fbpx

Escova progressiva, o que é? Como fazer, cuidados e tipos – Beleza


Certamente, vários métodos foram criados para alcançar o liso perfeito. A escova progressiva é um dos modos mais procurados nos salões por todos os gêneros. Os cabelos soltos, leves e sedosos são os mais cobiçados. Isso porque o alisamento reduz o volume do cabelo e dá muito mais movimento aos fio. Além, é claro, de facilitar muito a vida, já que não bagunça tanto na hora de acordar.

Apesar de produzir um efeito imediato a escova progressiva é conhecida por ser um processo gradual de tratamento. A cada sessão a aplicação do produto vai acalmando mais e mais a cabeleira. Até chegar ao liso ideal tão esperado pela clientela. Apesar de toda a polêmica levantada sobre as composições químicas do produto, o procedimento é ainda muito procurado, principalmente pelas mulheres.

O que é a escova progressiva?

Grupo Educacional Seduc

A princípio, antes de se submeter ao tratamento dos cabelos, é bom saber do que se trata a escova progressiva. A princípio, esse método é basicamente um processo químico feito nos fios para abaixar o volume deixá-los completamente lisos. O produto faz com que o cabelo fique macio e maleável. Mas, para isso, a química altera diretamente a estrutura do cabelo.

No início, os salões de beleza usavam bastante a substância do formol, mas com o tempo esta opção sendo barrada. Hoje em dia a quantidade permitida é de o,2%. Há muito risco envolvido para a saúde ao utilizar a fórmula do formol. Mas, nada que a tecnologia não resolva. Já foram desenvolvidos métodos capazes de produzir o mesmo efeito e garantir o liso perfeito nos cabelos.

×

Breve história do alisamento de cabelo

Incrível

Não e de hoje que as mulheres pegaram o hábito de deixar a cabeleira lisa. Desde 1914 o slogan “linda e lisa” se tornou umas das manifestações da nova moda que pegou em cheio a sociedade feminina. No Brasil, em 1930, se iniciaram os procedimentos de alisamento, mas de uma forma bem diferente, já que não haviam ainda produtos químicos para isso.

A princípio, o modo mais comum era usar uma haste de metal esquentada no fogo que seria na sequência passada no cabelo. Ou seja, a boa e velha chapinha, só que com bastante limitações. Mas mesmo assim as ondinhas não saíam do cabelo. Com certeza alisar as madeixas era bem mais difícil e só após muitas tentativas de criar o produto ideal que chegamos as técnicas de hoje.

Tipos de escova progressiva

Salão Me

Se você escolher qual a melhor forma de alisar o seu cabelo saiba que existe 7 variações de escovas progressivas. Cada um atende um certo tipo de necessidade e deve estar associado ao perfil do seu cabelo. Portanto, o melhor mesmo é consultar a sua cabeleireira e saber qual a alternativa correta para alcançar o resultado mais satisfatório.

Escova de chocolate

Alibaba

Diante das outras progressivas a escova chocolate é um método que menos agride os fios e o couro cabelo. Essa opção é ideal, por exemplo, para você testar a sua primeira vez de alisamento e correr menos riscos de desenvolver alguma reação alérgica. Como todas os alisamentos este procedimento doma o volumão e alisa o fios capilares.

Mas, o maior ponto forte da escova progressiva de chocolate é o aspecto natural gerado. O brilho, a maciez e a leveza trazem a sensação de que a cliente já nasceu linda e lisa assim. Sua composição básica traz substâncias como queratina, chocolate (cacau), cafeína entre outras fórmulas. O benefício maior dessa composição é que até as mulheres gestantes podem usar o produto, sem medo de fazer mal.

Escova inteligente

Transforme-se

Para as mulheres que buscam esse tipo de alisamento saibam que, além da proteína e da queratina, o diferencial da composição estão nos aminoácidos. Portanto, para cabelos mais soltinhos e fáceis de cuidar esta é uma das melhores opções. Você vai sentir a diferença principalmente quando for dar aquela secadinha no cabelo depois de lavar as madeixas.

No entanto, uma dica importante é que este não é o procedimento ideal para cabelos afros, porque não é tão potente. A indicação mesmo é para aqueles tipos de cabelo mais ondulados, menos definidos. Pode apostar, porque o resultado será certeiro e o seu liso será perfeito, sem frizz e muito sedoso.

Escova marroquina

Magazine 10

Das soluções apresentadas esta é a mais eficaz para cabelos cacheados e ondulados. A base de aminoácidos e formaldeído, os cabelos vão ficar leves como pluma e extremamente lisos. Não se preocupe, porque a quantidade de formol é dentro do permitido pela Anvisa. Muito pelo contrário, o brilho pós procedimento é incrível de se ver.

O efeito reluzente acontece devido o óleo marroquino raríssimo presente em sua composição. A aplicação nos cabelos já lavados não deixam aquele cheirinho de cabelo queimado com produto químico. Muito pelo contrário, a cliente sai do salão cheirosa e completamente pronta para qualquer ocasião. Enfim, essa característica é diferente dos outros procedimentos que precisam deixar o produto nos fios e lavar depois de alguns dias.

Escova progressiva tradicional

Alto Astral

Para tudo e preste atenção nessa informação básica sobre escova progressiva tradicional. A química dessa opção de alisamento não pode ser aplicada em cabelo já danificados, porque pode gerar muitas complicações. Sua composição é a base de óxido acetamide. Essa substância afeta exclusivamente o couro cabeludo redistribuindo a queratina nos fios.

Uma diquinha básica para quem passa pelo alisamento tradicional é verificar se foi feita uma hidratação pós aplicação. Porque, afinal, essa etapa é necessária para que não haja o ressecamento dos cabelos, deixando-os quebradiços e sem vida. No mais, aproveite o resultado do seu liso perfeito e não esqueça que retornar para continuar o processo.

Escova progressiva americana

Tudo Ela

A princípio, cada progressiva tem a sua fórmula secreta para o alisamento. A escova americana não ficou para trás com o seu elemento surpresa na composição. A guanidina é sua única substância de ouro que dá o melhor efeito para o seu liso. E, em contraponto as outras indicações, esse produto é ideal para os cabelos cacheados e com muito volume.

Só existem pontos positivos para destacar em relação ao produto. Caimento adequado dos cabelos, suavidade no movimento, hidratação e brilho, liso perfeito. São todas as qualidades adquiridas com o procedimento. Portanto, pode apostar 100% nessa opção, porque além de tudo o método tem longa durabilidade no efeito.

Escova progressiva de morango

Amazon

Cabelos forte e saudáveis! Este é o lema da escova de morango. Portanto, não se engane. Este procedimento vai fazer o seu cabelo ficar, acima de tudo, mais resistente e sedoso. O liso é só uma consequência da composição com extrato de morangos. Portanto, não espere compostos químicos pesados nesse produto, a naturabilidade é a sua maior bandeira.

Escova progressiva indiana

Bellkey

A “escova indiana” faz jus ao seu nome peculiar. São 15 componentes químicos exclusivos do Oriente Médio dentro do produto. Após aplicar a máscara de alisamento você pode lavar as madeixas, ou até fazer outro procedimento no cabelo. E digo mais! Não tem perigo de ficar aquelas marquinhas nos fios quando colocamos atrás das orelhas.

As amêndoas doces e o cravo-da-índia, dentre todas as substâncias, são as principais. Ambas as iguarias são altamente nutritivas para a cabeleira. Alisar e hidratar ao mesmo tempo não é para qualquer um. Uma dica bem legal é que se você quer só dar uma abaixadinha nos volumes dos cachos a escova indiana é afinal a melhor opção.

Aplicação da escova progressiva

JusBrasil

De todas os tipos citados acima cada um tem a sua maneira apropriada de aplicação. No entanto, alguns cuidados básicos servem para todas as opções de escovas progressivas. Tanto para a pessoas que receberá a aplicação, quanto a aplicadora precisam se prevenir para não causar nenhum acidente indesejável. Antes de mais nada, separe os seguintes instrumentos de trabalho:

secador de cabelo e chapinha

luvas
recipiente para o produto
pincel
pente com cabo fino e escova
produto da sua preferência
shampoo anti-resíduo
Modo de preparo e aplicação

Antes de começar a aplicação lave bem os cabelos com o shampoo e seque cerca de 70% dos cabelos. É preciso que não esteja encharcado, nem totalmente seco. Proteja-se com as luvas, despeje o produto no recipiente escolhido. Respeitando o limite de 1 cm do couro cabeludo, separe os cabelos em mechas e aplique o produto uniformemente.

Preste bem à atenção na instruções dadas na embalagem do seu produto. Deixe agir durante o tempo indicado pela marca e enxague bem o cabelo com água fria. Certifique-se de não ter deixado nenhum resíduo para trás. Seque novamente com o secador até ficar bem sequinho dessa vez. Separe mais uma vez em mechas e passe a chapinha.

Sua aplicação está pronta. A repetição do processo tem indicação mínima de 2 meses de intervalos de uma aplicação para a outra. Não tem segredos, mas, na dúvida, se não tiver certeza do que fazer qual o melhor produto usar, procure a sua cabeleireira e consulte uma proposta adequada para você.

Cuidados pós aplicação

Salonline

Para manter o seu liso perfeito é necessários alguns cuidados essências na rotina do seu cabelo. Hidratação é um dos principais hábitos a tomar. Após a aplicação o produto cria uma camada envolta do fio e garante que o alisamento dure por mais tempo. Mas, ao mesmo tempo que o protege, o tratamento impede a produção da oleosidade natural dos fios.

Não se desespere as pontinhas do cabelo ficarem ressecadas, porque é normal posterior ao procedimento. Isso ocorre pelos mesmo motivos descritos no parágrafo anterior. O óleo natural não desce para as pontas do cabelo e acaba se acumulando no couro cabeludo. É aí que entra a hidratação!

Por fim, outra dica é evitar lavar as madeixas no período de três dias de aplicação e, dependendo do produto usado, evitar prender o cabelo. Isso pode diminuir o tempo de ação e deixar marcas ao longo dos fios. No mais, fique de olho nas dicas de hidratações caseiras e mantenha o seu liso sedoso e perfeito.

Por fim, saiba mais sobre procedimentos nos Cabelo tingido: dicas, shampoos e outros produtos para cuidar da cor

Fontes: Nada Frágil, All Things Hair, Madeixa, Graces, Salão Virtual, Madeixa 2, Faz Fácil Saúde e Beleza, Cabelo Bom é o Meu, Salonline, All Things Hair 2, M de Mulher, Graces, Minha Vida

Fontes de imagens: Grupo Educacional Seduc, Incrível, Salão Me, Alibaba, Transforme-se, Magazine 10, Alto Astral, Tudo Ela, Bellkey, Dicas de Mulher, JusBrasil, Salonline 2, Salonline

Essa matéria Escova progressiva, o que é? Como fazer, cuidados e tipos foi criada pelo site Área de Mulher.

Fonte: R7

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!