fbpx

Escalada é aceita na proposta para continuar como esporte olímpico em Paris 2024

A proposta do Comitê Executivo das Olimpíadas de incluir novas modalidades aos jogos olímpicos de Paris, foi apresentada à 134ª Sessão do COI hoje em Lausanne, Suíça. O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu aceitar a proposta.

Desta maneira a escalada continuaria a ser esporte olímpico também nos próximos jogos de verão. Com o objetivo de atrair mais o público jovem, o COI está apostando em “esportes urbanos” incluindo breakdance, skate, escalada esportiva e surfe.

Durante a reunião, vários dos participantes do COI elencaram a importância da inclusão de novos esportes e ponderaram sobre escolha de algumas modalidades em relação a outras. Neste aspecto, modalidades escolhidas no passado, como Pelota Basca (que participou de três edições), foram relembradas. A proposta foi aceita por unanimidade.

Durante a reunião foi apresentada a importância dos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires para preparar o formato olímpico de cada nova modalidade. Foi ressaltada, inclusive, a relevância de atletas, imprensa, técnicos e o próprio comitê de ter participado dos YOG (Jogos Olímpicos da Juventude).

“Os quatro esportes que Paris propôs estão totalmente alinhados com a Agenda Olímpica 2020 porque contribuem para tornar o programa mais equilibrado e mais urbano, e oferecem a oportunidade de se conectar com a geração mais jovem”, disse o presidente do COI, Thomas Bach.

Breakdance e escalada esportiva apareceram como eventos de medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires 2018. O surfe e skate farão sua estreia no programa olímpico de Tóquio. A decisão somente inclui nos jogos de Paris 2024, não se estendendo aos outros eventos subsequentes.

A Comissão do Programa Olímpico agora continuará sua análise e observação dos quatro esportes propostos por Paris 2024. Isso incluirá observações oficiais conjuntas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 com o Comitê Executivo de Paris 2024 e a Comissão do Programa Olímpico. O Conselho Executivo do COI tomará a decisão final sobre os eventos existentes, propondo novos eventos e cotas relacionadas aos atletas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 em dezembro de 2020.

Novo formato de escalada olímpica

Foto: IFSC/Eddie Fowke

Pela nova proposta, a contagem de atletas de escalada esportiva aumentaria de 40 em Tóquio para 72 em Paris. Desta maneira haveria o aumento do número de medalhas e contagem de atletas.

Para a escalada o comitê propôs dividir atletas e medalhas da seguinte forma:

  1. Velocidade (16 homens + 16 mulheres) (ouro, prata, bronze)
  2. Vias guiadas/ boulder (combinados) (20 homens + 20 mulheres) (ouro, prata, bronze)

O comitê organizador de Paris 2024 espera que 248 atletas participem dos Jogos nos quatro esportes adicionais, encaixando no limite de 10.500 atletas estipulado pelo COI.

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/en_US/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));window.fbAsyncInit = function() {
FB.init( {
appId : 1443946719181573,
autoLogAppEvents : true,
xfbml : true,
version : ‘v3.2’
});
};

( function( d, s, id ){
var js, fjs = d.getElementsByTagName( s )[0];
if ( d.getElementById( id ) ) {return;}
js = d.createElement( s ); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js”;
fjs.parentNode.insertBefore( js, fjs );
}( document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’ ) );

Fonte: R7

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!