essa modalidade.

Agora você está mais preparado para tomar sua decisão e finalmente tem suas dúvidas respondidas. Compartilha esse post com seus amigos que também estão sem saber o que escolher e lembre-se, dependendo a sua forma de estudar daqui para frente irá depender dessa escolha. Bons estudos!

Veja: Redação Enem: 6 formas de contextualizar sua introdução

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!