fbpx

Escova permanente, o que é? Como fazer e cuidados necessários – Beleza


Talvez você já tenha ouvido falar da escova permanente em outros termos como “escova definitiva” ou “alisamento japonês”, entre outras nomenclaturas. Enfim, não importa qual seja a forma, pois a finalidade é sempre a mesma: deixar os cabelos lisos e perfeitos. Se você já tem certeza do procedimento de alisamento que vai usar é bom deixar claro algumas coisinhas necessárias pós aplicação.

O fato é que a escova permanente é muito popular no mundo da estética. Consequentemente é a mais indicada e procurada pelas pessoas, sejam homens, ou mulheres. Mas, não tem como negar, as mulheres estão no topo da procura. Já que este método de deixar os cabelos sedosos e escorrido é tão almejado, vamos enfim entender do que se trata sua técnica e como tudo é feito.

O que é a escova permanente?

100 por cento cosmético

O sonho de ter o cabelo completamente liso e para sempre é realidade para o mundo estético. A escova permanente é uma dessas opções estéticas para definir de uma vez por todas a estrutura lisa nos cabelos. O procedimento químico é feito graças aos seu componentes químicos que trabalham diretamente na modificação dos fios.

Dependendo do produto escolhido para fazer a escova, as substância bases são os tioglicolatos, a guanidina ou os hidróxidos, responsáveis por efetivar o alisamento. Para identificar bem o cabelo que passou pela definitiva é só verificar se ele está com aquele aspecto chapado, pois, normalmente, é esse o resultado que as cliente procuram.

A palavra permanente é uma definição para o procedimento, porque as alterações químicas são feitas exclusivamente de dentro para fora dos fios. O objetivo aqui não é só dar uma abaixada no volume, mas alisa-lo completamente. No entanto, se o profissional soube administrar bem o produto é possível alcançar somente aquele “relaxamento” dos fios.

×

Aplicação do produto

Mercado Livre

Primeiramente, a aplicação deve ser feita com muito cuidado, respeitando sempre as indicações da embalagem. Ou seja, caso não siga as orientações, pode acontecer coisas indesejáveis e prejudicar a saúde dos seus cabelos. Portando, fique por dentro dos processos de alisamento e como cada passo deve ser feito.

Como o intuito de alisar os cabelos de forma permanente é não term mais que preocupar com o secador e a chapinha, este processo requer mais atenção. Para isso preparamos um tutorial com o passo a passo a seguir. Mas, lembre-se, o mais indicado é procurar por fim um profissional mais capacitado para fazer essa plástica capilar.

Materiais necessários
shampoo anti-resíduo
secador e chapinha
pente fino
luvas
presilhas
produto alisante da sua escolha
pincel
recipiente
Mode de aplicação

A princípio, calce as luvas nas mãos para se proteger do produto. Lave bem os cabelos com o shampoo anti-resíduo antes de começar o procedimento. Seque até não estar mais molhado, mas não totalmente secos. Calce as luvas e siga a seguinte instrução abaixo. Não deixe de fazer, pois é muito importante para comprovar a resistência do seu cabelo.

Deposite o produto químico da sua escolha em um recipiente, separe uma mecha pequena, de preferência do meio do cabelo. Faça um pequeno teste com o alisante, deixe agir o tempo indicado restrito na embalagem e veja se o conteúdo não danificou o seu cabelo.

Feito isso, testando positivo a eficacia, separe o cabelo, aplique em mexas pequenas. Após certificar que o produto foi aplicado de forma homogênea nos fios deixe agir por 40 minutos, ou pela instrução da caixinha. Passado o tempo enxague o cabelo, seque novamente, só que dessa vez até ficar bem enxuto. Por fim, passe a chapinha de mexa em mexa. Está pronta a sua aplicação!

Vantagens e desvantagens da escova progressiva

Vix

Como tudo na vida é feito de escolhas, escolher a escova permanente tem suas vantagens e desvantagens. Vamos portanto saber quais são elas para antes de ter essa importante decisão você saiba como lidar posteriormente a aplicação. O alisamento definitivo tem, acima de tudo, a vantagem da duração da sua ação nos fios. E é por isso que se chama “permanente”.

Portanto, saiba que apostar nesse tipo de plástica capilar significa que não irá se preocupar em sempre fazer novamente. A unica indicação para manter o efeito liso chapado é retocar sempre que a raiz crescer. Essa quantidade costuma ser bem pequena e quase imperceptível. Bastar dar aquela conferida e manter sempre em dias o seu retoque. Essa dica vale principalmente para as cacheadas.

Desvantagens do alisamento permanente

Salonline

Se escolher a escova permanente saiba que se um dia enjoar do efeito liso chapado vai ser muito difícil voltar. O retoque da raiz é um processo rotineiro, porque caso não seja feito vai acabar ficando muito feito. Portanto, se se cansar do efeito esperar sair todo o produto do cabelo para retomar o estado natural é bastante demorado.

Outro fator relevante está diretamente relacionado ao bolso da mulherada. O alisamento, sobretudo o definitivo, é quase que um milagre. Pensa! Você nunca mais vai precisar se preocupar com alisamento de todo o cabelo, só manutenção. Portanto, o preço deve ser justo. A sessão pode chegar a custa de R$ 600,00 a R$1.200, 00.

Essa outra pequena desvantagem vai para aqueles clientes que costumam ser impacientes. A aplicação é demorada, sabendo disso reserve sobretudo metade de um dia no salão, porque vai demorar. Leve em consideração tamanho dos cabelos e o efeito que quer conseguir nele. Com todos esses pontos em mente você já está pronta para fazer a sua permanente.

Dicas de produtos

DH Gate

Das infinitudes de produtos oferecidos pela indústria cosmética, separamos 3 dos mais usados nos salões. No entanto, antes de usar qualquer umas das indicações procure sobretudo um profissional qualificado para avaliar o seu cabelo. Feito isso, desfrute uma das opções da nossa lista e veja quais são suas peculiaridades.

X-tenso Moisturist da L’oreal

Ricardo Eletro

Se as sua dúvidas eram estavam direcionadas para qual produtos escolher, nós temos a resposta. A linha X Tenso Loreal Moisturist da L’oreal possui vários tipos de alisantes que atendem todos os tipos de cabelo. Cabelos naturais, cabelos resistentes, cabelos coloridos ou descoloridos em mechas. Dentre todas essas opções você com certeza vai achar qual é o seu perfil.

Kit Defrisante Super Liso da Tânagra

Mercado Livre

Este outro produto da linha Tânagra é bem eficaz para alcançar o liso chapado e permanente. Sua linha é eficaz na hora de combater definitivamente o frizz indesejados dos cabelos. Este produto é mais indicado para cabelos naturais e caso tenha passado por algum processo de descoloração, o volume máximo da água oxigenada é o volume 20. Caso tenha sido acima disso, não use a linha Tângara.

Alisante Wellastrate Intenso

Carreful

Não se deixe levar pelo tamanho da embalagem, pois este alisante é super potente para alcançar o aspecto da escova permanente. A única indicação é que sua composição é mais adequada para cabelos naturais, ou seja, com mais resistência. As substância tioglicolato de amônia vai trabalhar na plástica dos fios e garantir o liso perfeito.

Cuidados com o cabelo alisado

DH Gate

A princípio, é imprescindível que esses cabelos longos e tratados quimicamente sejam semanalmente hidratados. O alisante resulta na celagem dos fios do cabelo e prejudica a produção natural da oleosidade. Portanto, ajude o seu cabelo a manter-se hidratado e forte para ficar sempre brilhoso e cheio de vida.

Na dúvida procure produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Shampoos e condicionadores vão atuar no intuito de conquistar a saúde dos seus fios e os seu liso vai continuar afinal leve e sedoso como a primeira vez.

Por fim, saiba mais sobre escovas em 8 dicas para aprender a escovar os cabelos em casa

Fontes: Mercado Livre, Coprobel,Tua Saúde, Dicas de Mulher, Alisa, Vix, Salonline,  Alisa 2, Fique Diva,

Fontes de imagens: 100 por cento cosméticos, Mercado Livre, Vix, Salonline, DH Gate, Ricardo Eletro, Carreful, DH Gate 2, Boa Vida

Essa matéria Escova permanente, o que é? Como fazer e cuidados necessários foi criada pelo site Área de Mulher.

Fonte: R7

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!